Guest Post: Chili com todos

 O guest post de hoje é dedicado ao talentoso Filipe do Chili com todos, um blog super criativo e com fotografias que enchem os olhos.


Filipe a tua cozinha parece muito simples mas muito saborosa. Se chegares a casa tarde depois de um dia cansativo, quais são os jantares mais rápidos e práticos que te lembras de preparar?

Umas coisa que gosto sempre de ter no congelador é molho de caril caseiro, precisamente para essas ocasiões. Pego nos legumes disponíveis no frigorifico e faço um caril. Hummus é outra receita que me safa imensas vezes, é rápido e basta acompanhar com legumes crus.


O teu blog parece ser muito de ti. De uma forma geral achas que as pessoas procuram mais os posts que contam as tuas histórias ou vão atrás das receitas que crias?

Sinceramente não sei… gostava que fosse pelos dois motivos, mas desconfio que seja só pelas receitas porque acho que não tenho grande jeito para escrever!


Fazes algum tipo de planeamento de receitas que vais cozinhar no teu dia-a-dia ou cozinhas consoante a tua inspiração?

Planeamento é uma palavra que não se aplica muito bem em mim. Simplesmente não planeio, mesmo quando tento fazê-lo não consigo manter o plano inicial. Costumo cozinhar aquilo que me apetece no momento mediante o que tenho disponível no frigorifico ou despensa. Claro, às vezes falta isto ou aquilo, ou é preciso trocar um ingrediente por outro. Pode correr muito bem ou muito mal, mas também posso descobrir coisas incríveis. As minhas receitas são essencialmente definidas por aquilo que vou encontrando no mercado.


As tuas receitas têm imensos legumes cozinhados de uma forma muito simples e extremamente apetitosa. Quais são as tuas combinações preferidas para os legumes (ex: melhores temperos para cenoura/batata doce/brócolos…)?

Gosto por exemplo de temperar batata doce com uma mistura de caril que eu faço, contrasta muito bem como o doce da batata. Adoro acelgas salteadas em azeite e alho e temperadas com raspa e sumo de limão, o mesmo para os espargos. Cenouras assadas com gengibre e mel. Abóbora manteiga assada com sementes de coentro. Beterraba assada com um pouco de vinagre. Essencialmente combinações simples que realcem ou complementem as características dos legumes.


O que é que nunca falta no teu frigorífico ou despensa?

Leite de coco, limas, coentros, abacate, azeite e especiarias. Sem eles sinto-me perdido!

Os ingredientes fazem toda a diferença no sabor final de um prato. Tens algum local de referência para comprar determinados ingredientes como os queijos, o peixe etc…?

Gosto de comprar o mais fresco e autêntico possível, de saber de onde vem, onde é produzido e quem produziu. Como muito pouca carne e é raro comprar em lojas, tenho alguns contactos com produtores e é através deles que a adquiro. O peixe geralmente compro na Miosótis, na Peixaria Centenária e às vezes no El Corte Inglés.

Costumas fazer as tuas compras alimentares em grandes superfícies ou és mais seletivo com as lojas?

Regra geral, evito as grandes superfícies. Não me identifico com o género, quando faço compras gosto que seja um momento agradável e confortável, o que para mim é muito difícil de encontrar numa grande superfície. Tenho algumas lojas e mercados biológicos que não dispenso e onde gosto de fazer compras regularmente. O mercado do Principe Real e a Miosótis são os principais. Também gosto muito do mercado das Caldas da Rainha onde acabo por ir muitas vezes.

Que receita saudável sugeres aos nossos leitores?

Gosto de saladas e refeições leves, por isso partilho uma salada de funcho e maçã que tem muitos dos sabores e texturas que me definem.



Salada de funcho e maçã com mozzarella
4 pessoas
Informação Nutricional aproximada por pessoa: 158Kcal; 12.4g de HC; 8.9g de Lípidos; 3.3g de Proteínas

1 bolbo de funcho, laminado finamente
4 rabanetes, laminados finamente
1 chilli, sem sementes, picado
Rama de funcho, picada, a gosto
1/2 maçã crocante (royal gala), fatiada finamente
1 limão, raspa
Flor de sal, a gosto
1 mozzarella
Parmesão ralado, a gosto

Molho vinagrete

1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sobremesa de mostarda
Procedimento

1. Misturar o funcho, o rabanete, o chilli, a rama de funcho e a maçã numa saladeira. 

2. Tempere com raspa de limão e uma pitada de flor de sal. Acrescente o mozzarella e envolva tudo delicadamente com as mãos. 

3. Tempere com o vinagrete e polvilhe com o parmesão ralado.

Molho

1. Misture todos os ingredientes num frasco e agite bem.

3 comentários:

  1. Adoro o blog Chili com todos e esta salada tem um aspecto maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Também sou fã desse blog assim ckmo do seu.:-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também sou fã desse blog assim ckmo do seu.:-)
    Abraço

    ResponderEliminar