10 foods that make you smile

The way we eat has a major influence on our mood. Luckily there are foods that, due to theirs nutritional composition, function as true antidepressants or preventive of sadness. For the purpose of the International smile day, I have gathered a list of 10 foods that are real mood enhancers!
  1. Mussels: Have a great amount of vitamin B12, wich is extremely important for maintainance of a healthy myelin (substance which involves brain cells). That way, they help us keep our brain healthy and properly functioning.
  2. Swiss Chards: Very rich in magnesium, a mineral vital to biochemical reactions in the brain. A daily intake of magnesium according to the recommended dose, can help us control stress and anxiety and keep us in a better mood.
  3. Grass-fed beef: a diet rich in this type of meed has more intake of CLA which increases prostaglandin production and improves blood flow in the brain. This effect considerably helps  improving your mood. Besides, CLA is very well knowned for helping your body burn more fatty, making this type of meat excelent for those who want to loose weight. 
  4. Asparagus: high in tryptophan and folate which stimulates serotonin production and gives you a boost of good mood.
  5. Eggs: rich in omega-3 fatty acids, complex B vitamins, zinc and iodine, eggs have antioxidant activity, especially againts neurological disorders and are excelent to improve brain function
  6. Tomatos: rich in lycopene tomatos protect myelin and avoid the development of pro-inflammatory compounds help prevent depressive states.
  7. Bluberries: contain loads of anthocyanins, a powerfull group of antioxidants that protect the brain against aging and inflammation.
  8. Honey: rich in quercitin and Kaempferol helps fighting the action of free radicals and protect against brain cell's damaging. 
  9. Dark Chocolate: known to be rich in polyphenols (antioxidants) and L-theanine (amino acid), which considerably improves blood flow in the brain and stimulates serotonin production. Chocolate leaves us with a sense of energy and revitalization.
  10. Sesame seeds: extremely rich in calcium, it help us produce neurotransmitters like serotonin and give us the sense of relaxation. Calcium-rich foods are knowned for fighting depression, irritability and memory loss.
Don't worry, be happy!
Pictures from  Pinterest
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A forma como nos alimentamos influencia muito o nosso estado de espírito. Existem vários alimentos que, pelas suas propriedades nutricionais, podem ser verdadeiros medicamentos antidepressivos ou preventivos de estados de espírito menos bons. Hoje trouxe uma lista de 10 alimentos que podem ser considerados os super promotores naturais do sorriso:
  1. Mexilhões: Contêm uma grande quantidade de vitamina B12, que é extremamente importante para a manutenção da bainha de mielina que envolve as nossas células cerebrais. Desta forma ajudam-nos a manter um cérebro mais saudável e eficiente a longo prazo.
  2. Acelgas: São muito ricas em magnésio que é um mineral importantíssimo para as reacções bioquímicas a nível cerebral. A ingestão dos níveis recomendados de magnésio ajuda-nos a controlar melhor estados de stress e de ansiedade e a mantermo-nos mais bem dispostos.
  3. Carne de animais alimentados com pasto: Animais que tenham uma dieta mais rica em pasto possuem uma carne mais rica em ácido linoleico conjugado que, não só ajuda o nosso corpo a usar gordura como fonte de energia durante o exercício físico, como ajuda a aumentar a produção de prostaglandinas que contribuem para uma melhoria significativa da circulação sanguínea, sobretudo a nível cerebral. Este efeito reflecte-se depois numa melhoria considerável dos estados de humor.
  4. Espargos: com elevados níveis de triptofano e folato, estimulam a produção de serotonina e são conhecidos por nos darem um boost de bom humor e boas energias.
  5. Ovos: estão carregados de ácidos gordos ómega 3, vitaminas do complexo B, zinco e iodo estes são alimentos espectaculares para a função cerebral e para a protecção antioxidante contra doenças do foro neurológico.
  6. Tomate: rico em licopeno o tomate protege a bainha de mielina e evita o desenvolvimento de compostos pró-inflamatorios ajudando a evitar estados depressivos.
  7. Mirtilos: Contêm um elevado teor de antocianinas, um poderoso grupo de antioxidantes que nos protegem do envelhecimento cerebral e da inflamação.
  8. Mel: rico em quercitina e canferol que combatem a acção dos radicais livres e protegem o nosso cérebro da degeneração celular. É um alimento excelente para tornar os nossos alimentos doces mais ricos do ponto de vista nutricional.
  9. Chocolate preto: conhecido por ser rico em polifenois (antioxidantes) e L-teanina (aminoácido) que melhoram consideravelmente a circulação sanguínea a nível cerebral e estimulam a produção de serotonina, conhecida como hormona dos bem-estar. O chocolate deixa-nos com uma sensação de energia e revitalização.
  10. Sementes de sésamo: Dos alimentos mais ricos em cálcio, ajudam-nos a produzir neuro-transmissores como a serotonina que no fazem sentir bem e relaxados. Alimentos ricos em cálcio como estas sementes, os lacticínios ou os espinafres são conhecidos por ajudarem a combater a depressão, sintomas de irritabilidade e perdas de memória.
Estive na Sic Mulher a falar sobre este tema no programa Faz Sentido. Se não conseguiram acompanhar podem revê-lo aqui.

"Façam o favor de serem felizes"
Imagens de Pinterest.

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