Há por aí uma pirâmide nova

A Nutrition Australia criou uma nova pirâmide alimentar que me está a deixar mais que satisfeita. Alguém tem que dar o primeiro passo no sentido de se mudarem os paradigmas alimentares a fundo e, neste caso, quem está a ter coragem para isso é a Austrália.

Nesta pirâmide podemos ver, nas camadas de baixo, os três grupos principais de alimentos vegetais:
  • Horticolas
  • Frutas
  • Cereais

Só estes 3 grupos constituem 70% da alimentação!! YES!! E está lá tudo, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e hidratos de carbono. Processados nem vê-los! As recomendações sugerem a introdução de cereais integrais na alimentação sobretudo arroz integral, aveia e quinoa, e ainda os pães integrais à base de misturas de farinhas e sementes.

Na camada do meio encontramos as carnes magras (sim!!), o peixe, as aves, os ovos, os frutos secos, as sementes, os lacticínios e ainda alternativas vegetarianas como soja, seitan, tofu e derivados. Desta camada obtemos sobretudo proteína, cálcio, ferro, zinco vitaminas do complexo B e vitaminas lipossoluveis.

Na camada superior encontramos as gorduras sobretudo insaturadas. Neste grupo limita-se o consumo de gorduras saturadas e trans e incentiva-se o consumo de gorduras insaturadas sobretudo de origem vegetal como azeite, óleo de cártamo, óleos de sementes e de frutos secos.

Recomenda-se ainda:

Que se consumam bastantes ervas aromáticas e especiarias: estas ajudam não só a dar sabor e a reduzir a ingestão de sal mas contêm também inúmeros fitonutrientes com propriedades benéficas para a saúde. Além disso tornam os pratos mais bonitos!

Que se beba água: A água é a melhor bebida para promover a hidratação do organismo. Mantenha-se afastado de bebidas açucaradas e gaseificadas e escolha água natural, aromatizada, ou sumos de fruta naturais.

Limitar o consumo de sal: continuamos a consumir o dobro da quantidade de sal que deveríamos e isso tem graves impactos na nossa saúde. Doenças cardiovasculares, renais, e psicológicas podem surgir devido ao consumo exagerado de sódio, por isso comece a ler os rótulos dos alimentos processados que compra e limite o sal adicionado aos alimentos.


Limitar a ingestão de açúcar: em Portugal consumimos uma média de 300Kcal diárias em açúcar, seja sob a forma de cereais de pequeno-almoço, gelados, chocolates, doces, refrigerantes etc… Esta leva não só ao aumento de peso como ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, distúrbios psicológicos, cancro e diabetes tipo 2. Prefira alimentos com açúcares naturalmente presentes como fruta ou tâmaras e deixe os açúcares adicionados apenas para situações pontuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário