17 perguntas a fazer antes de começar um plano detox

17 perguntas a fazer antes de começar um plano detox

Vai seguir o meu regime de detox em 3 fases, aqui ficam algumas das perguntas e respostas mais frequentes. Comente este post com as suas dúvidas ou preocupações adicionais 🙂 E ja sabe, para um plano detox certinho venha fazer uma consulta de nutrição comigo para que o possa ajudar.

  1. Como é que eu sei se o meu corpo precisa de desintoxicar?

Um corpo com necessidade de um regime detox apresenta sinais típicos como: oscilações constantes de peso, ganhos de peso inexplicáveis, cansaço, letargia geral, irritabilidade, falta de motivação, dores de cabeça, retenção de líquidos, flatulência, intolerância a nutrientes, oscilações de humor, mau humor, indigestão, sono não descansado etc…

2. Como é que posso perder peso através de uma dieta detox?

O corpo tem capacidade de se purificar e limpar incrível. Vários órgãos como o fígado, os rins e a pele metabolizam diariamente toxinas que têm que eliminar. Estas toxinas vêm de origens tão diversificadas como a alimentação, os poluentes do ar, os cosméticos, os medicamentos etc… e acumulam-se em diversas partes do nosso corpo fazendo com que este fique menos eficiente e tenha menor capacidade de resposta. Ao fazermos uma dieta detox damos a capacidade ao nosso corpo de se livrar destas toxinas de forma eficiente e de metabolizar correctamente os nutrientes para que não estejamos a acumular gordura em demasia.

 3. Como é que o meu corpo desintoxica?

O corpo elimina toxinas através da pele, da urina e das fezes. Uma boa sudação, beber água de forma adequada e ter um trânsito intestinal regular são factores chave para que o nosso corpo consiga eliminar substâncias tóxicas. Estas toxinas são responsáveis por sintomas como envelhecimento precoce, aumento de peso, inchaço abdominal, digestões difíceis, cansaço excessivo entre outros. Podemos ajudar o nosso corpo a eliminar toxinas de forma eficiente ao praticarmos uma alimentação equilibrada, completa e variada que seja pobre ou livre de substâncias tóxicas.

4. Por que é que devo escolher um programa de perda de peso que siga uma abordagem detox?

Porque este programa permite aprender a fazer uma alimentação mais correcta de acordo com os nossos hábitos e rotinas e quebrar com o ciclo de mau funcionamento metabólico. Ao iniciar o programa com 3 dias de sumos detox criamos uma estimulação do funcionamento imunitário, livramo-nos das substâncias que não nos permitem eliminar correctamente gorduras e livramo-nos da retenção de líquidos. Criamos inda uma estimulação intestinal que nos ajuda a regular o transito intestinal e o ciclo de eliminação o que nos permite metabolizar melhor o colesterol. Devido ao elevado teor de enzimas, fitonutrientes, vitaminas e minerais deste plano conseguimos restabelecer os nossos níveis de energia, sentimo-nos mais fortes, a nossa pele fica mais bonita e o nosso bem-estar restabelecido.

5. Quantas vezes devo fazer um plano detox?

Sempre que se sentir cansado, sem força, nervoso ou stressado, se não dormir bem e sentir que os alimentos são difíceis de digerir deve aproveitar para fazer uma desintoxicação. O seu corpo precisa de um descanso de tempos a tempos para se manter saudável e activo. Pondere fazer um programa detox de forma regular, sempre que sentir necessidade de se purificar.

6. O que deve ter em atenção durante este plano?

  • Consuma alimentos de origem natural ou biológica sempre que possível
  • Beba 1,5 a 2L de água por dia
  • Tente alimentar-se num ambiente descontraído
  • Mastigue os alimentos diversas vezes para activar o processo digestivo.

7. Que alimentos devo evitar durante este plano?

  • Carnes processadas
  • Álcool
  • Café
  • Açúcar
  • Alimentos fritos
  • Leite e lacticínios
  • Produtos de charcutaria
  • Produtos folhados

8. Por que é que os sumos verdes são importantes?

Os sumos verdes são muito ricos em clorofila que:

  • Ajuda a eliminar toxinas do sangue;
  • Ajuda a desintoxicar o fígado;
  • Promove o desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis;
  • Ajuda a aumentar os níveis de energia do organismo;
  • Melhora o funcionamento do sistema imunitário.

