Adeus retenção de liquidos


A retenção de líquidos é um problema muito comum sobretudo para as mulheres e, com grande incidência nos meses de maior calor. Apesar de esta poder ter causas mais graves como problemas renais, hepáticos ou hormonais, geralmente está associada a:

  • Consumo excessivo de sal;
  • Consumo escasso de água; 
  • Períodos de alteração hormonal (ex: menstruação, gravidez, menopausa, etc...)

Para ajudar a combater o desconforto que a retenção de líquidos causa sobretudo ao nível das pernas e zona abdominal, é importante adotar comportamentos como:
  • Diminuir a utilização de sal na cozinha utilizando mais ervas aromáticas.  Uma forma muito fácil e pratica de o conseguir é preparando pequenos frascos de sais aromatizados com ervas secas ou especiarias numa proporção de 50-50 (ex: sal com alecrim, sal com pimentão doce, sal com manjericão+orégãos+tomilho secos, sal + alho em pó , etc...)
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas. A metabolização do álcool no organismo provoca desidratação e leva a que o corpo retenha mais líquidos como forma de compensação. Se sofre deste problema deverá diminuir o consumo de bebidas alcoolicas apenas para 1 a 2 vezes por semana, preferindo o vinho e evitando as bebidas destiladas como vodka ou gin.
  • Consuma 1,5 a 2 L de água por dia. Se não sente ao longo do dia esforce-se para beber criando a regra de beber 1 copo de água sempre que consuma algum alimento (Ex: 1 copo ao pequeno-almoço, 1 copo a meio da manhã, 1 copo ao almoço, 1 copo a meio da tarde, 1 copo ao jantar). Se fizer exercício físico leve sempre 1 garrafa de, pelo menos, 0,5L consigo e deverá contabilizá-la como água extra (ou seja, não conta para o consumo diário recomendado), devido às perdas de água do corpo. 
  • Aromatize as suas águas. Se lhe custa beber água ao longo do dia, crie estratégias para que esta lhe seja mais agradável. Coloque água fresca numa garrafa e encha-se com cascas de fruta, fruta fresca e ervas aromáticas (ex: cascas de ananás, cascas de limão, rodelas de laranja, fatias de pêssego, morangos cortados, folhas de hortelã, folhas de manjericção.
  • Tome uma duche de água fria depois do banho. Depois de tomarmos banho as nossas veias ficam mais dilatadas devido ao calor. Para ajudar a estimular a circulação e a evitar a retenção de líquidos, tome um duche rápido com água fria ou molhe as pernas e a zona abdominal com esta. 
  • Evite roupa muito justa. A roupa demasiado justa ao corpo comprime-o tornando a circulação mais difícil e provocando maior retenção de líquidos. Use roupas mais fluidas e que não apertem o corpo sobretudo em zonas mais criticas como joelhos, virilhas, cintura e axilas.
  • Evite ficar demasiado tempo em pé, sentado ou de pernas cruzadas. Para quem trabalha todo o dia em pé ou sentado esta é uma medida dificil de adotar, no entanto, andar, agaixar, levantar ou esticar um pouco as pernas para a frente podem ser comportamentos a adotar para facilitar a circulação. Se trabalhar sentado evite a todo o custo cruzar as pernas para permitir a normal circulação sanguínea.
  • Use meias de descanso. Confesso que as melhores estratégias para mim se baseiam em todas as anteriores. Já experimentei meias de descanso e noto algum alivio mas não na totalidade. Quando sentia as pernas mais pesadas a água fria era o meu melhor aliado e foi, na realidade, o que me fez passar um ano inteiro sem esse problema. No entanto, esta poderá ser uma estratégia, sobretudo para quem trabalhada sempre em pé.

Alimentos e plantas (como chá ou suplementos) que mais ajudam a combater a retenção de líquidos:
  • Pepino
  • Ananás
  • Limão
  • Castanha da índia
  • Mirtilo
  • Gotu Kola
  • Cavalinha
  • Pés de cereja (o chá que faço sempre e adoro. Podem misturar num frasco: pés de cereja + gotu kola + chá verde + gengibre e fazer 1 chávena deste chá por dia - bebe-se bem quente ou frio)
  • Pimenta de cayenma
  • Alho
  • Gengibre
  • Cacau
  • Ginkgo Biloba
  • Alface
  • Bagas de goji
  • Sementes de girassol
  • Melancia
  • Tomate
  • Abacate
  • Açaí
  • Romã

1 comentário:

  1. Adorei este post porque realmente às vezes sofro de retenção de líquidos! Vou experimentar as dicas <3

    Glamour in a Bottle

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