Queques de cenoura sem glúten e sem açúcar

Para comemorar o dia da Criança queria fazer um snack saudável e sem glúten que fosse adaptável para toda a família. Queria uma receita que desse para fazer antes do treino ou a meio de uma tarde mais ativa de trabalho e ainda que fosse prático para colocar na lancheira dos miúdos. Testei esta receita de queques (que, para mim são super práticos de levar para qualquer lado). Como usei farinhas de sementes, estes ficaram mais ricos em gorduras insaturadas e ácidos gordos ómega 3 (anti-inflamatórios e antidepressivos naturais) do que em hidratos de carbono. Por isso são extremamente saciantes. Optei por usar mel em vez de açúcar que, além de ser mais saudável, tem um índice glicémico mais baixo o que diminuiu os picos de insulina no sangue e nos ajuda a diminuir o apetite por doces.
Ficaram deliciosos e foram super fáceis de fazer!

Queques de cenoura sem glúten e sem açúcar
12 queques
Informação Nutricional aproximada por queque: 155Kcal; 6g de HC; 12.6g de Lípidos; 1g de Proteína
Ingredientes
2 cenouras
1 chávena de mistura de farinhas sem glúten (useu farinha de trigo sarraceno, farinha de sementes de abóbora e farinha de sementes de girassol)
3 ovos
3 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de óleo de coco (podem usar azeite)
1 colher de chá de fermento sem glúten
1 colher de sobremesa de canela em pó

Preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Rale as cenouras.

Com uma batedeira bata os ovos e o mel até ficarem uniformes. Junte o óleo de coco e a cenoura ralada e mexa novamente. Junte depois as farinhas, o fermento e a canela e bata até ter uma massa uniforme.

Distribua por formas de queque e leve ao forno durante 20 minutos ou até estarem douradinhos.

Deixe arrefecer e sirva.



1 comentário:

  1. Olá: A receita parece-me óptima e bastante simples de fazer. Uma dúvida: posso fazer em casa a farinha de sementes de girassol e de abóbora? Nesse caso, basta triturar as sementes até reduzi-las a pó, ou devo previamente torrá-las no forno e só depois tritura-las? Muito obrigada :-)

    ResponderEliminar