Troque isto por aquilo | Food swap

Passo a passo podemos fazer pequenas trocas que tornam os nossos hábitos alimentares mais saudáveis. Aqui ficam algumas sugestões:

  • Leite de vaca por bebidas vegetais: Sem lactose e sem gorduras saturadas as bebidas vegetais são menos alergénicas que o leite e, de forma geral, contêm menos gordura. Prefira, sempre que possível, as bebidas de produção biológica que não têm OGM’s nem outras toxinas. Se está a tentar cortar nas calorias e no açúcar escolha as bebidas não adoçadas e, preferencialmente, as bebidas de frutos secos.
  • Chocolate por cacau cru: Sem adição de açúcar e sem manteiga de cacau o cacau cru é menos calórico, mais saudável e também mais amargo. Se pretender adoçar batidos ou sobremesas use cacau cru em pó e adicione uma fonte de açúcar a seu gosto (fruta, tâmaras, mel, agave, açúcar mascavado). Se pretende comer um chocolate escolha os que têm mais de 80% de cacau.
  • Refrigerantes por água de coco: Rica em minerais, vitaminas e água, esta bebida contêm açúcares naturalmente presentes em muito menos quantidade que os açúcares convencionais de outras bebidas.
  • Massa de trigo por massas integrais: em vez de massa de farinha refinada prefira massa de farinha integral, massa de quinoa, massa de trigo espelta, massa de quinoa, massa de feijão, massa de soja etc… Todas estas contêm mais proteína e mais fibra ajudando a prolongar a sensação de saciedade.
  • Arroz Branco por Arroz Integral: Tal como na massa, o arroz integral contêm mais proteína e mais fibra ajudando a prolongar a sensação de saciedade. Demora mais tempo a cozinhar e, para reduzir este tempo, poderá demo-lhá-lo durante a noite usando depois essa água para cozedura.
  • Pão Branco por pão integral ou de Centeio: Seja pão integral, pão de centeio integral, de espelta integral, de trigo sarraceno integral, de cevada integral, as farinhas mais integrais contêm sempre mais fibra, vitaminas e minerais que as outras e deixam-no saciado durante mais tempo.
  • Queijo de vaca por queijo vegetal: Hoje em dia já se encontra no mercado queijo vegetal produzido á base de tofu que não contém gordura saturada e contém muito menos sal que o queijo convencional.
  • Açúcar por açúcares naturais: Açúcar mascavado, stevia, mel, agave, geleia de arroz ou geleia de milho são alternativas mais saciantes e saudáveis ao açúcar refinado.

Step by
step we can make small changes that make our healthier eating habits. Here are
some suggestions:
  • Milk by
    vegetable milks:
    vegetable drinks don’t have Lactose and saturated fats, are
    less allergenic than milk, and in general, contain less fat. Prefer whenever
    possible, organic production of vegetable milks that have no GMOs or other
    toxins. If you are trying to cut back on calories, choose milks without added
    sugars and prefer nut milk.
  • Chocolate
    by raw cocoa:
    Without added sugars and cocoa butter raw cocoa is less caloric,
    healthier and also more bitter. If you want to sweeten smoothies or desserts
    use raw cacao powder and add a source of sugar to your taste (fruit, dates,
    honey, agave, brown sugar). If you want to eat a chocolate choose those with
    more than 80% cocoa.
  • Soft drinks
    by coconut water:
    rich in minerals, vitamins and water, this drink contain
    sugars naturally present in much less amount than conventional soft drinks.
  • Wheat past
    by wholemeal pasta:
    instead of refined flour prefer wholemeal flour pasta, quinoa
    pasta, spelled pasta, beans pasta, soybean pasta etc … All these contain more
    protein and more fiber helping to prolong the feeling of satiety.
  • White rice
    by Brown Rice:
    As in pasta, brown rice is richer in protein, contains more
    fiber and helps to prolong the feeling of satiety. It takes longer to cook and
    to reduce this time, you can demo it to him it overnight after using this water
    for cooking.
  • White bread
    for whole wheat or rye:
    Rye bread, whole spelled, whole buckwheat, whole
    barley, whole grain flours always contain more fiber, vitamins and minerals
    than others and let you satiated for a longer time.
  • Dairy by
    plant Cheese:
    Nowadays you can find cheese alternative on the supermermarket
    that are produced with tofu and contain no saturated fat and much less salt
    than conventional cheese.
  • Sugar by
    natural sweeteners:
    Brown sugar, stevia, honey, agave, rice or corn jelly are
    more satiating and healthier alternatives to refined sugar.
0 Comentários

Deixar Comentário