Pão de quinoa sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita deliciosa a propósito do meu livro novo Superalimentos – refeições com mais vida (se ainda não leram têm que o ir espreitar, está mesmo lindinho 🙂 ) Peguei na receita da Marta e adaptei-a um bocadinho ao meu gosto para ficar mesmo sem glúten. E o resultado foi tãoooo bom!! Estou fã deste pão tão rápido e saudável. Não há mais barrigas inchadas ao pequeno-almoço!
Nesta receita vamos usar quinoa que é um pseudo-cereal, isto porque não pertence à
família dos cereais mas sim à dos espinafres e das beterrabas. Originaria dos
Andes, era consumida pelos incas já há mais de 10000 anos.  Como não contém glúten, pode ser aconselhada
a doentes celíacos ou a pessoas que pretendam eliminar esta proteína da sua
alimentação.
Trata-se de uma fonte de proteína vegetal completa, contendo
todos os aminoácidos essenciais para o organismo incluindo a Lisina,
respondável pela restauração dos tecidos, e a Metionina, importante para a
desintoxicação hepática, geralmente encontrados em fontes de proteína animal.
Contém hidratos de
carbono de baixo índice glicémico que ajudam a promover a libertação de energia
de forma mais lenta e a sensação de saciedade.
Contém ácidos gordos
ómega 3 e 6 que são importantes anti-inflamatórios e protectores
cardiovasculares. Ó ómega 3 desempenha ainda um importante papel como
anti-depressivo e como protector osteoarticular.
Fornece magnésio que
ajuda a controlar os impulsos nervosos e a estabilizar situações de
irritabilidade; manganês, essencial para um crescimento saudável; e potássio,
essencial para o controlo da tensão arterial.
É ainda rica em
ferro que ajuda a evitar situações de cansaço excessivo, e cálcio que contribui
para o desenvolvimento e crescimento ósseo. A quinoa pode ser
consumida cozida de forma salgada como acompanhamento de pratos, para
enriquecer saladas ou em farinha para base de pães, massas de quiches, pizzas
ou bolos. Pode também cozê-la com bebidas vegetais ou leite e fazer sobremesas,
pudins, cremes ou papas de pequeno-almoço.

Pão de quinoa sem glúten
Ingredientes
10 colheres de sopa de farinha de quinoa 
3 ovos
1 banana madura esmagada
1 colher de sopa de fermento sem glúten
2 colheres de sopa de quinoa Iswari
Sal

Preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Bata todos os ingredientes até obter uma massa uniforme. Forre uma forma de pão com papel vegetal. Cubra com a massa e leve ao forno a 180ºC durante 25 minutos.
Nota: Pode cortar em fatias, congelar e ir torrando para o pequeno-almoço.

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