9. Como é que posso manter os resultados do meu detox?

  • Evite consumir refeições demasiado ricas em alimentos tóxicos;
  • Consuma frutos e vegetais com regularidade;
  • Prefira sempre cereais integrais;
  • Faça um pequeno-almoço reforçado rico em proteínas, hidratos de carbono e gorduras saudáveis;
  • Dê preferência às boas gorduras (Ex: azeite, abacate, amêndoas etc…);
  • Mantenha um número mínimo de 5 refeições por dia;
  • Reduza o seu consumo de carnes vermelhas;
  • Mantenha a regra de consumir doces apenas 1 vez por semana;
  • Mastigue várias vezes e evite distracções à hora da refeição (ex: televisão, telemóvel, etc…)
  • Sirva pequenas porções em cada refeição. Ao comer mais devagar verá que não precisará de quantidades tão elevadas;
  • Mantenha-se fisicamente activo;
  • Beba 1,5 a 2L de água por dia;
  • Escolha açúcares mais saudáveis e com baixo indíce glicémico (ex: frutose, mel, agave);
  • Evite alimentos que acidificam o sangue e que o deixam mais vulnerável a infeções (ex: alimentos ricos em açúcar)
  • Faça pelo menos 1 dia detox por semana;

 

10. O meu metabolismo fica mais lento quando faço um plano detox?

Se o seu metabolismo for muito acelerado é possível que desacelere ligeiramente durante o plano detox devido o facto de estar a ingerir menos energia que habitual. Se o seu metabolismo for lento e acumular peso com facilidade, devido à eliminação de toxinas, poderá ficar mais eficiente e acelerado.

 

11. Posso fazer o plano detox mesmo que não queira perder peso?

Devido ao acompanhamento nutricional, durante o plano detox poderá simplesmente fazer uma purificação do organismo mantendo um nível energético adequado às suas necessidades sem que perca peso.

 

12. Como é que me vou sentir durante o plano detox?

O seu humor pode flutuar de algum stress pela ansiedade de mastigar para períodos de bem-estar e serenidade. Estas são reacções normais do corpo por se estar a habituar. Para evitar a sensação de cansaço ou dor de cabeça é importante que, nos primeiros dias, faça exercício físico mais leve para o corpo e que não exija tanta energia. Passados os primeiros 3 ou 4 dias os corpo habituar-se-á e sentir-se-á muito melhor.

 

13. Posso seguir a minha rotina como normalmente ao fazer um plano detox?

Os sumos Detox Original são equilibrados e práticos permitindo-lhe fazer cada refeição onde quer que esteja e o plano nutricional é elaborado para ir de encontro às suas necessidades diárias. No entanto, durante uma fase de detox é importante que tente relaxar e desintoxicar a mente tanto quanto o corpo.

14. Posso continuar a tomar a minha medicação diária durante um plano de detox?

De uma forma geral não haverá contra-indicações com a toma de medicação.

15. O que é que acontece fisiologicamente quando faço um plano detox?

O nosso corpo gasta cerca de 60 a 70% da sua energia a digerir alimentos. Quando ficamos mais de 12h sem o fazer o nosso corpo passa a gastar essa mesma energia na eliminação de toxinas e na regeneração celular tornando-se imunitariamente mais forte.

16. Será que vou sentir uma fome?

A maior parte das pessoas que fazem um plano detox não sente fome de todo. Um plano nutricional bem elaborado, com refeições frequentes e equilibradas permite-nos desintoxicar e perder peso sem sentir fome. Substituir refeições por sumos detox permite-nos dar descanso ao nosso organismo e os nutrientes contidos nestes permitem-nos estabilizar a nossa sensação de saciedade.

17. Posso ter algum défice de nutrientes durante um programa detox?

Não, poderá acontecer até o contrário. Os sumos e alimentos escolhidos durante o programa detox são extremamente ricos em fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais e colmatam algumas deficiências frequentes da nossa alimentação diária.

Fotografias CV Love

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.