Fight cellulite and prevent diseases


Countless studies have proven that aromatic herbs and spices should be a part of our daily food intake, not only for their flavor but for all their health benefits. If we know how to choose them wisely, we can help our bodies improve their metabolisms, lose weight, improve their immune systems and prevent many degenerative diseases. Using herbs to reduce salt intake will also help us lower our blood pressure and liquid retention which prevents not only cellulite but also cardiovascular diseases.

However, we must not forget that herbs lose their nutritional properties when heated, which means we should only add them by the end of our cooking preparations. We can use them in salads, soups, marinades, meat, fish, teas, jams and a whole lot of other preparations.
Herbs are rich in protein, vitamins (A, C and B complex), minerals (calcium, phosphorous, sodium, potassium and iron), fibers, essential oils and phytochemicals, which are related to antioxidant activity, cancer prevention, digestive stimulation and cardiovascular health. Spices, on the other hand, are rich in compounds that stimulate our immune system and speed the metabolism.
Know your spices for:

·         Energy and vitality:
o   Rosemary: to fight physical and mental fatigue and depression. Delicious with roasted vegetables, meat and rice.

·         Easy digestion:
o   Cilantro: improves gastric motility and enzyme production and has anti-inflammatory and anti-bacterial properties. Ideal to cook with fish and butter dishes, so fresh that tastes like summer.

o   Bay leave: a natural diuretic which helps prevent gas production. Amazing with roasted dishes. Watch out on this: bay leave can be toxic, use it only for cooking but avoid eating it.

·         Lose weight:
o   Cayenne pepper: contains capsaicin which helps reduce appetite and increases the metabolism. Besides, many studies prove that it promotes lipolysis . You can use it in roasted and grilled dishes.

o   Cinnamon: helps control blood sugar levels and makes it easy to control sweets appetite. Great with sweet or bitter flavours like coffee or chocolate.

o   Black pepper: According to a study from University of Oklahoma, black pepper can potentially burn as many calories as the ones you lose on a 20 minutes hike, it all depends on their piperin content. This is so versatile you can use it almost in everything.

o   Mustard (powder or seed): scientists of the Oxford Institute say that just one teaspoon of mustard can fasten your metabolism by almost 25%. Potatos and pork are some of their best friends in cooking.


·         Imune system:
o   Cumin: It improves your immune system function specially if you have asthma or respiratory problems. Great with fresh flavors like fish, lemon or cream.

o   Saffron: excellent immune system improver, it works as a natural anti-inflammatory especially in the joints and fat tissue. Try it with paellas, risottos, stews, lamb or beef.

·         Anti-cancer protection:
o   Oregano: extremely rich in quercitin, known for slowing cancer cells development and promoting apoptosis (cell death). Just 1 teaspoon of oregano has the same antioxidant effect has 2 cups of red grapes. Delicious with pastas and stews.

·         Cardiovascular diseases:

o   Garlic: Studied around the world for its anti-cancer and cardiovascular protection properties. It can slow cancer cells development, decrease LDL concentration in the blood, reduce blood pressure and inhibits platelet aggregation. So versatile that you can use it with almost everything. Delicious to add to marinates and cook with lemon and cilantro.

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Cada vez existem mais estudos que comprovam que todos nós deveríamos ter o máximo interesse em usar ervas aromáticas e especiarias na nossa alimentação diária. Não só pelo sabor que dão aos nossos pratos mas por todos os benefícios que nos trazem. Se soubermos escolhe-las bem podemos até ajudar o nosso organismo a melhorar o seu funcionamento quer seja para perder peso, para melhorar o funcionamento do sistema imunitário ou para a prevenção de doenças.

 A utilização de ervas aromáticas na redução da ingestão de sal na dieta poderá influenciar dupla e positivamente a saúde, quer pela redução da quantidade de sal nos alimentos, quer pelas propriedades benéficas que apresentam para a saúde. No entanto, para manterem as suas propriedades, as ervas só devem ser adicionadas aos alimentos no fim da sua preparação, uma vez que a maioria das suas propriedades é perdida pela ação do calor. São muito utilizadas em saladas, sopas, marinadas, carnes, peixes, chás, compotas, entre outros.

