Dezembro sem engordar | Skinny December

Chegou o mês dos jantares e das festas de Natal, o mês do próprio do Natal, dos doces, dos bolinhos, das férias em casa dos avós, do álcool, da passagem de ano, das ressacas e das festas sem parar. No entanto, para quem andou um ano inteiro a fazer esforços para se manter saudável e na linha, nem sequer se considera a hipótese de por tudo a perder. Certo? Então hoje deixo-vos aqui algumas dicas para conseguirem manter, minimamente, a linha e um peso saudável durante este mês de estragos:

  • Coma sempre o pequeno-almoço em casa. Evite passar em cafés e comer tostas ou bolos durante este mês. Fazer um bom pequeno-almoço em casa com cereais integrais, fibras, proteínas, fruta e líquidos são uma peça chave para começar o dia e prolongar a sensação de saciedade. 
  • Coma sempre sopa antes às refeições principais. A sopa é uma excelente forma de começar as refeições. Dá-nos fibra, aconchega e evita que comamos entradas à base de pão, folhados, fritos ou queijos. A diferença calórica entre uma sopa e uma entrada normal pode ir das 100 às 300Kcal, dependendo do prato escolhido.
  • Evite estar perto de taças com salgadinhos. Sempre que estamos á conversa com alguém e temos por perto um taça cheia de amendoins ou cajus com sal, batatas fritas ou snacks salgados comos capazes de comer grandes quantidades destes alimentos sem sequer nos apercebermos. O segredo é conversamos longe destas taças ou, se elas estiverem à nossa frente na mesa do restaurante, passá-las para o lado.
  • Planeie bem as suas refeições em casa. Se planear o que cozinha em casa e tentar fazer refeições mais leves durante o mês de Dezembro, consegue contrabalançar um jantar ou almoço mais calóricos numa situação de festa.
  • Evite caminhos do seu dia a dia que incluam pastelarias e padarias cheias de sonhos, bolos rei, filhoses e outros doces deliciosos do Natal. Passar diariamente em frente à tentação torna tudo muito mais dificil, procure passar por locais destes apenas quando tem que levar algum bolo para uma festa por forma a evitar comê-los no seu dia-a-dia.
  • Pese-se de forma mais frequente. Manter um registo do seu peso 2 ou 3 vezes por semana de manhã ajuda-o a evitar grandes ganhos de peso (ex: 3 a 5 Kg num só mês). Se o seu peso começar a aumentar consegue logo compensar com refeições mais saudáveis.
  • Reforce o exercício físico. Nesta fase é extremamente importante não descurar a sua atividade física, nem que seja fazendo caminhadas de 1h 3 ou 4 vezes por semana. O exercício físico é excelente para compensar os estragos dos excessos alimentares. 
  • Componha bem o seu prato. Num jantar ou festa coloque sempre os legumes primeiro no seu prato, seguidos da carne ou peixe e só depois os acompanhamentos. Desta forma consegue limitar o consumo de hidratos de carbono e gordura.
  • Se a festa for em sua casa tenha sempre opções menos calóricas. Recorra a entradas mais leves como sopas e saladas compostas, marisco ou palitos de cenoura com molhos (ex: maionese de alho, molho de iogurte ou hummus). Desta forma consegue equilibrar as calorias e não ter um excesso tão desmedido.
  • Aposte no prato principal. Ao comer uma sopa e o prato principal terá menos fome para a sobremesa e conseguirá reduzir substancialmente as calorias sob a forma de açúcar e gordura.
  • Escolha sempre a fruta. No fim da refeição prefira sempre encher o seu prato de sobremesa com fruta e apenas meio sonho ou meia fatia dourada, assim tem o sabor doce na mesma mas apenas com metade das calorias.
  • Recorra a infusões e chás quentes ao longo do dia. Use infusões com cardo mariano, alcachofra, gengibre, limão, pés de cereja e chá verde para conseguir desintoxicar e ativar o seu metabolismo. Assim vai compensando alguns excessos.
  • Mesmo que haja um bolo no escritório coma o seu lanche primeiro. Durante este mês continuamos a levar os nossos snacks de fruta, iogurtes, barras de cereais, tostinhas e afins para o escritório mas é comum, em muitas empresas, começarem a aparecer os bolos e os doces. Para evitar comê-los ou abusar na quantidade coma primeiro os alimentos caseiros mais saudáveis e só depois os bolos.
  • Use copos altos e finos. Um estudo mostrou que nestes consumimos menos 30% de bebida que nos copos mais largos e baixos. Se um copo de vinho tinto tem cerca de 100Kcal e o servirmos nestes copos mais finos conseguimos reduzi-las para cerca de 70Kcal e deixamos as 30Kcal restantes para uma entrada ou sobremesa.
  • Sente-se ao pé de uma pessoa saudável e com um peso adequado, ou, se possivel, ao pé de um nutricionista :) Está comprovado que sentarmo-nos ao pé de pessoas que comem de forma consciente e adequada nos leva a ter melhores hábitos alimentares.
  • Escolha onde abusar. Faça um compromisso consigo mesmo, se é guloso poupe-se nas entradas e nas quantidades do prato principal e abuse nas sobremesas; se, por outro lado, é mais dado aos salgados, aposte nas entradas e controle a quantidade do prato principal, evitando as sobremesas.
  • Faça um Detox de vez em quando. Se abusou muito numa festa, faça um dia de sumos detox para compensar. Os meus preferidos são estes.
As fotografias dão da Talentosa Rita :) pode ver mais aqui.


