Manteiga de amendoim vs Manteiga de amêndoa

Uma vez mais, numa tentativa de dar resposta às vossas perguntas, hoje decidi fazer um post sobre as manteigas de frutos secos. Como fã incondicional de manteiga de amendoim tenho que admitir que esta é a que tem o sabor que mais gosto em receitas relativamente doces. No entanto, para barrar no pão ou em tostas, prefiro manteigas de amêndoa ou sésamo que não são tão intensas. 
Sendo a manteiga de amendoim mais comum, tende a ser mais industrializada, com mais aditivos (Ex: sal, açúcar, etc…), no entanto, se quer ter a certeza de que a sua manteiga é a mais pura possivel pode sempre fazê-la em casa usando um triturador potente. Neste caso pode adicionar apenas uma pitada de sal para temperar e triturar até obter uma pasta. Deverá guardar em ambiente seco e ao abrigo da luz solar e consumir num espaço de cerca de 2 meses para não oxidar. 
Em termos de gordura, são ambas ricas em gordura monoinsaturada apesar de a manteiga de amêndoa ser um pouco mais. Esta gordura é uma excelente protetora cardiovascular pelo que é uma alternativa ideal à manteiga de vaca. Em termos de macronutrientes a manteiga de amendoim tem mais proteína mas a manteiga de amêndoa tem mais fibra. Não sabe bem qual escolher? Veja a tabela abaixo e tire as suas conclusões:
Manteiga de amendoim
Manteiga de amendoa
Vencedor
Boa fonte de gordura monoinsaturada
Excelente fonte de gordura
monoinsaturada
Amêndoa
Contém mais vitaminas dos complexo B e
selénio
Contém mais vitamina E, cálcio, ferro e
magnésio
Empate
Rica em fibra
Amêndoa
567Kcal/100g
576Kcal/100g
Amendoim
Rica em proteína
Amendoim
Contém uma elevada taxa de contaminação
por aflotoxina
Rara contaminação por aflotoxina
Amêndoa
Muito poder saciante
Muito poder saciante
Empate

0 Comentários

Deixar Comentário