Fevereiro 2016

Já tinha saudades de partilhar os meus batidos de pequeno-almoço convosco. Basicamente a altura do dia em que mais uso superalimentos que considero interessantes para a minha saúde! Este tem 2 frutos que adoro: ameixas e amoras, e ainda lhe juntei açaí, um antioxidante excelente para esta altura do inverno e que me ajuda a prevenir as típicas gripes e constipações! Porquê usar Açaí? - Não contêm glutén - É rico em antioxidantes - É rico em vitaminas C, B1 e B2 - Fornece fosforo, ferro e cálcio - Contém antocianinas que participam na prevenção do cancro - Diminui a produção de citoquinas proinflamatórias e ajuda a

É daquelas pessoas que está sempre a "picar" umas bolachinhas, depois uma barra de cereais, mais umas passas ou sementes, mais uns frutos secos e ao fim do dia já comeu muito mais do que devia? Um estudo da revista Environment & Behaviour colocou 2 grupos de pessoas aleatórias, em ambientes diferentes e disse-lhes que poderiam comer tudo o que quisessem (entre opções mais saudáveis e opções mais calóricas e nutricionalmente pouco interessantes). Os ambientes eram: 1) uma cozinha limpa e organizada; 2) uma cozinha suja e desorganizada. Os resultados mostraram que apesar da ingestão de comida saudável não se alterar, o

Uma das perguntas que mais me fazem em consulta é "Que ingredientes posso substituir nas sobremesas para as tornar mais saudáveis e mais light?". Como eu adoro infograficos fiz uma pequena pesquisa e encontrei este que está excelente!! Para quem sofre de alergias ou intolerâncias alimentares, para quem quer ser mais saudável, para quem quer simplesmente provar coisas novas. Aqui ficam algumas sugestões de substituições que pode fazer. -- One of the questions that I ear the most on my nutrition consultations is "What ingredients can I replace in desserts to make them healthier and more light?". As I love infographics, I

Hoje trago-vos mais uma receita deliciosa do blog Primavera Kitchen, umas bolachas de abóbora com pepitas de chocolate, sem farinha. E são de chorar por mais! Bolachas de abóbora com pepitas de chocolate Cerca de 12 bolachas Ingredientes ½ chávena de puré de abóbora (pode cozer a abóbora em água durante 20 minutos e depois reduzir a puré num triturador) 2 colheres de sopa de mel 1 ovo grande ½ colher de chá de extrato de baunilha 2 colheres de sopa de açúcar mascavado ½ colher de chá de canela 1 colher de chá de bicarbonato de sódio Pitada de sal 1 chávena de flocos de aveia triturados até formar uma farinha ½ chávena de

 Esta semana,  o nosso Guest Post é dedicado ao blog Sweet Gula. E é tão bonito, tão saudável e tão quente! :) O que é que te levou a escrever o blog? Sempre gostei de cozinhar, este é um ato que sempre me deu muito prazer. Cresci num ambiente de cozinha, a ver a minha mãe e a minha irmã entre tachos e panelas e com elas aprendi bastante. Com o passar dos anos a minha curiosidade em provar e experimentar receitas novas foi crescendo e aos poucos fui criando os meus cadernos de receitas em papel onde anotava as receitas que ia fazendo. Mais tarde surge a

Fonte Falamos muito em ingerir 1.5L de água por dia mas, nem todas as pessoas têm facilidade em ingerir esta quantidade. Desta forma, podemos tentar escolher alimentos naturalmente ricos em água e que nos ajudam a manter-nos hidratados de forma natural. Alface, espinafres, aipo, courgetes, pimentos, tomate e morangos estão entre os alimentos mais ricos em água. -- We all know that we should drink at least 1.5L of water a day, but not all people have ease to ingest this amount. For that reason, we try to choose foods naturally rich in water and that helps us keep ourselves hydrated naturally. Lettuce, spinach, celery, zuchinni, peppers,

Para comemorar o São Valentim de uma forma muito saudável encontrei esta receita do Blog Primavera Kitchen que achei deliciosa. Assim podemos namorar à vontade sem pecado :) Pudim de Framboesa Para 2 pessoas Ingredientes 3 colheres de sopa de sementes de chia 1 chávena de leite de coco 1 colher de sopa de mel 1 colher de chá de extrato de baunilha 2 chávenas de framboesas frescas 1 colher de sopa flocos de coco Preparação Numa tigela média, misture a sementes e o leite de coco e misture muito bem com uma vara de arames. Adicione o mel e o extrato de baunilha e misture tudo muito bem. Divida a mistura de

Passo a passo podemos fazer pequenas trocas que tornam os nossos hábitos alimentares mais saudáveis. Aqui ficam algumas sugestões: Leite de vaca por bebidas vegetais: Sem lactose e sem gorduras saturadas as bebidas vegetais são menos alergénicas que o leite e, de forma geral, contêm menos gordura. Prefira, sempre que possível, as bebidas de produção biológica que não têm OGM's nem outras toxinas. Se está a tentar cortar nas calorias e no açúcar escolha as bebidas não adoçadas e, preferencialmente, as bebidas de frutos secos. Chocolate por cacau cru: Sem adição de açúcar e sem manteiga de cacau o cacau cru é

Esta semana, o nosso Guest Post é dedicado ao blog Frango do Campo. E é tãoooo delicioso :) O seu blog é um pessoal tem receitas com uma perspetiva muito natural, muito do campo. Sente que é mais fácil manter uma alimentação saudável nesse ambiente? Penso que não. Já vivi em Lisboa por exemplo, e apesar de ter uma vida mais stressante e horários mais complicados de gerir, conseguia manter uma alimentação saudável. É preciso é força de vontade para fazer uma boa gestão do tempo. Preparar a marmita na véspera e ter sempre à mão snacks saudáveis é uma óptima forma de nos mantermos afastados das tentações. Reparei

Além dos alimentos mais óbvios que contêm açúcares adicionados como os refrigerantes, bolos, gomas, chocolates, gelados, leites e iogurtes, cereais, fruta em calda, compotas, bolachas ou barras de cereais, há açúcar por todo o lado, porque ele ajuda a conservar os alimentos e a dar-lhes consistência. Produtos congelados pré-cozinhados, por exemplo, podem conter até dois pacotes de 7 gramas cada por embalagem. Nestes casos o açúcar pode nem ser sentido devido aos sabores que se sobrepõem como o ácido, os temperos ou a temperatura. De uma forma geral o açúcar esconde-se em embalagens de alimentos pré-cozinhados ou processados para realçar o sabor. Deverá ter atenção aos rótulos de iogurtes, gelados, granolas,

ENTRETANTO NA NiT