Aumente a sua fertilidade | Increase your fertility

A Infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização mundial de Saúde, com uma prevalência em Portugal de cerca de 15 a 20% da população em idade reprodutiva. É definida como a incapacidade de conceber depois de, pelo menos, um ano de relacionamento sexual sem qualquer proteção. Pode até manifestar-se apenas após o nascimento do primeiro filho, caracterizando-se assim por infertilidade secundária.

Que fatores aumentam a infertilidade?

As causas mais comuns são disfunções na ovulação e obstrução das trompas de Falópio, patologias uterinas, tumores malignos e malformações, no caso das mulheres. Nos homens manifesta-se sobretudo devido a anomalias da quantidade, motilidade e forma dos espermatozoides, lesões no escroto, tumores e alterações genéticas, e é de fácil diagnóstico.

Atualmente acredita-se que para além das anomalias relacionadas com o aparelho reprodutor e de algumas doenças oncológicas, autoimunes e infeções sexualmente transmissíveis, existem fatores derivados do estilo de vida que podem afetar a fertilidade. Fatores como o adiamento da idade da conceção, hábitos sedentários, consumo excessivo de gorduras, tabaco, álcool e drogas podem estar relacionados com a dificuldade em conceber um bebé. A exposição a gases tóxicos e a químicos alimentares também tem sido apontada como um fator de risco.

Como se previne?

No caso da mulher é particularmente importante não adiar a idade com que se tem, pelo menos, o primeiro filho, sobretudo a partir dos 33 anos. É também importante consultar regularmente o ginecologista para despiste de doenças e rever a qualidade e composição dos seus hábitos alimentares. Devem evitar-se as gorduras saturadas e dar preferência a gorduras insaturadas como as nozes, as amêndoas, o abacate ou o óleo de coco. Estas gorduras ajudam a equilibrar o sistema hormonal, para além de ajudarem a diminuir o colesterol e a controlar o stress.

Deverá também ter em conta o seu peso. Nas mulheres é o desequilíbrio de estrogénios que afeta a fertilidade, impedindo a ovulação – o excesso de estrogénios nas mulheres obesas e a escassez nas mulheres muito magras ou nas desportistas com muito pouca massa gorda. Para além disso, o tecido adiposo é responsável pela reserva de estrogénios pelo que uma elevada quantidade de gordura corporal poderá levar a uma elevada concentração de estrogénios e diminuir a quantidade de espermatozoides produzidos, no caso dos homens. Nestes a obesidade poderá ainda trazer uma dificuldade acrescida de conceber pois o excesso de gordura corporal provoca um aumento da temperatura corporal, sobretudo na zona dos testículos, o que dificulta a produção de espermatozoides. Homens que sejam condutores profissionais, que passam muito tempo sentados com as pernas juntas, que vão a saunas frequentemente ou que usam roupa interior juntas estão mais sujeitos a padecer deste problema.

Como se aumenta a fertilidade?

Mulher
Caso não existam causas que necessitem de tratamento, a ovulação pode ser estimulada e alguns problemas podem ser remediados com a ingestão diária de algumas vitaminas e minerais:

  • Ferro: de extrema importância para a qualidade do sangue, para a produção de óvulos e para o reforço de sistema imunitário. A quantidade diária recomendada é de 54mg.
  • Vitamina B6: Melhora as probabilidades de ovulação de uma mulher. A ovulação refere-se ao momento em que o ovário de uma mulher liberta o óvulo para a fertilização, o que acontece 1 vez por mês. Esta vitamina ajuda a regular os níveis hormonais durante a fase lútea, os 11 a 16 dias que vão da ovulação á menstruação. A dose diária recomendada é de 1.6mg.
  • Vitamina E: importante na proteção contra os efeitos nocivos das substâncias tóxicas, ajuda a proteger contra a degeneração celular e consequente cancro, inflamações das articulações e das complicações provocadas pela diabetes. É importante também na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e, também, é fundamental na formação dos gametas sexuais. Os especialistas aconselham a ingestão de 8 mg diários deste nutriente no caso das mulheres.
  • Vitamina D: A obtenção da dose diária recomendada desta vitamina (1000 mg) é especialmente difícil no inverno, tendo em conta que a exposição solar é a melhor forma de a sintetizarmos. A vitamina D tem um papel muito importante no desenvolvimento dos folículos (onde se formam os óvulos) e pode ser encontrada em alimentos como os ovos, o abacate, o salmão, o leite ou as nozes.
  • Vitamina C: Essencial para a manutenção de um sistema imunitário saudável e da estabilização dos níveis hormonais, esta vitamina ajuda o organismo a metabolizar água de forma mais eficiente, o que aumenta o muco cervical. Para além disso ajuda a combater infeções que podem prejudicar a ovulação. A dose diária recomendada para a vitamina C é de 65 mg.
  • Ácido Fólico: contribui para sintetizar o material genético em todas as células do corpo e a normalizar a função do cérebro. Alguns estudos indicam que as mulheres que tomam ou que ingerem frequentemente ácido fólico (através de frutos secos, vegetais de folha verde escura ou azeitonas), têm um risco menor de desenvolver problemas de fertilidade. No caso do ácido fólico, a dose diária recomendada é de 400mg. 
Para além da suplementação algumas plantas medicinais poderão ser usadas para melhorar a fertilidade feminina:

