Taças de açaí, sim ou não?

Tendo em conta o recente burburinho criado em torno das taças de açaí  e a sua crescente popularidade, hoje o post é sobre esta refeição. Será que é saudável? Será que é muito calórica? Vamos ver.
O açaí é uma baga super rica em antioxidantes, sobretudo antocianinas, cujo consumo regular está associado à diminuição do risco cardiovascular e da incidência de cancro. No entanto, comparando o sumo de açaí com outros sumos comuns como o de romã, o de uva ou de mirtilo, o seu teor de antioxidantes era menor.
Apesar de o açaí ser publicitado por ajudar na perda de peso e reverter a diabetes tipo 2, não existem estudos que suportem estas afirmações. Ou seja, ainda existe muita publicidade enganosa em torno deste fruto com a qual devemos ter cuidado. 
Em relação ao açúcar, não existem muitos estudos sobre a concentração de açúcar no açaí, no entanto, os dados apontam para menos de 2g por 100g, o que é um valor muito bom. Já numa taça de açaí, muitas vezes são adicionadas bananas e manga ao fruto que contêm mais açúcar e calorias. Em termos calóricos, o açai tem cerca de 70Kcal por 100g e cerca de 5g de gordura, valores bastante equilibrados para uma fruta.
Ou seja, as taças de açaí são saudáveis, desde que não tenham muito açúcar adicionado e podem ser incluídas numa alimentação saudável. O seu valor calórico total depende muito dos alimentos que lhe forem adicionados mas, uma base de fruta sem açúcar e um topping de 2 colheres de sopa de granola constituem um pequeno-almoço equilibrado e completo.
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