Descubra o que são 200 Kcal em alimentos

Não é que eu dê muita importância à quantidade de calorias dos alimentos, porque não dou, mas achei este quadro de imagens muito interessante para nos sensibilizarmos de quantas calorias, na prática, podemos ingerir numa refeição.
A maior parte das pessoas sabe que uma mulher deve consumir entre 1500-1800 Kcal por dia e um homem entre 2000-2300 Kcal sendo estes números muito relativos e redutores. No entanto, muitas vezes não sabemos o que isso representa na prática, e não sabemos identificar que 200 calorias em pão integral representam quase o dobro da quantidade de um doughnut, ou que 200 calorias de bróculos representam 4 vezes a quantidade de massa ou quase 6 vezes a quantidade de batatas fritas em palitos. E nos snacks, que é uma das perguntas que mais me fazem (o que comer a meio da manhã ou da tarde), podemos ver que 200 Kcal de maçã representam quase 8 vezes a quantidade de bolachas de água e sal.
Achei importante mostrar-vos isto sobretudo como estado de alerta, para percebermos que quando queremos ter uma alimentação mais saudável temos que perceber de onde vem o “não saudável” e que, se soubermos ajustar as quantidades e fazer as combinações certas, atingimos o número de calorias adequado para as nossas necessidades diárias, sem exagerarmos nos conservantes, corantes, aromatizantes (aqueles E’s todos que vêm nos rótulos), no sal ou no açúcar. Lembrem-se que as pessoas mais saudáveis são as que fazem as escolhas mais informadas.

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Although I really don’t care about calories but I though this was super interesting to show you. This study shows perfectly how many calories, in foods, are we eating. 

While most of us know that a woman must eat between 1500-1800 Kcal daily and a men 2000-2300 Kcal daily (being them realy relative) several times I’ve noticed that we really don’t know what do they represent. For example, most of us don’t know that 200Kcal in whole wheat bread represet twice the amount of a doughnut, and that 200 Kcal in broccoli represent 4 times the quantity of cooked pasta or 6 times the amount of french fries. And what about snacks? This is one of the questions that I get asked the most: what should I eat in the morning or in the afternoon? Well just looking at the pictures we can immediately see that 200Kcal of apple mean almost 8 times the quantity of salty crackers.

I thought this was really important to make a post and show you, as an “haha moment” that if we want to have a healthy diet, we must understantd where the “bad” foods are coming from and if we know how to adjust the amounts of the right foods we will fullfill our daily nutritional needs without eating so many preservatives, colorants, artificial flavours, fat and salt.

Remember, the healthiest people are the ones that choose wisely!

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