Janeiro 2017

  Algas como nori e agar-agar são, cada vez mais conhecidas e consumidas nos dias de hoje. Por isso, hoje resolvi escrever-vos sobre algumas algas e algumas preocupações que alguns de vocês têm e sobre as quais me questionam. O que é que podemos encontrar nas algas? Ácidos gordos ómega 3,  DHA e EPA, importantíssimos para a prevenção de doenças cardiovasculares, manutenção de uma boa função cognitiva e estabilização do humor. Ferro, essencial para a produção de glóbulos vermelhos e para o funcionamento enzimático. Cálcio, para a formação de ossos e dentes e para a manutenção dos sistemas nervoso e muscular. Vitamina A, essencial para a

Fiz estas bolachas para levar como snack a meio da manhã e ando tão viciada que já se estão a tornar um pecado :) Ao menos é um pecado saudável e proteico. Bolachas de amêndoa e arandos Para cerca de 20 bolachas (Fotos e Receita adaptada de Food Faith Fitness) Ingredientes 4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa 1 chávena de açúcar de coco 1 ovo 1 colher de café de essência de baunilha 1 chávena e meia de farinha de amêndoa 1 colher de chá e meia de fermento Meia colher de café de sal 4 colheres de sopa de arandos desidratados picados Preparação Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa taça bata a

Mais uma das perguntas que fazem constantemente "o que é que eu posso comer entre as refeições principais?". A verdade é que apesar de existir imensa oferta, acabamos por tender a comer sempre as mesmas coisas e a variar pouco o que nos deixa aborrecidos e sem ideias. Por isso hoje resolvi agrupar várias receitas que tenho postado no blog para vos avivar a memória e vos ajudar a seguirem uma alimentação mais interessante e variada. Não são muitos os snacks de compra que recomende, sobretudo no que toca a barras de cereais e bolachas. De uma forma geral acho

Tal como a maioria dos produtos de colmeia, o pólen de abelha tem benefícios fantásticos para a saúde! Já os conhecem? Rico em vitaminas do complexo B e hidratos de carbono é excelente para quem sofre de fadiga constante ou um cansaço característico desta altura do inverno. Para quem sofre de problemas de pele como eczema ou psoriase, o pólen contém aminoácidos e antioxidantes que protegem a pele das agressões e diminuem a inflamação. Devido ao elevado teor de antioxidantes está também muito indicado para problemas respiratórios e alergias como asma e rinite. Contém algumas enzimas que ajudam a tonar a digestão mais fluída e suave

Já que estamos numa altura em que começam muitas mudanças de hábitos alimentares e muitas pessoas querem perder peso, pensei trazer-vos algumas ideias de receitas boas para acompanhamentos e que sejam baixas em hidratos de carbono. Como está frio e não apetece muito comer saladas, optei mais por receitas de legumes no forno, salteados ou estufados :) Fiquem atentos! Assado de brócolos e batata doce Para cerca de 4 pessoas (Fotos e Receita adaptada de Eat yourself skinny) Informação nutricional aproximada por pessoa: 206Kcal; 7.8g de Lípidos, 0.8g de lípidos saturados, 31.4g de Hidratos de Carbono, 7.3g de açúcar, 7.2g de Proteína Ingredientes 2 batatas doces

 Nesta altura do ano os chás e infusões são aliados super importantes quer por nos manterem quentinhos, quer por terem propriedades anti-inflamatórias e que reforçam o nosso sistema imunitário. Em casa tenho uma boa coleção de chás que costumo comprar simples, em folhas e que depois misturo, consoante o objetivo. Já vos falei de outros chás que uso muito, sobretudo para a má circulação, e hoje falo-vos das minhas plantas preferidas para combater as doenças do inverno :) A maior parte destas plantas podem ser encontradas em supermercados mas caso não encontrem podem ir a ervanárias ou lojas de alimentação

Gosta de aveia? Adora o pequeno-almoço? Então esta receita é para si!!! Faça de véspera e, enquanto se arranja de manhã, ponha um bocainho no forno para ficar quente. É de comer e chorar por mais! Aveia no forno com frutos secos e mirtilos Para 6 a 8 pessoas (Fotos e Receita adaptada de Cookie and Kate) Ingredientes 1 chávena de nozes e avelãs picadas 2 chávenas de flocos de aveia 2 colheres de chá de canela 1 colher de chá de fermento em pó 1 pitada de sal 1 colher de cafe de noz moscada 1 chávena e meia de bebida vegetal a gosto (amêndoa, avelã, aveia, coco) ou leite 2 ovos 2

A receita de hoje é tão boa que dá para adaptar ao pequeno-almoço, ao lanche e ao brunch. Super delicioso para o tempo frio, este pão de abóbora é mesmo para se servir quentinho com um chá ou capuccino. Yummm!! Pão de abóbora (Fotos e Receita adaptada de Cookie and Kate) Ingredientes 3 colheres de sopa de azeite Meia chávena de mel 2 ovos 1 chávena de puré de abóbora (cozer a abóbora descascada e reduzir a puré) 2 colheres de sopa de bebida de amêndoa ou leite 1 colher de chá de canela em pó 1 colher de café de gengibre em pó 1 colher de café de noz moscada

Esta semana estou dedicada a este tipo de receitas :) Por isso cá vai mais uma receita de um batido detox super energético, delicioso para um pequeno-almoço cheio de nutrientes! Batido detox de morango e beterraba Para 1 pessoa (Fotos e Receita adaptada de Joyous Health) Ingredientes 2 beterrabas pequenas 1 chávena de morangos Meio pepino 1 rodela de gengibre 1 chávena de bebida de amêndoa sem açúcar Preparação Descasque os legumes e corte-os em cubos. Junte os morangos em rodelas e o gengibre descascado. Coloque tudo num copo triturador e junte a bebida de amêndoa. Triture até obter um batido homogéneo. Sirva de imediato.

No post desta semana sobre detox, dei a sugestão de consumirmos mais regularmente curcuma. Esta raiz tem propriedades: - Anti-inflamatórias - Desintoxicantes - Antidepressivas - Preventivas para a incidência de diabetes Por isso, o post de hoje tem uma receita muito simples e prática de como podemos aumentar o consumo desta raiz ou introduzi-la na nossa alimentação. Este chá, além de super aromático e quentinho, é ideal para combater os males do inverno e fortalecer o sistema imunitário. Têm mesmo que experimentar! Chá de gengibre e curcuma Para 2 canecas (Receita e fotos de Joyous Health) Ingredientes 2 chávenas de água a ferver Meia colher de chá de curcuma em pó ou

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