Junho 2016

Agora que chegou a altura da comida "grab and go", das coisas frescas, leves e práticas para levar para todo o lado, achei que estava na atura perfeita de fazer umas empadas em versão saudável. Como faço tudo de raíz acabam por dar algum trabalho mas, se for mais preguiçoso(a) pode sempre comprar massa quebrada integral e fazer só o recheio ;) Se gostam de caril estas empadas vão deliciar-vos! Empadas integrais de Legumes com caril Ingredientes (para cerca de 6 empadas grandes ou 8/9 pequenas) Informação nutricional aproximada por empada (calculei para o formato grande que me rendeu 6 empadas): 376Kcal; 39.2g de HC;

A Nutrition Australia criou uma nova pirâmide alimentar que me está a deixar mais que satisfeita. Alguém tem que dar o primeiro passo no sentido de se mudarem os paradigmas alimentares a fundo e, neste caso, quem está a ter coragem para isso é a Austrália. Nesta pirâmide podemos ver, nas camadas de baixo, os três grupos principais de alimentos vegetais: Horticolas Frutas Cereais Só estes 3 grupos constituem 70% da alimentação!! YES!! E está lá tudo, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e hidratos de carbono. Processados nem vê-los! As recomendações sugerem a introdução de cereais integrais na alimentação sobretudo arroz integral, aveia e quinoa, e ainda os pães integrais à base de

Conhecem o livro “The China Study”? Se nunca ouviram falar vale a pena investigarem um bocadinho sobre ele. Para mim é um dos melhores livros, senão o melhor, para que qualquer interessado no mundo da alimentação e da saúde consiga perceber o verdadeiro impacto do que comemos. Este estudo foi feito pelas Universidade de Cornell, Universidade de Oxford, e da Academia Chinesa de Medicina Preventiva, e durou pouco mais de 20 anos. Depois de ter sido publicado influenciou muitas figuras publicas a mudarem radicalmente de hábitos alimentares, incluindo Bill Clinton. A mim influenciou-me um bocadinho visto que veio confirmar muitas das coisas que já tinha estudado :) Para vos

Crocante de sardinha com hummus de azeitonas 4 doses Ingredientes 4 tostas integrais com sementes 4 filetes de sardinha em lata ou 2 sardinhas pequenas Para o hummus de azeitona 1 chávena de gão de bico cozido Meia chávena de azeitonas pretas sem caroço 2 dentes de alho 2 colheres de sopa de sumo de limão 2 colheres de sopa de tahini 2 colheres de sopa de azeite 1 colher de chá de orégãos secos Sal Pimenta Rúcula selvagem para polvilhar Azeite para polvilhar Preparação Grelhe os filetes de sardinha temperados com sal e pimenta de ambos os lados. Num triturador coloque todos os ingredientes para o hummus e triture até formar uma pasta. Se for necessário junte mais água ou azeite até obter a textura desejada. Barre o hummus de azeitona nas tostas, sobreponha com o filete

Para comemorar o dia da Criança queria fazer um snack saudável e sem glúten que fosse adaptável para toda a família. Queria uma receita que desse para fazer antes do treino ou a meio de uma tarde mais ativa de trabalho e ainda que fosse prático para colocar na lancheira dos miúdos. Testei esta receita de queques (que, para mim são super práticos de levar para qualquer lado). Como usei farinhas de sementes, estes ficaram mais ricos em gorduras insaturadas e ácidos gordos ómega 3 (anti-inflamatórios e antidepressivos naturais) do que em hidratos de carbono. Por isso são extremamente saciantes.

ENTRETANTO NA NiT