Soja, será segura?

Hoje resolvi dedicar um post a um assunto que está constantemente na berra e sobre o qual me perguntam muito. Será que é segura? Podemos consumir sem efeitos secundários? Apesar de ser um alimento fonte de proteínas, com baixo teor de gordura saturada, rica em fibra, cálcio e ferro, tem sido largamente estudada em vários campos devido ao seu teor de isoflavonas, nos quais pode ser mais ou menos conclusiva:

  • Fertilidade: Estudos em ratinhos fêmeas expostas a altas concentrações de isoflavonas mostraram que a fertilidade diminui em na idade adulta. No entanto, os estudos realizados em humanos não demonstraram esse efeito. 
  • Tensão arterial: as isoflavonas têm mostrado favorecer a produção de oxido nitrico que pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e a diminuir a tensão arterial.
  • Colesterol: Devido aos seus teores de proteina e fibra ajuda a reduzir o teor de colesterol LDL no sangue. Alguns estudos indicam que a exposição a isoflavonas de soja pode melhorar a função endotelial e diminuir o risco de ateroesclerose. 
  • Função tiroideia: os estudos demonstram que a soja não interfere com o funcionamento da tiroide mas pode interferir na absorção de medicação para este.

  • Menopausa: Alguns estudos associaram a ingestão de soja ao alivio dos sintomas da menopausa, no entanto outros estudos mais recentes não demonstraram qualquer associação. 
  • Osteoporose: Os estudos mais recentes não demonstram efetividade das isoflavonas de soja na diminuição da perda de massa óssea na menopausa.
  • Medicamentos: A ingestão de soja e de medicamentos que contenham estrogénio ou varfarina pode diminuir a ação destes medicamentos. 
  • Cancro da mama: Nas doses normais de isoflavonas, obtidas através dos alimentos, não está demonstrada nenhuma relação entre o consumo de soja e o cancro da mama. Mulheres com cancro de mama ou risco de desenvolvê-lo devem discutir com o seu médico o consumo de soja e derivados. 
Hoje em dia são inúmeros os alimentos que contêm soja, se lerem bem os rótulos vêm que há bolachas com soja, cereais com soja, barras de cereais com soja, chocolates com soja, enfim… Fora isso, as fontes mais óbvias são:
  • Bebidas de soja
  • Tofu
  • Edamame
  • Rebentos de soja
  • Tempeh
  • Miso
  • Molho de soja
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