Natal sem stress | Stress free Christmas

Nesta época do Natal existe um stress eminente associado às compras que temos que fazer, ás festas que temos que organizar, às viagens em família, ao trânsito, aos jantares de amigos e empresas e à concentração de multidões onde quer que vamos. Para evitarmos que este estado de ansiedade tome conta de nós e nos faça engordar existem alguns alimentos que podemos evitar:
  • Alimentos ricos em gordura. Por terem uma digestão muito lenta estes alimentos deixam-nos pesados e com uma sensação de mau estar. O estômago tem que trabalhar muito mais para os digerir e, quando consumidos à noite, a manhã flui de uma forma muito mais lenta e pesada o que nos deixa mais impacientes e menos bem-dispostos.
  • Alimentos ricos em hidratos de carbono e açúcares. Especialmente quando consumidos à noite estes alimentos deixam-nos agitados e stressados evitando que o sono seja repousado e rejuvenescedor como deveria ser. Evite consumir bolachas, bolos, mousses, croissants ou sandes mais calóricas ao longo do dia durante esta fase e opte por fruta, alimentos ricos em cereais integrais e proteínas magras.
  • Carnes vermelhas e processadas. Tal como os alimentos ricos em gordura, as carnes vermelhas e processadas sobrecarregam o estômago e tornam a digestão difícil o que, por sua vez altera os nossos padrões de sono e de stress. Opte por carnes brancas, peixe e ovos e evite os enchidos e as carnes processadas como fiambre e salsichas no seu dia-a-dia.
  • Alimentos picantes e muito condimentados. Apesar de serem alimentos excelentes para ativar o metabolismo e diminuir a inflamação, estes alimentos deixam-nos mais agitados e podem tornar-nos mais impacientes ou até evitar que durmamos bem e de forma descansada. Durante este mês deixe os alimentos muito condimentados apenas para as ocasiões especiais.
  • Grandes quantidades. Sempre que comemos muito aumentamos a probabilidade de refluxo e azia que nos deixam mal dispostos e desconfortáveis. Tente comer de forma regular e frequente ao longo do dia e evite refeições muito abundantes. Especialmente à noite.
Sempre que se sentir mais stressado procure alimentos com baixo teor de gordura, pobres em açúcar e ricos em fibra, faça 5 a 6 refeições por dia e beba infusões de camomila, cidreira, menta, erva-principe e limão.
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This Christmas time is an imminent stress associated with shopping that we have to do, ace parties that we have to organize, family travels, traffic, dinners for friends and crowds wherever we go. To avoid this state of anxiety that make us put on weight there are some foods that can avoid:

  • Foods high in fat. Because they are digested very slowly these foods leave us heavy and with a wicked sense. The stomach has to work much harder to digest and, when consumed at night, morning flows in a very slow and heavy way which makes us more impatient and less well-disposed.
  • Foods rich in carbohydrates and sugars. Especially when consumed at night these foods leave us agitated and stressed preventing us from a restful and rejuvenating sleep as it should be. Avoid consuming biscuits, cakes, croissants or more calorie sandwiches throughout the day during this phase and opt for fruit, foods rich in whole grains and lean proteins.
  • Red and processed meats. Such as foods high in fat, red and processed meat and overload the stomach and make the digestion difficult which in turn alters our sleep patterns and stress. Opt for white meat, fish and eggs and avoid sausages and processed meats like ham in your daily diet.
  • Spicy foods. Although they are excellent food to activate the metabolism and reduce inflammation, these foods leave us more agitated and impatient or even prevent as from having a rested sleep. During this month let the spicy food only for special occasions.
  • Large portions. Whenever we eat large portions of food we increase the likelihood of reflux that leave us ill and uncomfortable. Try to eat regularly and often throughout the day and avoid plentiful meals. Especially at night.

Whenever you feel more stressed look for foods low in fat, low in sugar and high in fiber, make 5-6 meals a day and drink chamomile, lemon balm, mint, lemongrass and lemon infusions.

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