Óleo de coco para que te quero?


Se não é o alimento mais na moda é quase. Toda a gente fala do óleo de coco e de como o usa na sua alimentação, para tirar a maquilhagem ou para branquear os dentes. E eu confesso que também já me rendi por completo às suas aplicações extra alimentares :) Como não adoro o sabor a coco e este óleo tem um sabor bastante presente, tendo a usá-lo mais em receitas que têm ingredientes que o"apagam" muito, como barras de cereais com manteiga de amendoim por exemplo. 

Com este zum zum já recebi imensas mensagens a perguntar se o óleo de coco deve substituir a manteiga ou o azeite, se devemos usá-lo nos bolos e para cozinhar etc... Bem, para dizer a verdade a minha opinião no que toca a este assunto é muito "pés na terra". Sim, devemos usá-lo, sim tem benefícios, sim tem um sabor agradável para cozinhar (se gostar de sentir o sabor frutado). Mas não nos podemos esquecer que o azeite é a gordura de excelência. Tem um perfil nutricional mais saudável, é mais fácil de encontrar e, sejamos realistas, é bastante mais económico. Por isso, a minha opinião é, como de costume, que devemos variar e ir alternando os tipos de gorduras em vez de usarmos sempre as mesmas.

Benefícios:
  •  Aguenta temperaturas muito elevadas: Como só oxida acima dos 250 graus pode ser usado como substituto da manteiga em bolos que precisem de cozer no formo a 200 graus, por exemplo, ou para fritar batatas.
  • Ajuda a regular o metabolismo contribuindo para a perda de peso: Apesar de ser constituído maioritariamente por gordura saturada (a menos benéfica para o organismo), contém acidos gordos de cadeia média que ajudam a melhorar o funcionamento do fígado e do metabolismo energético.
  • É muito hidratante: Devido ao seu perfil lipídico ajuda a hidratar o corpo por dentro e por fora deixando a pele mais macia e o cabelo mais brilhante. Pode aplicar este óleo na ponta do cabelo, deixar atuar durante 30 min a 1 hora e depois lavar. Pode ainda juntar a sal ou açúcar e fazer um esfoliante de corpo para usar no banho.
  • Pode ser usado para a higiene dentária: devido às suas propriedades antibacterianas e antibióticas, antes de lavar os dentes com a pasta pode esfregar um pouco de óleo de coco sobre os dentes para ajudar a eliminar a placa bacteriana.
  • Tem capacidades desodorizantes: Devido à presença de ácido láurico, o óleo de coco consegue neutralizar algumas bactérias produtoras de maus odores.

Sem comentários:

Enviar um comentário