Substitutos saudáveis para o café

Recebo imensas perguntas de pessoas que precisam de energia
ao longo do dia mas que não querem abusar do café ou que não podem mesmo
bebê-lo. Por isso, o post de hoje é dedicado a alguns produtos que pode usar
como fonte de energia sem sofrer dos efeitos secundários da cafeína. Além das típicas bebidas de cereais, as minhas
sugestões são:
Batidos de fruta e legumes
A minha fonte preferida de energia. Por serem fontes de
vitaminas, minerais e micronutrientes os batidos de fruta e legumes são a
melhor forma de dar ao corpo energia rápida e os nutrientes de que precisa para
por o metabolismo a trabalhar. Além disso são uma excelente forma de fazer um
pequeno-almoço saciante sem deixar uma sensação de peso no estômago.

Chá verde
Apesar de conter cafeína, a quantidade desta é muito
inferior. Devido ao seu teor de catequinas e outras substâncias antioxidantes,  tem diversas propriedades para a saúde
nomeadamente a proteção contra o envelhecimento celular, o reforço do sistema
imunitário, o combate ao colesterol, a prevenção de doenças cardiovasculares e
ainda a prevenção de alguns tipos de cancro.
Chá de alcaçuz
Apesar de não conter cafeína o alcaçuz tem uma ação
importante sobre as glândulas supra-renais que estão diretamente ligadas à
resposta a situações de stress. Esta planta é rica em flavonoides, vitaminas do
complexo B e ainda glicirrisina que lhe conferem propriedades antibióticas,
digestivas e cicatrizantes.
Chá de gengibre

O gengibre é um excelente digestivo, sem cafeína, mas com um
poder fantástico de por o metabolismo a trabalhar. É ainda uma ajuda ótima para
quem sofre de enjoos. Para fazer o chá basta colocar um pouco da raiz de
gengibre em água a ferver e deixar atuar durante 5 minutos. Se deixar muito
tempo o chá fica com um sabor super picante, atenção! 
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