Natal sem stress | Stress free Christmas

Nesta época do Natal existe um stress eminente
associado às compras que temos que fazer, ás festas que temos que organizar, às
viagens em família, ao trânsito, aos jantares de amigos e empresas e à
concentração de multidões onde quer que vamos. Para evitarmos que este estado
de ansiedade tome conta de nós e nos faça engordar existem alguns alimentos que
podemos evitar:
  • Alimentos ricos em
    gordura.
    Por terem uma digestão muito lenta
    estes alimentos deixam-nos pesados e com uma sensação de mau estar. O estômago
    tem que trabalhar muito mais para os digerir e, quando consumidos à noite, a
    manhã flui de uma forma muito mais lenta e pesada o que nos deixa mais
    impacientes e menos bem-dispostos.
  • Alimentos ricos em
    hidratos de carbono e açúcares.
    Especialmente
    quando consumidos à noite estes alimentos deixam-nos agitados e stressados
    evitando que o sono seja repousado e rejuvenescedor como deveria ser. Evite
    consumir bolachas, bolos, mousses, croissants ou sandes mais calóricas ao longo
    do dia durante esta fase e opte por fruta, alimentos ricos em cereais integrais
    e proteínas magras.
  • Carnes vermelhas e
    processadas.
    Tal como os alimentos ricos em gordura,
    as carnes vermelhas e processadas sobrecarregam o estômago e tornam a digestão difícil
    o que, por sua vez altera os nossos padrões de sono e de stress. Opte por
    carnes brancas, peixe e ovos e evite os enchidos e as carnes processadas como
    fiambre e salsichas no seu dia-a-dia.
  • Alimentos picantes e
    muito condimentados.
    Apesar de serem alimentos excelentes
    para ativar o metabolismo e diminuir a inflamação, estes alimentos deixam-nos
    mais agitados e podem tornar-nos mais impacientes ou até evitar que durmamos
    bem e de forma descansada. Durante este mês deixe os alimentos muito
    condimentados apenas para as ocasiões especiais.
  • Grandes quantidades. Sempre que comemos muito
    aumentamos a probabilidade de refluxo e azia que nos deixam mal dispostos e
    desconfortáveis. Tente comer de forma regular e frequente ao longo do dia e
    evite refeições muito abundantes. Especialmente à noite.
Sempre que se sentir mais stressado procure alimentos com baixo teor de gordura, pobres em açúcar e ricos em fibra, faça 5 a 6 refeições por dia e beba infusões de camomila, cidreira, menta, erva-principe e limão.

This
Christmas time is an imminent stress associated with shopping that we have to
do, ace parties that we have to organize, family travels, traffic, dinners for
friends and crowds wherever we go. To avoid this state of anxiety that make us
put on weight there are some foods that can avoid:
  • Foods high
    in fat.
    Because they are digested very slowly these foods leave us heavy and
    with a wicked sense. The stomach has to work much harder to digest and, when
    consumed at night, morning flows in a very slow and heavy way which makes us
    more impatient and less well-disposed.
  • Foods rich
    in carbohydrates and sugars.
    Especially when consumed at night these foods
    leave us agitated and stressed preventing us from a restful and rejuvenating
    sleep as it should be. Avoid consuming biscuits, cakes, croissants or more
    calorie sandwiches throughout the day during this phase and opt for fruit,
    foods rich in whole grains and lean proteins.
  • Red and
    processed meats.
    Such as foods high in fat, red and processed meat and overload
    the stomach and make the digestion difficult which in turn alters our sleep
    patterns and stress. Opt for white meat, fish and eggs and avoid sausages and
    processed meats like ham in your daily diet.
  • Spicy foods.
    Although they are excellent food to activate the metabolism and reduce
    inflammation, these foods leave us more agitated and impatient or even prevent
    as from having a rested sleep. During this month let the spicy food only for
    special occasions.
  • Large
    portions.
    Whenever we eat large portions of food we increase the likelihood of
    reflux that leave us ill and uncomfortable. Try to eat regularly and often
    throughout the day and avoid plentiful meals. Especially at night.

Whenever
you feel more stressed look for foods low in fat, low in sugar and high in fiber,
make 5-6 meals a day and drink chamomile, lemon balm, mint, lemongrass and
lemon infusions.
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