Saúde através do Intestino | Gut Healthy

Não é propriamente o assunto mais giro ou trendy para falar aqui mas é um assunto que considero importante e que quero falar convosco. Não interessa quão cuidada é a vossa alimentação ou quantas aulas de ginásio frequentam, se o vosso intestino não estiver a funcionar bem, nada funcionará. O intestino é o local onde absorvemos nutrientes, onde metabolizamos gorduras, onde se encontra grande parte da nossa flora bacteriana. Todos os dias o nosso intestino tem a função de processar alimentos que lhe chegam, absorver o que interessa, eliminar o que não interessa e, com a ajuda das bactérias, digerir fibras e formar fezes. Se existir um desequilíbrio na função intestinal ou na flora bacteriana intestinal podem surgir problemas como flatulência, distensão abdominal, enfartamento, pele baça, dores de cabeça, cansaço, acumulação de colesterol ou mesmo dificuldade em emagrecer (passando a publicidade, se ainda não leram o livro “A vida secreta dos intestinos” de Giulia Enders leiam, está super interessante). Por isso aqui ficam algumas curiosidades que devem saber relativamente ao vosso intestino. Se ainda não o puseram a funcionar bem, está na altura:
  • Pessoas com uma boa função intestinal não têm tantos desejos alimentares. Um excesso de “más” bactérias na flora intestinal está relacionado com um aumento de vontade de consumir alimentos que originarão uma grande quantidade de açúcar no sangue (ex: pão, batata, massa, arroz, cereais, bolachas, bolos, chocolate ou o açúcar propriamente dito). Isto porque as bactérias se alimentam desse mesmo açúcar e aproveitam que este baixa o pH sanguíneo para se reproduzirem e sobrevivem no organismo.
  • A flatulência e a distensão abdominal denunciam um desequilíbrio da flora intestinal. As “más” bactérias alimentam-se das fibras e dos açúcares e produzem gases durante esse processo que provocam cólicas, flatulência excessiva e distensão abdominal após as refeições.
  • Se o seu intestino não estiver equilibrado é provável que sofra de prisão de ventre. Síndrome do cólon irritável, diarreia ou obstipação podem ser sintomas de desequilíbrios na flora bacteriana intestinal. Esta ajuda a controlar a mobilidade intestinal e permite a passagem de nutrientes no trato digestivo. Se a mobilidade for muito lenta ou muito rápida podem acontecer desarranjos intestinal que nos deixam com uma sensação de mau estar e podem causar malabsorção de nutrientes.
  • Tomar probioticos ocasionalmente pode ajudar a melhorar a função digestiva e a diminuir os níveis de stress. Os probioticos colonizam o intestino e reforçam o nosso sistema imunitário diminuindo a probabilidade de inflamação, propagação de fungos e bactérias e stress fisiológico.
  • Cerca de 70% do sistema imunitário concentra-se no intestino. Se o nosso intestino estiver equilibrado estamos menos sujeitos a constipar-nos ou a termos uma infecção. O nosso organismo fica mais forte e combate facilmente o aparecimento de problemas como herpes ou infecções urinárias.
  • Se o nosso intestino funcionar mal, podemos acumular mais gordura corporal. Como vimos as más bactérias alimentam-se de açúcares e debilitam o sistema imunitário. Isto faz com que a nossa barreira intestinal fique mais frágil, temos maior probabilidade de inflamação e de absorver gorduras que, noutras circunstâncias, seriam eliminadas pelas fezes.

Então, depois de tudo isto, onde é que vamos buscar estes probioticos?
  • Aos alimentos fermentados (queijo fresco, iogurte, miso, tofu, seitan, chucrute)
  • A suplementos alimentares á base de fermentos lácteos
E como é que eliminamos estas más bactérias do nosso intestino?
Através de uma alimentação rica em funcho que contém estragol, uma substância que detecta as bactérias e as consegue matar. O chá de funcho também pode funcionar, desde que seja tomado regularmente.


Como é que ajudo o meu intestino a funcionar correctamente e a evitar a formação de más bactérias?
Fazendo uma alimentação rica em fibras solúveis e insolúveis:
  • Cereais integrais
  • Ameixa
  • Quiwi
  • Figo
  • Tamaringo
  • Ruibarbo
  • Vegetais crucíferos (couve, couve-flor, brócolos)
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It is not exactly the cutest or trendiest topic to talk here but it is a subject that I consider important and I want to talk with you. No matter how careful is your diet or how many gym classes you attend, if your gut is not working well, nothing will work. The gut is where we absorb nutrients, which metabolize fats, where much of our bacterial flora. Every day our intestine serves to process foods that reach it, absorb what interests, eliminate what does not and, with the help of bacteria, digest fibers and form stool. If there is an imbalance in the intestinal function or the intestinal bacterial flora may arise problems such as bloating, abdominal distension, bloating, dull skin, headache, fatigue, accumulation of cholesterol or even difficulty in slimming down (if you may read the book "The Secret Life of the bowels" of Giulia Enders read, is super interesting). So here are a few quirks that you must know regarding to your gut. If they don’t  work well, it's time:
  • People with a good bowel function does not have as many food cravings. An excess of "bad" bacteria in the gut is associated with increased desire to consume food that result in a large amount of sugar in the blood (eg, bread, potatoes, pasta, rice, cereals, biscuits, pastries, chocolate or sugar itself). This is because the bacteria feed on sugar and take advantage of that this lowers the blood pH to reproduce and survive in the body.
  • Flatulence and bloating expose an imbalance in the intestinal flora. The "bad" bacteria feed on the sugars and fibers and gases produced during this process that cause cramps, excessive flatulence and bloating after meals.
  • If your gut is not balanced it is likely to suffer from constipation. Irritable bowel syndrome, diarrhea or constipation can be symptoms of imbalance in the intestinal bacterial flora. This helps to control intestinal motility and allows the passage of nutrients in the digestive tract. If mobility is too slow or too fast can happen intestinal disorders that leave us with a bad feeling to be and can cause malabsorption of nutrients.
  • Occasionally take probiotics can help improve digestive function and reduce stress levels. The probiotics colonize the intestine and strengthen the body's immune system, decreasing the likelihood of inflammation, propagation of fungi and bacteria and physiological stress.
  • About 70% of the immune system focuses the intestine. If our gut is balanced we are less likely to constipate us or have an infection. Our body gets stronger and easily combat the emergence of problems such as herpes or urinary infections.
  • If our gut malfunction, you can accumulate more body fat. As we saw the bad bacteria feed on sugars and weaken the immune system. This makes our intestinal barrier more fragile, we have a higher probability of ignition and of absorbing fats which, under other circumstances, be eliminated in feces.


So after all this, where do we get these probiotics?
  • The fermented foods (fresh cheese, yogurt, miso, tofu, seitan, chucrute)
  • Food Suplements

And how do we eliminate these bad bacteria in our gut?
Through a diet rich in fennel containing estragole, a substance that detects bad bacteria and  kill them. Fennel tea can also work, provided it is taken regularly. 
How do I help my gut functioning properly and prevent the formation of bad bacteria?
Making a diet rich in soluble and insoluble fiber:
  • Whole grains
  • Plum
  • Quiwi
  • Fig
  • Tamaringo
  • Rhubarb
  • Cruciferous vegetables (cabbage, cauliflower, broccoli)
Pictures from tumblr

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