 As ervas aromáticas são fornecedoras de proteínas, vitaminas (A, C e complexo B), minerais (cálcio, fósforo, sódio, potássio e ferro), fibras, componentes voláteis (óleos essenciais) e substâncias fitoquímicas que estão associadas à proteção antioxidante, prevenção de cancro, estimulação do sistema digestivo e ao funcionamento cardiovascular. As especiarias, por sua vez, são ricas em compostos que estimulam o funcionamento do sistema imunitário ou que aceleram o metabolismo.

Saiba quais são as melhores ervas/especiarias para:
·         Vitalidade e energia:
o   Alecrim: indicado para combater o cansaço físico e mental e a depressão.  Ideal em legumes assados. Combina extremamente bem com carne e fica muito bem no arroz.

·         Facilitadores da digestão:
o Coentros: Melhora a motilidade e as secreções gástricas, propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Tão típicos nas ameijoas à bulhão pato. Ficam muito bem em pratos de peixe, com manteiga, fazem lembrar o verão.

o   Louro: É diurético, digestivo e evita a formação de gazes. Excelente em assados, quer sejam de carne ou peixe. Cuidado que o louro é tóxico, não deve ser ingerido.

·         Emagrecer:
o   Pimenta de caiena: contém capsaicina que ajuda a suprimir o apetite e a aumentar o metabolismo. Para além disso, existem estudos que comprovam que ela promove a lipólise (degradação da gordura corporal). Uma especiaria ideal para assados e grelhados.

o   Canela: ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue pelo que é benéfica para quem tem muito apetite por doces e não consegue controlar. É super usada para acompanhar doces ou sabores amargos como café ou chocolate.

o   Pimenta preta: Segundo um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), a pimenta preta pode potencialmente queimar tantas calorias quanto as gastas numa caminhada de 20 minutos, tudo isto devido ao seu teor em piperina. É a mais versátil, fica bem com tudo.


o   Mostarda (em pó ou em baga): Investigadores do Instituto Politécnico de Oxford (Inglaterra) afirmaram que uma colher de chá de mostarda pode acelerar o nosso metabolismo em quase 25%. Batatas e carne de porco são os seus grandes companheiros.

·         Sistema imunitário:
o   Cominhos: Especiaria que fortalece o sistema imunitário e que é muito usada em casos de asma e problemas respiratórios. Combina com sabores frescos como peixe, limão ou natas.

o   Açafrão. Excelente fortalecedor do sistema imunitário funciona como anti-inflamatório natural sobretudo ao nível do sistema osteoarticular. Muito usado em pratos consistentes como paellas, risotos ou estufados marroquinos. Fica muito bom com carnes de borrego e vaca.

·         Proteção anti-cancro:
o   Orégãos: Muito ricos em quercitina que é conhecida por desacelerar o desenvolvimento das células cancerígenas e por promover a apoptose (morte destas células). Apenas 1 colher de chá de orégãos tem o mesmo poder antioxidante de 2 chávenas de uvas tintas. Excelente com pratos de massa. Realça o sabor dos guisados e estufados.

·         Doenças cardiovasculares
o   Alho: É extremamente estudado pelas suas propriedades anti-cancerigenas e protetoras a nível cardiovascular. Tem, não só a capacidade de desacelerar o desenvolvimento destas células como de diminuir as concentrações séricas de LDL e de triglicerídeos, reduzir a pressão arterial, e inibir a agregação plaquetária. É extremamente versátil e fica bem com quase tudo. Fica delicioso em refogados e pratos de carne ou marinadas com limão e coentros.

Veja como ficou o programa Mais Mulher da Sic mulher quando falámos sobre este tema aqui.

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