Granola e Muesli Caseiro - Como fazer

Como sabem não sou muito adepta de comprar mueslis e granolas já feitos. Prefiro fazer as minhas misturas em casa e saber exactamente a quantidade de açúcar e gordura que coloco e que não estou a consumir quaisquer aditivos químicos nos meus cereais. As vossas misturas caseiras podem ser consumidas por toda a família, inclusivamente pelos mais pequeninos, a partir dos 2 anos, aproximadamente, Esta é das minhas receitas preferidas e, salvo algumas variações é a que tenho sempre em casa. Sabem como fazer? A ideia é variarem sempre um pouco a base para irem buscar nutrientes diferentes e depois fazerem misturas de frutos secos e fruta desidratada que sejam do vosso agrado:

Flocos de cereais Integrais
Hoje em dia já se encontram imensos flocos de cereais integrais quer nos supermercados quer nas lojas de especialidade. Se quiserem uma mistura sem glúten têm já várias opções (flocos de arroz, milho, millet, soja, trigo sarraceno, quinoa e aveia sem glúten). Para a granola básica tenho o cuidado de comprar sempre flocos sem adição de açúcar, na sua forma mais simples possível.

Aveia
Trigo
Centeio
Cevada
Arroz
Millet
Milho
Soja
Trigo sarraceno
Trigo espelta
Quinoa


Frutos secos
Podem comprar também frutos secos em diversos tipos de superfícies, desde que tenham o cuidado de comprá-los sem adição de sal ou açúcar :) Podem comprar com a pele para que tenham mais fibra e alguns minerais mas o ideal é terem uma mistura de vários frutos secos para obterem a maior variedade minerais e uma boa quantidade de ácidos gordos ómega 3 e 6.

Nozes
Amêndoas
Avelãs
Cajus
Amendoins
Noz macadâmia
Castanha do Brasil
Castanha
Pistácios


Sementes
Com a crescente moda das sementes, também já as encontram um pouco por todo o lado. As sementes contêm uma excelente quantidade de gorduras que funcionam como protetores cardiovasculares e de fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do trânsito intestinal.

Sementes de linhaça
Sementes de chia
Sementes de girassol
Sementes de sésamo
Sementes de abóbora
Sementes de papoila


Toppings
Geralmente escolho toppings que dêm um sabor doce aos meus cereais tendo em conta que, até agora, os ingredientes selecionados não contêm quaisquer tipos de açúcares. Os que mais gosto são:

Arandos desidratados
Flocos de coco
Manga desidratada
Pepitas de chocolate
Maçã desidratada
Banana desidratada


Para tostar
Se fizerem muesli basta juntarem os ingredientes que referi, misturarem tudo e está pronto. Se quiserem fazer granola podem juntar ingredientes que dêm um sabor mais doce e torrado, para isso uso geralmente azeite e mel ou só manteiga de amendoim. Podem experimentar ingredientes como:

Óleo de coco
Azeite
Manteiga de amêndoa
Manteiga de amendoim
Manteiga de sésamo
Mel
Geleia de arroz
Geleia de milho

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