Somos o que comemos | We’re what we eat

Um
dos fatores mais importantes que determina o nosso estado de saúde, rendimento
físico e psíquico é a alimentação. O frio aumenta a fome, o que, muitas vezes,
leva a alterações alimentares importantes que acarretam normalmente excessos e
desequilíbrios, afetando não só o peso como a nossa energia e saúde.
Durante todo o ano, e especialmente no Inverno, devemos evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples (açúcar), gorduras saturadas (ex: carnes vermelhas,
produtos de charcutaria e fritos) e sal.

 

O
consumo de fruta e de legumes e a implementação de hábitos alimentares saudáveis
são essenciais no combate ao stresse, aumento da energia e da resistência do
sistema imunitário. Segundo um estudo de 2013 do Journal of Occupational and Environmental Medicine, a nossa alimentação afecta diretamente a nossa saúde e, consequentemente, a nossa produtividade no trabalho. De acordo com este estudo:
  • Os trabalhadores que consomem 5 porções diárias de fruta e legumes têm 20% mais probabilidade de serem bem sucedidos no trabalho;
  • Os trabalhadores que praticam uma alimentação saudável têm 25% mais probabilidade de chegar a cargos mais elevados;
  • Os trabalhadores ativos, que praticam exercício físico regular e seguem uma alimentação saudável, têm uma taxa de absentismo no trabalho 27% inferior à dos trabalhadores sedentários;
  • Por cada dollar que uma empresa investe em incentivos à alimentação saudável e exercício físico, ganha uma média de cerca de 6.15 dollares em produtividade;
  • Por cada dollar que uma empresa investe em nutrição e educação alimentar, ganha uma média de cerca de 2.05 dollares em produtividade;
Esta altura do Inverno é muito rica em alimentos que contemplam
todas as vitaminas e minerais que precisamos para reforçar as nossas defesas. No mercado devemos procurar: 
 
Frutos:
·
Amêndoa
·
Ananás
·
Banana
·
Laranja
·
Limão
·
Maçã
·
Pera
·
Pinhão
·
Quiwi
·
Tangerina
 
Legumes:
·
Abóbora
·
Acelga
·
Agrião
·
Aipo
·
Alface
·
Beterraba
·
Brócolos
·
Cebola
·
Cenoura
·
Chicória
·
Couves de bruxelas
·
Couve Lombarda
·
Couve Portuguesa
·
Espargos
·
Espinafres
·
Funcho
·
Grelos
·
Nabiças
·
Nabo
·
Rabanete
·
Rúcula
Ervas
Aromáticas:
·
Orégãos secos:
que possuem características antimicrobianas são excelentes para aliviar a
tosse, as constipações e gripes, além de prevenirem pneumonias e bronquites.
·
Tomilho seco/fresco:
tem um efeito brônquico, expetorante e anti-séptico, e é indicado para a tosse
irritativa e bronquite.
One of the most
important factors that determines our state of health, physical performance and
mental is the food. The cold increases hunger, which often leads to important
food changes that normally entail excesses and imbalances, affecting not only
the weight as our energy and health.
Throughout the year
and especially in winter, we should avoid foods high in simple carbohydrates
(sugar), saturated fat (eg: red meats, dairy and fried products) and salt.
The consumption of
fruit and vegetables and implementing healthy eating habits is essential to
combat stress, increase energy and immune system strength. According to a 2013
study Journal of Occupational and Environmental Medicine, our food directly
affects our health and, therefore, our work productivity. According to this
study:
  • Workers who consume
    five daily servings of fruit and vegetables are 20% more likely to be
    successful at work;
  • Workers who
    practice healthy eating are 25% more likely to reach higher positions;
  • Active workers, who
    do regular exercise and follow a healthy diet, have a rate of absenteeism at
    work 27% less than that of sedentary workers;
  • For every dollar
    that a company invests in incentives for healthy eating and exercise, earns an
    average of about 15.6 dollar in productivity;
  • For every dollar
    that a company invests in nutrition and food education, earn an average of
    about 2.05 dollar in productivity;

 

 

This winter time is very rich in foods that include all the vitamins and minerals we need to strengthen our defenses. In farmers’ markets you should look for:
 
Fruits:
Almond
Pineapple
Banana
Orange
Lemon
Apple
Peat
Pinion
Quiwi
Tangerine
 
Vegetables:
Pumpkin
Chard
Cress
Celery
Lettuce
Beet
Broccoli
Onion
Carrot
Chicory
Brussel sprouts
Cabbage
Asparagus
Spinach
Fennel
Turnip greens
Turnip
Radish
Arugula
 
Herbs:
Dried oregano: having
antimicrobial characteristics this is excellent for relieving coughs, colds and
flu, as well as prevent pneumonia and bronchitis.
Thyme Dry / Fresh: has
a bronchial and antiseptic effect and is indicated for irritating cough and
bronchitis.
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