Guest Post: Tertúlia de Sabores

O Guest Post de hoje é dedicado à querida Manuela do blog Tertúlia de Sabores, e que tem receitas absolutamente deliciosas!

O seu blog tem uma grande variedade de receitas tanto mais gulosas como para o dia a dia. Segue alguma linha orientadora para a sua alimentação?
Nem por isso, mas tenho algum cuidado com a minha alimentação, não prescindo de um bom pequeno-almoço em casa, não salto refeições, não abuso nos doces, cozinho com pouca gordura, evito os fritos e nunca encho o prato de comida.

Costuma fazer algum planeamento semanal das suas refeições ou vai cozinhando normalmente?
Nunca fiz planeamento de refeições, decido o que vou fazer para o almoço ou para o jantar quando vou às compras, consoante o que está exposto na vitrina do talho ou na banca do mercado.

Se tiver um dia cansativo e tiver que cozinhar algo rápido e saudável o que costuma escolher?
Pergunta difícil… Apesar de não ter muitas sopas no blog a minha primeira escolha vai para uma sopa. Não demora muito a fazer e é sempre reconfortante, principalmente nos dias de inverno. Um pouco menos saudável, mas que me sabe sempre bem, são umas ervilhas com chouriço e ovos escalfados.

Onde é que vai buscar inspiração para cozinhar novos pratos?
Faço muita coisa de improviso no que toca a refeições salgadas, mas também reproduzo muitas ideias que tiro de livros e de blogs de culinária, espalhados por esse mundo fora.

Que género de receitas sente que são mais apreciadas pelos seus leitores?
Os meus leitores, ao contrário de mim, são muito gulosos. O maior número de visualizações vai para os bolos. Mas na generalidade gostam de coisas simples e procuram também receitas tradicionais.

De uma forma geral, os produtos que usa no seu dia-a-dia são fáceis de encontrar?
Sim, à excepção de um ou outro condimento, a maioria dos produtos encontram-se em qualquer supermercado. No entanto quando encontro uma receita com uma mistura de especiarias difícil de encontrar, faço uma busca para saber a composição dessa mistura e explico como se faz, de forma a que todos possam facilmente fazer a receita.

Onde costuma fazer as suas compras alimentares?
A maioria das minhas compras são feitas no mercado ou no supermercado do meu bairro.

Que receita saudável sugere aos nossos leitores?

Frango com Mel e Ameixas Pretas
Para 6 pessoas
Informação Nutricional Aproximada por pessoa:551 Kcal; 32.3g de Hidratos de Carbono; 34.09g de Lípidos; 27.8g de Proteína
Ingredientes:
1 frango cortado em pedaços
250 gr de ameixas secas descaroçadas
1 colher de sopa cheia de sésamo tostado (gergelim)
100 gr de amêndoas lascadas
1/2 colher de café de pimenta
1/2 pau de canela
1 cebola muito bem picada
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de “raz el hanout”
1/2 colher de café de canela
2 colheres de sopa de mel
200 ml de caldo de galinha (+/- 1 copo)
sal q.b.

Preparação:
Numa frigideira aquecer o azeite com o pau de canela e alourar o frango, adicionar a cebola bem picada e juntar as especiarias e o sal. Regar com o caldo de galinha, e deixar cozinhar em lume brando por uns 15 a 20 minutos.

Juntar as ameixas secas, o mel e as amêndoas e deixar cozinhar por mais 15 minutos tendo o cuidado de mexer de vez em quando para não pegar.

Retirar do lume quando o frango estiver cozido e o molho se apresente cremoso. Polvilhar com as sementes de sésamo tostadas e servir de imediato com cuscuz.

Acompanhar com uma salada de laranjas e azeitonas pretas.



Sobre o Ras el Hanout
É uma mistura de especiarias usada por todo o norte de África, nomeadamente em Marrocos, não existe uma combinação específica para esta mistura, cada loja e cada família tem a sua combinação que contém no mínimo uma dúzia de especiarias, mas que pode ter muitas mais.

Uma mistura típica deve conter cardamomo, cravinho, canela, piri-piri (chili peppers), coentros, cominhos, noz moscada, pimenta preta e açafrão das índias, também conhecido por cúrcuma. Sabendo os ingredientes base e fazendo uma breve pesquisa pela receita do Ras el Hanout para saber qual a proporção de cada um dos ingredientes, criei a minha própria receita com as especiarias que tinha na minha despensa.

Ras el Hanout
Ingredientes:
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de pimenta da Jamaica
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de sementes de coentro moídas
1 colher de chá de noz-moscada moída
1 colher de chá de açafrão das índias (cúrcuma)
1/2 colher de chá de pimenta preta moída
1/2 colher de chá de cravinho em pó
1/2 colher de chá de paprica
1/2 colher de chá de erva-doce em pó

Preparação:
Misturar tudo e guardar num frasco bem vedado em local seco e ao abrigo da luz. Esta é a versão rápida porque na realidade, para o Ras el Hanout ficar bem feito as sementes deviam ser ligeiramente tostadas e depois moídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário