“Leites” de vegetais para crianças, sim ou não?

Muitos pais perguntam-me se podem dar bebidas de soja aos bebés e crianças, como alteranativa ao leite de vaca. A resposta, geralmente, é sim, mas nunca antes dos 12 meses e sempre sob a supervisão de um nutricionista ou pediatra. Apesar de não existirem muitos estudos sobre o efeito da soja em bebés, devido à sua concentração de fitoesterois e alumínio, não se consideram estas bebidas aconselháveis em bebés com menos de 1 ano de idade. 

O teor de gordura destas bebidas, embora não saturada, pode ainda
promover o aumento de peso nas crianças. Além disso, as leguminosas, incluindo
a soja, não devem ser ingeridas antes dos 9 meses de idade sob o risco de
provocarem reações alérgicas nos bebés. 
Se o bebé for alérgico ao leite de vaca, vegano ou se os pais não
quiserem oferecer-lhe leite de vaca por opção própria, existem já no mercado
fórmulas infantis à base de soja, que podem ser ingeridas sob a supervisão do
nutricionista. As imagens abaixo são alguns dos exemplos destas fórmulas:

        
A partir dos 12 meses os bebés já podem variar as bebidas vegetais com mais segurança e existem mesmo algumas marcas que contêm fórmulas específicas para crianças, ex:
Relativamente às bebidas vegetais sem soja, o ideal será ir variando o mais possível entre amêndoa, aveia, arroz, avelã, trigo espelta etc… para que consiga uma maior variedade de nutrientes. Deve optar, sempre que possível, por variedades sem adição de aromas (como baunilha
ou chocolate) ou açúcares/adoçantes adicionados, tais como xarope, dextrose ou
açúcar de cana. As bebidas vegetais biológicas têm, normalmente, teores de açúcar e gordura mais reduzidos. Além disso, não contêm organismos geneticamente modificados sendo, por isso, mais saudáveis. Ex:

No caso das crianças que só gostam de consumir estas bebidas com sabores como chocolate, baunilha ou morando, tenha apenas em atenção que terão um teor de açúcares muito mais elevado e que, por essa razão, deve ter atenção aos alimentos com as quais as combina para que a refeição não fique demasiado doce e com uma elevada carga glicémica. Ou seja, evite dar estas bebidas aos seus filhos com cereais com açúcar, bolachas, ou bolos. Ex:

1 Comentários
  • Sonia Lopes

    Responder

    Dra. Mafalda. Tenho dois filhos de 3 e 1 anos de idade. o mais velho já consome leite de Aveia e o mais novo vai começar agora, após o consumo de leite em pó. A Pediatra tem conhecimento deste regime alimentar, mas no caso do meu filho mais novo, tem algum receio na substituição do leite por causa do valores do cálcio. Fui confrontada com a falta de informação sobre o cálcio existente nas embalagens de leite vegetal biológico. No caso destes produtos biológicos, acha que devo substituir por leites com adição de vitaminas e minerais? Não consigo encontrar informação sobre os níveis gerais de cálcio presentes nos leites de aveia

Deixar Comentário