Substitutos saudáveis para o café


Recebo imensas perguntas de pessoas que precisam de energia ao longo do dia mas que não querem abusar do café ou que não podem mesmo bebê-lo. Por isso, o post de hoje é dedicado a alguns produtos que pode usar como fonte de energia sem sofrer dos efeitos secundários da cafeína. Além das típicas bebidas de cereais, as minhas sugestões são:

Batidos de fruta e legumes
A minha fonte preferida de energia. Por serem fontes de vitaminas, minerais e micronutrientes os batidos de fruta e legumes são a melhor forma de dar ao corpo energia rápida e os nutrientes de que precisa para por o metabolismo a trabalhar. Além disso são uma excelente forma de fazer um pequeno-almoço saciante sem deixar uma sensação de peso no estômago.

Chá verde
Apesar de conter cafeína, a quantidade desta é muito inferior. Devido ao seu teor de catequinas e outras substâncias antioxidantes,  tem diversas propriedades para a saúde nomeadamente a proteção contra o envelhecimento celular, o reforço do sistema imunitário, o combate ao colesterol, a prevenção de doenças cardiovasculares e ainda a prevenção de alguns tipos de cancro.

Chá de alcaçuz
Apesar de não conter cafeína o alcaçuz tem uma ação importante sobre as glândulas supra-renais que estão diretamente ligadas à resposta a situações de stress. Esta planta é rica em flavonoides, vitaminas do complexo B e ainda glicirrisina que lhe conferem propriedades antibióticas, digestivas e cicatrizantes.

Chá de gengibre

O gengibre é um excelente digestivo, sem cafeína, mas com um poder fantástico de por o metabolismo a trabalhar. É ainda uma ajuda ótima para quem sofre de enjoos. Para fazer o chá basta colocar um pouco da raiz de gengibre em água a ferver e deixar atuar durante 5 minutos. Se deixar muito tempo o chá fica com um sabor super picante, atenção! 


Sem comentários:

Enviar um comentário