  • Dong Quai: utilizada para regular o ciclo menstrual, além de ajudar a restabelecer a menstruação após a interrupção da toma de um contracetivo oral.
  • Salva: planta que contem estrogénios e que ajuda a regular e a equilibrar os ciclos menstruais, favorecendo a ovulação.
  • Ginseng Siberiano: planta que ajuda a fortalecer o fluxo sanguíneo para o sistema reprodutor. Contribui ainda para o equilíbrio hormonal e ajuda a aumentar o libido.
  • Ginkgo Biloba: auxilia a vasodilatação e promove a produção de ácido nítrico, necessário para estimular o aumento de fluxo sanguíneo para os órgãos sexuais.
  • Urtiga: planta rica em vitaminas e minerais que ajudam a regenerar o útero e a melhorar o seu funcionamento.

Homem

Muitos homens não têm uma causa evidenciada e comprovada de infertilidade. Para isso, é essencial fazer um espermograma e despistar os fatores que podem estar na sua origem. A suplementação de alguns nutrientes específicos pode ser benéfica
  • Ómega 3: ajuda a melhorar a mobilidade dos espermatozóides o que aumenta as probabilidades de fecundação do óvulo. Pode ser encontrado em alimentos como peixes gordos, ovos, leite ou sementes de linhaça. A dose diária recomendada é de cerca de 0,5g.
  • Zinco: é um mineral que geralmente se associa à melhoria da concentração e contagem de espermatozóides. Pode ser encontrado em alimentos como cereais integrais, ovos, abóbora, nozes ou feijão. A dose diária recomendada é de cerca de 15mg.
  • Vitamina A: é essencial para a assimilação e aproveitamento de proteínas e outras vitaminas. É recomendada uma ingestão diária de  800 µg que pode ser encontrada em alimentos como fígado, brócolos, abóbora, cenoura, laranja ou manga.
  • Vitamina C: um antioxidante que ajuda a proteger os espermatozóides contra agressões externas e a melhorar a sua movimentação. É geralmente encontrada em alimentos como a laranja, o tomate ou o quivi e a sua dose diária recomendada é de cerca de 100mg.
  • Vitamina E: Outra vitamina antioxidante que protege os espermatozóides de mutações e auxilia a produção de hormonas importantes para o sistema reprodutor. Tem uma dose diária recomendada de cerca de 15mg e pode ser encontrada sobretudo no óleo de gérmen de trigo, nozes, óleo de girassol ou amêndoas.
Além da ingestão adequada destes nutrientes, algumas plantas medicinais podem ser igualmente benéficas para a fertilidade masculina:
  • Tribulus terrestris: pode aumentar a produção de testosterona e consequentemente a contagem de espermatozóides.
  • Espargos: são considerados tónicos sanguíneos que permitem uma maior vascularização e circulação do sangue ao nível do sistema reprodutor ajudando a aumentar a contagem de espermatozóides e a qualidade da ejaculação.
  • Maca peruana: planta com efeitos comprovados no aumento do libido e da qualidade da performance sexual.
  • Saw Palmeto: uma das melhores ervas para a saúde reprodutiva masculina, ajuda a melhorar a função prostática.
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Infertility is a disease recognized by the World Health Organization, with a prevalence in Portugal of about 15-20% of the population of reproductive age. It is defined as the inability to conceive after at least one year sexual relationship without any protection. It may even be manifested only after the birth of first child, characterizing it by secondary infertility.

What factors increase infertility?
The most common causes are disorders in ovulation and obstruction of the fallopian tubes, uterine diseases, malignant tumors and malformations in the case of women. In men manifests itself mainly due to abnormalities in the amount, shape and motility of spermatozoa, scrotum lesions, tumors and genetic changes, and it is easily diagnosed.

Currently it is believed that in addition to deficiencies associated with the reproductive system and some oncologic diseases, autoimmune diseases and sexually transmitted infections, there are derivatives of lifestyle factors that can affect fertility. Factors such as the postponement of the age of getting pregnant, sedentary habits, excessive consumption of fats, tobacco, alcohol and drugs may be related to the difficulty in conceiving a baby. Exposure to toxic gases and chemicals to food has also been identified as a risk factor.

How to prevent it?

In the case of women is particularly important not to delay the age at which you have at least the first child, especially after 33 years of age. It is also important to regularly consult the gynecologist to screening for diseases and review the quality and composition of their dietary habits. Should be avoided saturated fats and to prefer unsaturated fats like nuts, almonds, avocado or coconut oil. These fats help balance the hormonal system, in addition to helping to reduce the cholesterol and to control stress.

