Bacalhau na mesa e um almoço de amigas

Convidei as minhas amigas para almoçar e disse-lhes que iria ser bacalhau. Qual não é a minha surpresa quando uma delas diz “ok, mas então faz disfarçado” e outra “também só gosto se for desfiado”. Tal como eu não gosto de batata doce, algumas das minhas amigas não gostam de bacalhau (vá-se lá entender…). Quando queremos introduzir um toque saudável em ingredientes como o bacalhau e temos 2 cépticas do peixe e uma da alimentação saudável não é fácil, mas eu gosto deste desafio, quanto mais saudável maior é o gozo 🙂

Mas como, a meu ver, desfiar um bacalhau de qualidade é um desperdício, decidi trocar as voltas às miúdas e comprar bacalhau fresco. Já provaram? É muito mais suave, a textura completamente diferente e o sabor também mais subtil. E para acompanhar, continuei a trocar voltas e fiz uma quinoa salteada! O resultado foram 4  miúdas deliciadas à mesa e eu, super vaidosa, a continuar a contagem (Mafalda 1 – 0 Amigas). Fora de brincadeiras, o resultado ficou muito leve, fácil de digerir, nutritivo, fresco e com uma mistura bastante equilibrada entre o tradicional e o recém chegado. Curiosos? Aqui fica a receita:

Lombos de bacalhau fresco no forno com crosta de chutney de tomate e nozes e quinoa salteada com legumes

Para 6 pessoas

Ingredientes

6 lombos de bacalhau fresco Iglo 

6 colheres de sopa de chutney de tomate

60g de nozes

1 chávena e meia de quinoa branca

2 cenouras

200g de brócolos Iglo 

3 dentes de alho

Azeite

Sal

Pimenta

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Pique grosseiramente nozes num processador  verta para uma taça. Junte o chutney de tomate, o sal e a pimenta e barre sobre os lombos de bacalhau. Coloque um fio de azeite no fundo de um tabuleiro, junte os lombos de bacalhau e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Entretanto prepare a quinoa. Coloque a quinoa num tacho com os brócolos cortados em floretes pequenas e cubra com água. Tempere com sal, tape e cozinhe durante cerca de 10 minutos ou até que a água se tenha evaporado.

Entretanto descasque as cenouras e corte-as em cubinhos muito pequenos. Pique os alhos e coloque-os numa frigideira com um fio de azeite. Junte as cenouras e salteie em lume médio. Junte os brócolos e a quinoa e envolva.

Sirva a quinoa salteada com os lombos de bacalhau fresco e prepare-se para começar a gostar de outras misturas de sabores 🙂

0 Comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.