We are in month of dinners and Christmas parties, the month of Christmas itself, of candy, cookies, vacation at our grandparents’ home, alcohol, New Year's Eve, the hangovers and non stop parties. However, for those who have been making efforts to stay healthy and with a healthy weight the whole year, we cannot even consider the hypothesis of losing everyhing. Right? So today I leave you here a few tips stay put with your goal weight during this particular month of damages:
  • Always eat breakfast at home. Avoid stopping in cafes and eating sandwiches or cakes during this month. Do a good breakfast at home with whole grains, fiber, protein, fruit and fluids is the key to start the day and prolong the feeling of satiety.
  • Always eat soup before the main meals. The soup is a great way to start a meal. Gives us fiber, and prevents us to eat to much horderves with bread, pastries, fries or cheese. The caloric difference between a soup and a normal horderve can go from 100 to 300Kcal depending on the chosen dish.
  • Avoid being near bowls with snacks. Whenever we will talk to someone and have around one bowl full of peanuts or cashews with salt, crisps and savory snacks we are able to eat large amounts of these foods without even realizing it. The key is to talk away from these bowls or, if they are ahead of us at the restaurant table, pass them to the side.

  • Plan your meals at home. If you plan the cooking at home and try to make lighter meals during the month of December you can offset a more-calorie lunch or dinner in a party situation.
  • Avoid paths that include pastries and bakeries full of chocolates, cakes and other delicious Christmas sweets. Pass every day in front of the temptation makes it much more difficult, try to go through these sites only when you have to take some cake for a party to avoid eating them on your daily basis.
  • Weigh yourself more frequently. Keep track of your weight two or three times a week in the morning helps you avoid large weight gains (eg 3-5 kg ​​in one month). If your weight start increasing soon can compensate with healthier meals.
  • Workout more frequently. At this stage it is extremely important not to neglect your physical activity, even if doing hiking for 1h, 3 or 4 times a week. Exercise is great to offset the ravages of overeating.
  • Compose your plate. In a dinner party always put the vegetables on your plate first, followed by meat or fish and then the trimmings. That way you can limit the consumption of carbohydrates and fats.
  • If the party is at your house always have less caloric options. Cook lighter horderves such as soups and mixed salads, seafood or carrot sticks with sauces (eg garlic mayonnaise, yogurt sauce or hummus). This way you can balance the calories.
  • Bet on the main course. By eating a soup and the main course you will be less hungry for dessert and you will substantially reduce the calories in the form of sugar and fat.
  • Always choose fruit. At the end of the meal always prefer to fill your dessert plate with fruit and only half of a French toast, that way you can have something sweet but with only half the calories.
  • Drink hot teas and infusions throughout the day. Use infusions with milk thistle, artichoke, ginger, lemon, cherry sticks and green tea to detoxify and activate your metabolism.
  • If you have a cake at your office eat your snack first. During this month continue to take your fruit snacks, yoghurts or cereal bars, even if you have cakes and sweets in your office. To avoid eating them or abuse of the quantities, eat your healthy snack first.
  • Use tall, skinny glasses. One study showed that these consume 30% less drink in wider and lower glasses. If a glass of red wine has about 100kcal and serve these finer glasses can reduce them to about 70 kcal and let the remaining 30Kcal for an entry or dessert.
  • Sit on the side of a healthy person with a healthy weight, or, if possible, at theside of a nutritionist :) it is proven that siting next to people who eat consciously and appropriately leads us to have better food habits.
  • Choose where you want to abuse. Make a commitment to yourself, if you are a sweets person save on the entries and quantities of main course and indulge on desserts; if on the other hand, you are a salty food person, indulge in horderves and control the amount of the main plate, avoiding desserts.
  • Have a detox day once in a while. Did you have a very caloric Christmas party? Compensate with one juicing detox day. I personally love this one.

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