10 dicas para desintoxicar todos os dias

10 dicas para desintoxicar todos os dias

Durante as férias as nossas rotinas mudam bastante e tendemos a permitir-nos erros alimentares como petiscos, gelados, bolas de berlim, e outros excessos. Por isso, o regresso ao trabalho chama por uma limpeza do corpo e um voltar às rotinas.

O corpo elimina toxinas através da pele, da urina e das fezes. Uma boa sudação, beber água de forma adequada e ter um trânsito intestinal regular são factores chave para que o nosso corpo consiga eliminar substâncias tóxicas. Estas toxinas são responsáveis por sintomas como envelhecimento precoce, aumento de peso, inchaço abdominal, digestões difíceis, cansaço excessivo entre outros. Podemos ajudar o nosso corpo a eliminar toxinas de forma eficiente ao praticarmos uma alimentação equilibrada, completa e variada que seja pobre em substâncias tóxicas. Ao fazermos pequenas coisas no nosso dia-a-dia damos a capacidade ao nosso corpo de se livrar destas toxinas de forma eficiente e de metabolizar corretamente os nutrientes para que não estejamos a acumular gordura em demasia. Por isso, aqui ficam 10 dicas que podemos tentar adotar para desintoxicarmos um bocadinho todos os dias:

  1. Beber um copo de água com limão ao acordar

Eu tenho este hábito há muitos anos e adoro. O sumo de limão ajuda o meu corpo a despertar mais as suas defesas.

Se quer manter a sua circulação ativa e o seu sistema intestinal a funcionar de forma adequada beba água ao longo de todo o dia até atingir 1.5L a 2L, dependendo das suas necessidades.

  1. Consumir curcuma

A curcuma tem propriedades fantásticas na desintoxicação do fígado, tem efeitos anti-inflamatórios, e já provou ter efeitos incríveis na prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas. Apesar de ainda não ser muito comum a sua utilização, já a conseguimos encontrar em diversos supermercados e lojas de alimentação saudável.

  1. Consumir mais alimentos de origem vegetal

Os cereais, os tubérculos, as leguminosas, os frutos secos, a fruta e os legumes, são todos alimentos super nutritivos e que nos fornecem pré-bióticos e substâncias desintoxicantes e antioxidantes essenciais para combatermos diversas doenças.

Experimente incluir maior variedade de cereais na rua refeição, use e abuse dos legumes e da fruta e consuma alimentos como lentilhas, teff, amaranto, trigo espelta, quinoa, millet, etc…

  1. Consumir apenas a energia que precisamos

Quando comemos alimentos a mais ou alimentos pouco nutritivos o nosso corpo acumula substâncias tóxicas que não precisa. Para se livrar delas coma quantidades adequadas de alimentos e escolha-os bem. Opte pelas cores, pela variedade de sabores e texturas e esqueça a alimentação monótona.

  1. Beber infusões de plantas

Plantas como o dente de leão, o cardo mariano, o chá verde ou a hortelã ajudam a desintoxicar o fígado e a vesicula melhorando o metabolismo das gorduras.

  1. Comer alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C ajuda a produzir glutationa, uma substância que ajuda a eliminar as toxinas. Consuma mais laranjas, limão, toranjas, quivis, tomate e frutos vermelhos.

  1. Consumir mais alimentos fermentados

Os alimentos fermentados como iogurte, kefir, tofu, seitan, pickes ou miso ajudam a manter a flora intestinal saudável, permitem que o intestino absorva mais adequadamente os nutrientes e ajudam a eliminar as toxinas de forma eficiente.

  1. Ingerir gorduras boas

Muitas vezes tentamos reduzir ao máximo o consumo de gorduras mas este passo pode levar a desequilíbrios hormonais e metabólicos. As gorduras insaturadas como as que estão presentes no abacate, no azeite, nos frutos secos e nas sementes são essenciais para o funcionamento do organismo e para nos ajudarem a eliminar substância nocivas.

  1. Consumir mais Microalgas

As microalgas como a clorela e a spirulina são consideradas superalimentos por ajudarem o organismo a eliminarem substâncias nocivas como metais pesados. São boas adições para batidos, sumos verdes, sopas e molhos para saladas.

Experimente inclui-las com maior regularidade na sua alimentação e notará a diferença.

  1. Dormir bem!

Dormir é das melhores coisas para que o nosso corpo restabeleça energias.Quando não dormimos bem sentimos necessidade de comer alimentos ricos em sal, gordura ou açúcar e o nosso corpo vai se ressentindo.

Descanse e durma bem!

Fotografias Cv love

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.