Stevia, o bom, o mau ou o vilão?

A stevia é uma planta com substâncias capazes de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar. Para quem não consegue largar o vicio do açúcar a stevia pode ser uma opção que não estimula tanto a produção de insulina e que não tem grande influência sobre o consumo calórico. Além disso, até à data, acredita-se que esta planta pode ser consumida por diabéticos com segurança. 

Comparativamente com outros adoçantes a stevia é mais natural pelo que acaba por ser sempre uma opção mais saudável. 

Então qual é o problema da Stevia?

É que raramente encontramos stevia pura no mercado. Ou seja, devido ao custo elevado da stevia, este é um produto que raramente é vendido puro sendo, muitas vezes, combinado com sorbitol, maltitol e outros açúcares alcoois que têm valor calórico considerável e que interferem com a produção de insulina além de afetarem também o metabolismo do fígado. 

Ora vejamos:

Ingredientes: Maltodextrina, edulcorante: glicosídeos de esteviol(2,2%), aromas naturais. Glicosideos de esteviol são extratos naturais da folha de stevia.


Ingredientes: LACTOSE (provém do LEITE), edulcorante (glicosideos de esteviol*), aromas naturais, emulsionante (carboximeticelulose de sódio), antiaglomerantes (cálcio de ácidos gordos, dióxido de silício).


Ingredientes: Eritrirol, glicosideos de esteviol (2,2%)

Ingredientes: água, glicerol, edulcorante: glicosídeos de esteviol (<10%) (dos quais 60% de rebaudiosideo A), regulador de acidez: ácido cítrico, conservante: sorbato de potássio.

Ingredientes: Bicabornato de sódio, Edulcorante: glicosídeos de esteviol (27,3%) (dos quais 97% de rebaudiosídeo A), citrato monossódico, lactose e estereato de magnésio


Ingredientes: Eritritol (>99,5%), Edulcorante: glicosídeos de steviol (rebaudosídeo A) (<0,5%)

Ou seja, a stevia poderá ser uma excelente opção de adoçante em produtos pré-embalados como alternativa ao açúcar ou mesmo como adoçante simples para usar no café ou na confeção de doces. Ainda assim deverá ler bem o rótulo dos produtos para ver se não existem outras fontes de açúcar ou adoçantes, como é o caso destes cereais que possuem stevia e outro adoçante, em maior quantidade, o isomalte.

O ideal será evitar o consumo de produtos doces de uma forma geral, no entanto, não o podendo fazer de forma radical, eu prefiro usar tâmaras, mel ou açúcar mascavado escuro do que adoçantes processados com uma quantidade muito pequena de stevia.

Em alternativa pode ainda comprar a planta da stevia, triturar as folhas e obter daí uma pasta doce que poderá adicionar à base de bolos, panquecas, misturas de cereais, etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário