Açúcar ou adoçante, o que é pior?

Várias pessoas consideram o adoçante
como uma alternativa saudável para adoçar e conseguirem cortar nas calorias.
Mas, será que é mais saudável?
Apesar de, de forma correta, a sacarose
(açúcar de mesa) também ser um considerada um adoçante, quando falamos de
adoçantes falamos sobretudo de edulcorantes que têm poucas calorias e um poder
adoçante dezenas ou mesmo centenas de vezes superior ao do açúcar.
Estes edulcorantes podem ser naturais (ex:
stevia, frutose) ou artificiais (ex: sacarina, ciclamato, aspatame, acessulfame
K, sucralose, perilartina e xilitol).
 Apesar de, originalmente, os adoçantes
serem recomendados para pacientes com patologias como hipertrigliceridémia e
diabetes, hoje em dia já os vemos em inúmeros produtos, sobretudo em versões
light, diet ou consideradas saudáveis. A questão que se coloca e que ouço
inúmeras vezes é, será que compensa esta troca?
Alguns estudos têm respondido exatamente
que não, e que a sacarina, o aspartame e o acessulfame K estão associados ao
aumento de peso. Este tem a ver com o fato de aumentarem o apetite por doces.
Sabe-se também que o nosso organismo não
reconhece grande parte dos edulcorantes artificiais
e que, por esse motivo, não
sabe como metabolizá-los. O que acontece é que as substâncias que os constituem
se vão acumulando no organismo, sobretudo no fígado, e acabam por dar origem a
alguns estados inflamatórios. O aspartame tem sido, inclusivamente, muito
estudado devido à relação que tem demonstrado com o desenvolvimento de tumores
cerebrais e com a doença de alzheimer. Apesar de os estudos não serem muito
conclusivos, estas associações são suficientemente alarmantes para termos
alguns cuidados no seu consumo.
Por outro lado, como sabemos, o consumo
regular de açúcar está associado a diversas doenças,
nomeadamente
hiperatividade, inflamações, desequilíbrios no sistema hormonal, desequilíbrios
no metabolismo da insulina, aumento de peso, estados de irritabilidade, aumento
do risco de síndrome metabólica etc…
Analisando bem estes dois tipos de
produtos o ideal seria que reduzíssemos ao máximo o consumo de ambos. A melhor
forma de evitar os adoçantes, já que são introduzidos em diversos alimentos processados,
será diminuir o seu consumo. Os alimentos que mais contêm edulcorantes
artificiais são:
  • Iogurtes
  • Bolachas
  • Cereais de pequeno-almoço
  • Batatas fritas
  • Sumos
  • Refrigerantes
  • Chocolates
  • Purés de fruta
  • Gelatinas
  • Tostas

Como alternativa existem alguns ingredientes
naturais com índice glicémico mais baixo e que podem ser usados para adoçar as
suas receitas:
  • Puré de fruta natural
  • Sumo de fruta natural
  • Açúcar de coco
  • Xarope de tâmaras
  • Xarope de coco
  • Xarope de agave
  • Xarope de arroz
  • Xarope de milho

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