Alimentação para a pele | Foods for the skin

Muitos são
os estudos que relacionam o que comemos com a qualidade da nossa pele. Os
alimentos são digeridos e partidos em vitaminas, minerais e aminoácidos que o
nosso corpo pode usar para produzir uma pele bonita. Se comermos alimentos
menos saudáveis, ricos em açúcares, gorduras ou toxinas, a nossa pele não será
tão forte e saudável. E se, não comermos a quantidade necessária de proteína,
estamos a privar o nosso organismo de aminoácidos essenciais para a construção
do colagénio que faz com que a nossa pele mantenha a sua elasticidade, explica
a dermatologista Dr. Jessica Wu (autora do livro “Feed your face”). Por muitos
cuidados que tenhamos com a nossa pele, se aquilo que comemos não for o mais
saudável, a nossa pele terá sempre sinais de envelhecimento precoce, borbulhas,
secura excessiva ou dermatite.

Alguns
estudos relacionam também o consumo de leite e lacticínios com o agravamento da
acne, não necessariamente com uma relação causa efeito mas com uma
probabilidade de ocorrência alta. O leite e os lacticínios contêm, na maior
parte do casos, níveis elevados de hormonas que ajudam a produzir sebo em
excesso pela pele promovendo acne, como o sebo é influenciado pelos androgénios
e mediadores hormonais encontrados no leite e seus derivados, a relação entre
os problemas de pele e estes alimentos é bastante considerável.

Uma
alimentação com baixo índice glicémico tem provado ser benéfica para todas as
pessoas que têm pele com tendência acneica. Este facto pode ser observado
quando comemos muito chocolate, na maior parte dos casos a nossa pele
desenvolve borbulhas aquando do seu consumo regular. Substituir alimentos ricos
em açúcares refinados e gorduras saturadas por legumes, fruta e alimentos ricos
em ómega 3 (peixes gordos, frutos secos e sementes) ajuda muito a diminuir a
inflamação da pele e reduzir a dermatite e a acne.

Há pouco
tempo encontrei um artigo muito interessante que mostrava a relação entre
algumas inflamações intestinais e a qualidade a nossa pele. Inflamações estas
provocadas por intolerâncias, exageros ou alergias alimentares. O artigo
mostrava que dentro destas categorias existem 4 tipos de sinais da nossa pele
do rosto que não devemos ignorar:

Cara de açúcar
Características
Rugas na
testa, flacidez sob os olhos, um rosto pálido, borbulhas dolorosas em todo o
rosto, tonalidade branca a cinza e sobrancelhas finas.
Porquê?
O açúcar alimenta as más bactérias da flora intestinal e causa
uma inflamação que se transmite em erupções na pele. De acordo com uma técnica
chamada Face Mapping em que se ligam os órgãos do corpo à pele do rosto. O
aparelho digestivo está ligado sobretudo à nossa testa. Assim, se tivermos
manchas ou borbulhas nesta zona da pele percebemos que a origem das mesmas
estará num problema digestivo. Picos de insulina podem ainda causar pressão nas
glândulas supra-renais causando um desbaste das sobrancelhas.
Cara de Lacticínios
Características
Pálpebras inchadas, papos e olheiras sob os olhos, pequenas manchas brancas e pontos negros no
queixo.
Porquê?
A intolerância à lactose pode, tal como no caso do glúten, afetar o sistema imunitário, levando a respostas inflamatórias no corpo. Os olhos podem tornar-se inchados e com papos devido a essa inflamação. O estrogénio e a progesterona presentes no leite podem fazer com que as células da pele produzam sebo em excesso levando á acumulação de pontos negros e de manchas.

Cara de
vinho
Características
Rugas
pronunciadas ou vermelhidão entre os olhos, pálpebras descaídas, poros
dilatados, pele desidratada, bochechas avermelhadas e nariz com sulcos
profundos.
Porquê
O
álcool desidrata o nosso organismo provocando uma diminuição de água na pele
que fica seca e com mais rugas. De acordo com o Face Map a área entre as
sobrancelhas está ligada à saúde do fígado, o que significa que, se este
estiver sobrecarregado de toxinas, podemos desenvolver mais rugas nesta área.
Além disso o álcool dilata os capilares provocando o efeito de roseta nas bochechas.
Cara de Glúten
Características
Bochechas
vermelhas e inchadas, manchas de pigmentação ou manchas escuras ao redor do
queixo.
Porquê?
Um
aumento nas reações inflamatórias no corpo, causado pelo glúten, pode levar a
pele a ficar mais inchada. Se for intolerante ou alérgico ao glúten o seu
sistema imunitário reage a esta sobrecarga de alimento tóxico produzindo
borbulhas em torno do queixo que revelam um desequilíbrio hormonal. 

