Manteiga ou Ghee?

É verdade que existem inúmeros ingredientes saudáveis para barrar no pão e tostas. Alias, ainda na semana passada vos falei de um produto que me enviaram chamado azeite para barrar que é o substituto ideal para a clássica manteiga. Mas hoje queria comparar a manteiga tradicional com a clarificada, ou ghee,  já que tenho recebido tantas perguntas sobre isso.

A manteiga clarificada é feita a partir da manteiga tradicional mas, durante o processo em que é obtida, é aquecida lentamente em banho maria fazendo com que os seus constituintes se separem. Ou seja, à manteiga tradicional são removidos os resíduos sólidos, as toxinas e a lactose, obtendo-se uma manteiga clarificada, ou ghee, mais pura e com menor teor de lactose. Além disso os ácidos gordos da ghee são de cadeira média e não de cadeia curta, tornando-a menos prejudicial para o coração.

Comparando a declaração nutricional de uma e outra:

  • 100g de Manteiga: 717 kcal; 81,1g de lípidos, dos quais 51,4g são saturados, 0,06g de hidratos de carbono, dos quais 0,06g são açúcares, 0,85g de proteínas, 11mg de sódio.
  • 100g de Ghee: 989Kcal, 99,8g de lípidos, dos quais 67,9 são saturados, 0g de hidrato de carbono, 0g de açúcares, 0g de proteína e 0g de sal.

Ou seja, a ghee é uma manteiga livre de lactose, um pouco mais saudável mas contém mais gordura, sobretudo gordura saturada característica da manteiga. Por essa razão deverá ser consumida com alguma moderação. Assim sendo, o azeite continua a ser o rei das gorduras! 🙂

 

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