Somos o que comemos | We're what we eat


Um dos fatores mais importantes que determina o nosso estado de saúde, rendimento físico e psíquico é a alimentação. O frio aumenta a fome, o que, muitas vezes, leva a alterações alimentares importantes que acarretam normalmente excessos e desequilíbrios, afetando não só o peso como a nossa energia e saúde.

Durante todo o ano, e especialmente no Inverno, devemos evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples (açúcar), gorduras saturadas (ex: carnes vermelhas, produtos de charcutaria e fritos) e sal.


O consumo de fruta e de legumes e a implementação de hábitos alimentares saudáveis são essenciais no combate ao stresse, aumento da energia e da resistência do sistema imunitário. Segundo um estudo de 2013 do Journal of Occupational and Environmental Medicine, a nossa alimentação afecta diretamente a nossa saúde e, consequentemente, a nossa produtividade no trabalho. De acordo com este estudo:
  • Os trabalhadores que consomem 5 porções diárias de fruta e legumes têm 20% mais probabilidade de serem bem sucedidos no trabalho;
  • Os trabalhadores que praticam uma alimentação saudável têm 25% mais probabilidade de chegar a cargos mais elevados;
  • Os trabalhadores ativos, que praticam exercício físico regular e seguem uma alimentação saudável, têm uma taxa de absentismo no trabalho 27% inferior à dos trabalhadores sedentários;
  • Por cada dollar que uma empresa investe em incentivos à alimentação saudável e exercício físico, ganha uma média de cerca de 6.15 dollares em produtividade;
  • Por cada dollar que uma empresa investe em nutrição e educação alimentar, ganha uma média de cerca de 2.05 dollares em produtividade;

Esta altura do Inverno é muito rica em alimentos que contemplam todas as vitaminas e minerais que precisamos para reforçar as nossas defesas. No mercado devemos procurar: 

Frutos:
·         Amêndoa
·         Ananás
·         Banana
·         Laranja
·         Limão
·         Maçã
·         Pera
·         Pinhão
·         Quiwi
·         Tangerina

Legumes:
·         Abóbora
·         Acelga
·         Agrião
·         Aipo
·         Alface
·         Beterraba
·         Brócolos
·         Cebola
·         Cenoura
·         Chicória
·         Couves de bruxelas
·         Couve Lombarda
·         Couve Portuguesa
·         Espargos
·         Espinafres
·         Funcho
·         Grelos
·         Nabiças
·         Nabo
·         Rabanete
·         Rúcula

Ervas Aromáticas:
·         Orégãos secos: que possuem características antimicrobianas são excelentes para aliviar a tosse, as constipações e gripes, além de prevenirem pneumonias e bronquites.

·         Tomilho seco/fresco: tem um efeito brônquico, expetorante e anti-séptico, e é indicado para a tosse irritativa e bronquite.

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One of the most important factors that determines our state of health, physical performance and mental is the food. The cold increases hunger, which often leads to important food changes that normally entail excesses and imbalances, affecting not only the weight as our energy and health.

Throughout the year and especially in winter, we should avoid foods high in simple carbohydrates (sugar), saturated fat (eg: red meats, dairy and fried products) and salt.

The consumption of fruit and vegetables and implementing healthy eating habits is essential to combat stress, increase energy and immune system strength. According to a 2013 study Journal of Occupational and Environmental Medicine, our food directly affects our health and, therefore, our work productivity. According to this study:
  • Workers who consume five daily servings of fruit and vegetables are 20% more likely to be successful at work;
  • Workers who practice healthy eating are 25% more likely to reach higher positions;
  • Active workers, who do regular exercise and follow a healthy diet, have a rate of absenteeism at work 27% less than that of sedentary workers;
  • For every dollar that a company invests in incentives for healthy eating and exercise, earns an average of about 15.6 dollar in productivity;
  • For every dollar that a company invests in nutrition and food education, earn an average of about 2.05 dollar in productivity;



This winter time is very rich in foods that include all the vitamins and minerals we need to strengthen our defenses. In farmers’ markets you should look for: 

Fruits:


Almond
Pineapple
Banana
Orange
Lemon
Apple
Peat
Pinion
Quiwi
Tangerine

Vegetables:
Pumpkin
Chard
Cress
Celery
Lettuce
Beet
Broccoli
Onion
Carrot
Chicory
Brussel sprouts
Cabbage
Asparagus
Spinach
Fennel
Turnip greens
Turnip
Radish
Arugula

Herbs:

Dried oregano: having antimicrobial characteristics this is excellent for relieving coughs, colds and flu, as well as prevent pneumonia and bronchitis.

Thyme Dry / Fresh: has a bronchial and antiseptic effect and is indicated for irritating cough and bronchitis.


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