Que alimentos podemos consumir para reforçar o nosso sistema imunitário e evitar estes problemas?
Azeite
Tomate
Cacau
Aveia
Sardinhas
Chá verde
Couve
Noz
Laranja
Alecrim
Bebida de amêndoa
Água
Pimento amarelo
Ostras
Kiwi
Ovos
Abóbora
Sementes de girassol
Cenouras
Atum
Grão-de-bico
There are many studies linking what we eat to the quality of our skin. The foods are digested and broken in vitamins, minerals and amino acids that our body can use to produce beautiful skin. If we eat less healthy foods, high in sugars, fats or toxins, our skin will not be as strong and healthy. And if we do not eat the required amount of protein, we are depriving our body of essential amino acids for building collagen that causes our skin keep its elasticity, explains Dr. Jessica Wu dermatologist (author of “Feed your face “). No matter how much cares we have with our skin, if we don’t have a healthy diet, our skin will always have early signs of aging, pimples, excessive dryness or dermatitis.
Some studies also link the consumption of milk and dairy products with the worsening of acne, not necessarily a cause effect but with a high probability of occurrence. Milk and dairy contain, in most cases, high levels of hormones that help produce excess sebum from the skin which promotes acne, and sebum is influenced by androgens and hormonal mediators found in dairy, therefore the relationship between skin problems and these foods is quite considerable.
A diet with a low glycemic index has proven to be beneficial for all people who have acne-prone skin. This can be observed when we eat too much chocolate, in most cases our skin develops pimples upon its regular consumption. Replace foods high in refined sugars and saturated fats with vegetables, fruit and foods high in omega-3 (fatty fish, nuts and seeds) helps reduce skin inflammation, dermatitis and acne.
Not long ago I found a very interesting article that showed the relationship between some intestinal inflammations and our skin’s quality. Inflammation caused by these intolerances, bad food habbits or food allergies. The article showed that within these categories there are 4 types of signs of our face that we must not ignore:
Sugar Face
Characteristics
Lines and
wrinkles on the forehead, sagging under the eyes, gaunt look to the face,
painful pustular pimples all over the face, thinning of the skin, a grey/pasty
white hue to the skin, thinner eyebrows.
Why?
It can disrupt
the bacteria in your gut triggering pimples. According to
face mapping (an ancient idea that links parts of your face to organs in your
body) your digestive tract is linked to your forehead so you’ll see dry
patches and pimples there. Spikes in
insulin can put pressure on adrenal glands which in part control brow growth,
so you can see thinning or sparse brows.
Dairy face
Characteristics
Swollen eyelids, bags and dark circles under eyes, small white spots and bumps on the chin.
Why?
A common lactose intolerance can also affect the immune system leading to more inflammatory responses in the body. Just as a swollen ankle happens when you damage it, your eyes can become puffy and bags more pronounced. The estrogen and progesterone hormones in milk cause your skin cells to over-produce which block pores, bind with sebum and cause spots. 
Wine Face
Characteristics
Pronounced
lines or redness between the eyes, droopy eyelids, enlarged pores, dehydrated
skin with feathery lines across cheeks, reddish cheeks and nose, deep
nasolabial folds.
Why?
Alcohol is
dehydrating which worsens lines and wrinkles. According to
face mapping , the area between the brows is linked to liver health, so you can
see more lines here. Alcohol can
cause capillaries to dilate resulting in flushed cheeks. 

Glutén Face
Characteristics
Puffy red cheeks, dark pigmentation patches or spots around chin.
Why?
An increase in inflammatory reactions in your body, caused by gluten,
can lead to bloated or flushed skin. If you react to gluten your immune system reacts which affects the
reproductive balance, which can lead to hormonal pimples around the chin
specifically.

What foods we consume to strengthen our immune system and avoid these problems?
Olive oil
Tomatoes
Cacau
Oats
Sardines
Green tea
Kale
Wallnuts
Orange
Rosemary
Almond milk
Water
Yellow pepper
Oysters
Kiwi
Eggs
Pumpkin
Sunflower seeds
Carrots
Tuna
Chickpeas

1 Comentários
  • Xi Coração

    Responder

    Muito bom . Parabéns ????????????????????????obrigada.

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