Cheesecake s/ açúcar e s/glúten com compota de framboesa e chia


Dezembro chega em força e com ele começam a apetecer muitas delicias doces para o Natal. Por isso a minha sugestão de hoje é este cheesecake mega saudável, sem adição de açúcar e com uma compota caseira de framboesas e chia. A compota podem adaptar para as frutas que mais gostarem e até colocá-la em bolachinhas, iogurtes, tostas, panquecas, etc...
Cheesecake sem açúcar com compota de framboesa e chia
(Receita e fotos de I quit Sugar)
Ingredientes
Para a base
220g de avelãs
220g de flocos de coco desidratado
220g de farinha de amêndoa
120g de óleo de coco 
Para o recheio
750g de queijo creme (quark, mascarpone, quark de soja ou creme de tofu)
2 colheres de sopa de iogurte ou iogurte de soja
3 colheres de sopa de leite de coco
170 de Geleia de arroz
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
Para a compota de framboesa e chia
1 chávena de framboesas
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de geleia de arroz
2 colheres de sopa de chia

Preparação
Para a compota: Coloque todos os ingredientes num triturador até formar uma pasta cremosa. Se for necessário junte mais um pouco de água.

Coloque a mistura num tacho e cozinhe em lume médio até começar a formar bolinhas. Reduza o lume e cozinhe durante mais 5 minutos mexendo sempre. Guarde num recipiente fechado no frigorífico durante até uma semana. 

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Para a base: Triture as avelãs num processador até ficarem com uma textura fina. Junte a farinha de amêndoa, o coco e o óleo de coco e misture com as mãos para juntar os ingredientes. Se a massa estiver muito solta junte mais óleo de coco. 

Forre uma forma de tarte com papel vegetal e calque bem a mistura no fundo. Leve ao forno durante 5 a 8 minutos para tostar, retire e deixe arrefecer completamente.

Misture o queijo creme, o iogurte, o leite de coco, a geleia de arroz, o ovo e a baunilha numa taça e misture bem. Verta para a forma com a base do cheesecake e leve novamente ao forno durante 20 a 30 minutos a 170ºC. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 2 horas, para que fique bem firme. 

Verta a compota sobre o cheesecake e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário