Novembro 2016

Todos os anos ofereço alguns presentes de Natal caseiros que faço a partir da minha cozinha. Este ano descobri este livro, Food Gift Love, e estou completamente rendida às ideias que eles têm. Os presentes que fazemos em casa acabam por ser super personalizados, têm outra atenção para com a pessoa a quem vamos dar e contribuem para que envolvamos mais os miúdos no conceito dos presentes. Podem comprar papel de embrulho liso e pedir-lhes que sejam eles a desenhar, dar-lhes rolhas e cartolinas para eles pintarem e decorarem os presentes, ou mesmo pedir-lhes que sejam eles a encher os

Última receita com castanhas e para mim é a mais reconfortante :) um almoço vegetariano perfeito para este tempo mais frio. Wellington de cogumelos com castanhas (Receita e fotos Waitrose) Para 6 a 8 pessoas Informação nutricional aproximada por pessoa: 455Kcal; 35.1g de HC; 12.6g de Proteína, 29.4g de Lípidos Ingredientes 500g de espinafres frescos 2 folhas de couve portuguesa cortadas em juliana 1 ramo de tomilho fresco 2 dentes de alho 600g de cogumelos brancos frescos 200g de castanhas cozidas descascadas 150g de queijo mozzarela fresco 1 folha de massa folhada rectangular 1 cebola 1 gema de ovo Azeite Sal Preparação Pré-aqueça o forno a 170ºC. Numa frigideira com um fio de azeite salteie a cebola e os alhos

Como sabem não sou muito adepta de comprar mueslis e granolas já feitos. Prefiro fazer as minhas misturas em casa e saber exactamente a quantidade de açúcar e gordura que coloco e que não estou a consumir quaisquer aditivos químicos nos meus cereais. As vossas misturas caseiras podem ser consumidas por toda a família, inclusivamente pelos mais pequeninos, a partir dos 2 anos, aproximadamente, Esta é das minhas receitas preferidas e, salvo algumas variações é a que tenho sempre em casa. Sabem como fazer? A ideia é variarem sempre um pouco a base para irem buscar nutrientes diferentes e depois fazerem

Este é, provavelmente, o tópico que mais abordo nos meus workshops. Devemos consumir um bocadinho de probióticos todos os dias, a bem do nosso sistema imunitário e, por isso mesmo, devemos consumir alimentos fermentados. Como já escrevi no blog sobre a importância dos probióticos hoje escrevo-vos mesmo só sobre como fermentar legumes. Este processo de fermentação deixa-os ricos em probióticos e podemos juntá-los de seguida às sopas, aos nossos cozinhados normais ou consumi-los mesmo assim como um snack, por exemplo.  Este processo de fermentação faz com que as "más" bactérias morram e que os lactobacillus ("boas" bactérias) sobrevivam e convertam a

Tendo em conta o recente burburinho criado em torno das taças de açaí  e a sua crescente popularidade, hoje o post é sobre esta refeição. Será que é saudável? Será que é muito calórica? Vamos ver. O açaí é uma baga super rica em antioxidantes, sobretudo antocianinas, cujo consumo regular está associado à diminuição do risco cardiovascular e da incidência de cancro. No entanto, comparando o sumo de açaí com outros sumos comuns como o de romã, o de uva ou de mirtilo, o seu teor de antioxidantes era menor. Apesar de o açaí ser publicitado por ajudar na perda de peso

Uma receita que me pedem com frequência é exactamente uma base de quiche saudável e que não tenha glutén. Muito bem, aproveitando a época das castanhas, hoje deixo-vos uma ideia bem deliciosa, fácil de fazer e que funciona lindamente :) Base de quiche com castanha sem glúten  Para 1 tarte grande ou 6 mini tartes (Receita e fotos Green kitchen stories) Ingredientes 100g de farinha de arroz (costumo usar esta) 45g de farinha de castanha (costumo usar esta) 2 colheres de sopa de amido de milho 3 colheres de sopa de óleo de coco 5 colheres de sopa e água fria Sal Preparação Misture os 3 primeiros ingredientes numa taça. Junte o óleo

São inúmeros os desafios de fazer com que as crianças se habituem e, sobretudo, que gostem, de ter uma alimentação mais saudável e equilibrada sem estarem sempre a pedir hamburgueres, pizzas, refigerantes gomas e chocolates. No entanto, existem algumas medidas que podemos tentar adotar para que esta tarefa fique facilitada. Aqui ficam as minhas sugestões: 1. Dar o exemplo As crianças aprendem muito com o que vêm e olham para os pais como exemplo, por isso, ter uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo faz com que as crianças sintam que esse é o comportamento normal e adequado e levá-las-á

Tendo em conta que este açúcar é o conhecido açúcar da fruta, recebo imensas perguntas sobre se devemos substituir o açúcar tradicional por frutose. Bem, a resposta não é assim tão simples. Apesar de o nosso organismo poder usar proteínas e lípidos como fonte de energia, a fonte preferencial é a glicose (açúcar convencional), produzida através dos hidratos de carbono. Por essa razão, devemos procurar fontes complexas de hidratos de carbono (ex: fruta, legumes, cereais integrais) que além de energia, nos consigam fornecer fibras, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. No entanto, a "transformação" de glicose em frutose é feita quase totalmente pelo

Mais uma receita excelente para aproveitar a época das castanhas. Esta é ótima para uma pequeno-almoço saciante e nutritivo, sobretudo pós treino :) Batido de castanha com maçã e canela sem lactose (Adaptado da receita de Food Recipes HQ) Ingredientes 6 castanhas cozidas 2 maçãs 2 colheres de sopa de flocos de aveia 250 ml de bebida de amêndoa não adoçada 1 colher de café de canela em pó 1 colher de sopa de sementes de abóbora Preparação Triture todos os ingredientes num copo triturador (excepto as sementes) até obter um liquido cremoso. Caso pretenda uma textura mais liquida junte mais bebida de amêndoa. Sirva polvilhando com as sementes de abóbora.

Esta é outra daquelas perguntas que me fazem quase diariamente. Por isso resolvi escrever um post precisamente para lhe responder. No meu caso, eu tento variar o mais possivel fugindo à manteiga. Se comer manteiga 1 vez por semana é muito. Primeiro porque não como pão todos os dias (gosto de ter sempre um pequeno-almoço diferente ao longo da semana) e depois porque há todo um mundo muito mais saudável e interessante de toppings para colocar no pão e na tostas :) O que eu sugiro: Compotas de fruta sem adição de açúcar  (as que gosto mais são estas e estas) Manteiga de

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