Papa de quinoa com laranja

Já vos tinha falado aqui da quinoa e dos seus benefícios. É um pseudo-cereal que:

  • Não contém glúten;
  • É uma fonte de proteína vegetal completa com os 8 aminoácidos essenciais;
  • Contém hidratos de carbono de libertação lenta que ajudam a prolongar a sensação de saciedade;
  • Contém ácidos gordos ómega 3 e 6 que são protectores cardiovasculares. O ómega 3 pode ainda ser considerado um anti-depressivo natural e protector osteoarticular;
  • Contém magnésio que ajuda a prevenir situações e irritabilidade;
  • É rica em ferro que ajuda a prevenir a sensação de cansaço excessivo.

Posto isto, considero a quinoa um dos meus superalimentos de eleição no meu Livro e acho que é excelente para consumir quer doce quer salgada. Hoje mostro-vos uma receita para prepararem a quinoa doce, no entanto, se preferirem a versão salgada, fiquem-se pela parte de cozer com água e sal e, quando estiver pronta, sirvam como acompanhamento (como se fosse arroz), misturada em saladas ou até envolvida em legumes aos cubinhos e especiarias.

Papa de quinoa com laranja

Para 1 pessoa

Ingredientes

3 colheres de sopa de quinoa

150ml de água

100ml de bebida de amêndoa sem açúcar

Raspa de 1 laranja

Sal

Para polvilhar:

1 peça de fruta a gosto (usei meio quivi e meio pêssego)

1 colher de sopa de sementes a gosto (usei uma mistura que faço em casa com sementes de girassol, sementes de abóbora e bagas de goji)

Preparação

Colocar a quinoa, a água, a raspa de laranja e uma pitada de sal num tacho. Cozer em lume brando até que a água se evapore.

Juntar a bebida de amêndoa e cozer mais um pouco até obter uma mistura cremosa.

Verter para uma taça, servir com fruta por cima e polvilhar com sementes a gosto.

A taça é lindaaa e é da Cerâmicas na Linha 

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