It should also take into account the body weight. In women is the imbalance of estrogen that affects fertility, preventing ovulation - excess of estrogen in the obese women and scarcity in very thin women or in athletes with very little body fat. Additionally, the adipose tissue is responsible for the reservation of estrogen whereby a high amount of body fat can lead to a high concentration of estrogens and decrease the amount of spermatozoa produced in the case of men. Obesity may also bring an added difficulty to conceive because excess body fat causes a rise in body temperature, particularly in the area of ​​the testicles, which hinders the production of sperm. Men who are professional drivers, who spend time sitting with your legs together, which often go to saunas or using underwear together are more likely to suffer from this problem.

How to increase fertility?
Woman

If there are no causes that require treatment, ovulation can be stimulated and some problems can be remedied with the daily intake of some vitamins and minerals:
  • Iron: extremely important for the quality of the blood, egg production and the strengthening of the immune system. The recommended daily amount is 54mg.
  • Vitamin B6: It improves the odds of ovulation of a woman. Ovulation refers to the time when a woman's ovary releases the egg for fertilization, which occurs one time per month. This vitamin helps regulate hormone levels during the luteal phase, 11 to 16 days ranging from ovulation to menstruation. The recommended daily dose is 1.6mg.
  • Vitamin E: important in protecting against the harmful effects of toxic substances, it helps protect against cellular degeneration and consequent cancer, joint inflammation and complications caused by diabetes. It is also important in the prevention of cardiovascular disease, improves blood circulation and also is critical in the formation of sexual gametes. Experts advise to 8 mg daily intake of this nutrient for women.
  • Vitamin D: Getting the recommended daily allowance of this vitamin (1000 mg) is especially difficult in winter, given that sun exposure is the best way to synthesize. Vitamin D plays an important role in the development of the follicles (where they form the ova) and can be found in foods such as eggs, avocado, salmon, milk and nuts.
  • Vitamin C: Essential for the maintenance of a healthy immune system and stabilization of hormone levels, this vitamin assists the body to metabolize the water more efficiently, which increases the cervical mucus. Furthermore it helps fight infections that can harm ovulation. The recommended daily allowance for vitamin C is 65 mg.
  • Folic Acid: contributes to synthesize genetic material in all body cells and to normalize brain function. Some studies indicate that women who often take or ingest folic acid (via nuts, dark green leafy vegetables or olives), have a lower risk of fertility problems. In the case of folic acid, the recommended daily dose is 400mg.
In addition to supplementation of medicinal plants can be used to improve female fertility:
  • Dong Quai: used to regulate the menstrual cycle and helps to restore menstruation after stopping the intake of an oral contraceptive.
  • Sage: plant that contains estrogen and helps regulate and balance menstrual cycles, promoting ovulation.
  • Siberian Ginseng: plant that helps strengthen blood flow to the reproductive system. It also contributes to the hormonal balance and helps to increase libido.
  • Ginkgo biloba: vasodilation assists and promotes the production of nitric acid required to stimulate increased blood flow to the sexual organs.
  • Nettle: plant rich in vitamins and minerals that help regenerate the uterus and to improve its operation.


Man
Many men do not have a demonstrated and proven cause of infertility. Therefore, it is essential to make sperm and outwit the factors that may be at the source. The supplementation of specific nutrients may be beneficial:
  • Omega 3: helps improve sperm motility which increases the egg fertilization probabilities. Can be found in foods such as fatty fish, eggs, milk, or flaxseed. The recommended daily dose is about 0.5g.
  • Zinc: is a mineral that usually is associated with improved concentration and sperm count. It can be found in foods such as whole grains, eggs, pumpkin, nuts or beans. The recommended daily dose is about 15mg.
  • Vitamin A: It is essential for the absorption and utilization of proteins and other vitamins. A daily intake of 800 ug which can be found in foods such as liver, broccoli, pumpkin, carrot, orange or mango is recommended.
  • Vitamin C: An antioxidant that helps protect sperm against external aggression and improve their movement. It is generally found in foods such as orange, tomato or kiwi and their recommended daily dose is about 100mg.
  • Vitamin E: antioxidant this is another vitamin that protects sperm mutations and assists the production of important hormones for reproductive system. It has a recommended daily dose of about 15mg, and may be found particularly in wheat germ oil, walnut, sunflower oil or almond.
Medicinal plants may also be beneficial to male fertility:
  • Tribulus terrestris: can increase the production of testosterone and therefore sperm count.
  • Asparagus: are considered blood tonics that allow greater vascularization and blood flow to the reproductive system level helping to increase sperm count and quality of ejaculation.
  • Maca: plant with proven effects in increasing the libido and sexual performance quality.
  • Saw Palmetto: one of the best herbs for male reproductive health, helps improve prostate function.

Pictures from The Grace Tales

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