Detox pós férias? Sim sff!


Durante as férias as nossas rotinas mudam bastante e tendemos a permitir-nos erros alimentares como petiscos, gelados, bolas de berlim, mais doces e mais pão ao longo do dia. Por isso, o regresso ao trabalho chama por uma limpeza do corpo e um voltar às rotinas. 

O corpo tem capacidade de se purificar e limpar incrível. Vários órgãos como o fígado, os rins e a pele metabolizam diariamente toxinas que têm que eliminar. Estas toxinas vêm de origens tão diversificadas como a alimentação, os poluentes do ar, os cosméticos, os medicamentos etc… e acumulam-se em diversas partes do nosso corpo fazendo com que este fique menos eficiente e tenha menor capacidade de resposta. Ao fazermos uma dieta detox damos a capacidade ao nosso corpo de se livrar destas toxinas de forma eficiente e de metabolizar correctamente os nutrientes para que não estejamos a acumular gordura em demasia.

Como é que o meu corpo desintoxica?
O corpo elimina toxinas através da pele, da urina e das fezes. Uma boa sudação, beber água de forma adequada e ter um trânsito intestinal regular são factores chave para que o nosso corpo consiga eliminar substâncias tóxicas. Estas toxinas são responsáveis por sintomas como envelhecimento precoce, aumento de peso, inchaço abdominal, digestões difíceis, cansaço excessivo entre outros. Podemos ajudar o nosso corpo a eliminar toxinas de forma eficiente ao praticarmos uma alimentação equilibrada, completa e variada que seja pobre ou livre de substâncias tóxicas.


O que deve ter em atenção durante este plano?
  • Consuma alimentos de origem natural ou biológica sempre que possível
  • Beba 1,5 a 2L de água por dia
  •  Tente alimentar-se num ambiente descontraído
  • Mastigue os alimentos diversas vezes para activar o processo digestivo.

Que alimentos devo evitar durante esta fase?
  • Carnes processadas
  • Álcool
  • Café
  • Açúcar
  • Alimentos fritos
  • Leite e lacticínios
  • Produtos de charcutaria
  • Produtos folhados


Por que é que devo incluir sumos verdes numa fase de detox?
Os sumos verdes são muito ricos em clorofila que:
  • Ajuda a eliminar toxinas do sangue;
  • Ajuda a desintoxicar o fígado;
  • Promove o desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis;
  • Ajuda a aumentar os níveis de energia do organismo;
  • Melhora o funcionamento do sistema imunitário.

 O que preciso de fazer durante um detox pós férias?
  • Evite consumir refeições demasiado ricas em alimentos tóxicos;
  • Consuma frutos e vegetais com regularidade;
  • Prefira sempre cereais integrais;
  • Faça um pequeno-almoço reforçado rico em proteínas, hidratos de carbono e gorduras saudáveis;
  • Dê preferência às boas gorduras (Ex: azeite, abacate, amêndoas, nozes, avelãs etc…);
  • Mantenha um número mínimo de 5 refeições por dia;
  • Reduza o seu consumo de carnes vermelhas;
  • Mantenha a regra de consumir doces apenas 1 vez por semana;
  • Mastigue várias vezes e evite distracções à hora da refeição (ex: televisão, telemóvel, etc…)
  • Sirva pequenas porções em cada refeição. Ao comer mais devagar verá que não precisará de quantidades tão elevadas;
  • Mantenha-se fisicamente activo;
  • Beba 1,5 a 2L de água por dia;
  • Escolha açúcares mais saudáveis e com baixo indíce glicémico (ex: frutose, mel, agave);
  • Evite alimentos que acidificam o sangue e que o deixam mais vulnerável a infeções (ex: alimentos ricos em açúcar)
  • Faça sumos verdes (com frutas e vegetais) para consumir ao pequeno-almoço ou em substituição do jantar.

1 comentário:

  1. Bem haja pelas dicas...
    É um plano detox, para aqui também, sff! ;-)

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