Setembro 2018

A associação da alimentação vegetariana, mais especificamente vegan, ao défice de ferro é muito comum e infelizmente, mal interpretado. Por essa razão, achei que deveria ser esclarecido. O que é o ferro? O ferro é um mineral essencial para o metabolismo humano, participando em diversas reações biológicas e no transporte de oxigénio através da corrente sanguínea. A maior parte do ferro é armazenado no fígado, baço e medula óssea. A ingestão de ferro através da alimentação pode ser feita sob duas formas: ferro heme eferro não-heme. O ferro heme pode ser obtido através da ingestão de produtos de origem animal, enquanto que

Enquanto mãe e nutricionista sou muitas vezes abordada por outras mães que me pedem alguns conselhos sobre como criar oou manter hábitos de vida saudáveis em família. A verdade é que com a correria do dia-a-dia, com o chegar tantas vezes mais tarde a casa do que aquilo que queríamos, com crianças ainda para orientar na rotina da casa (tomar banho, trabalhos, etc…), a alimentaçãoe atividade física acabam por se tornar questões secundárias e com a quais não se quer perder muito tempo. Por isso, considerei importante partilhar convosco algumas dicas que me ajudam! Planear a ementa semanalmente Parece quase uma missão impossível,

O pequeno-almoço para mim é uma refeição absolutamente sagrada! Tem que ser nutritivo e saciante para me dar energia para o dia. Sobretudo porque costumo fazer esta refeição depois do exercício e estou sempre cheia de fome. Por isso, hoje trouxe-vos esta receita de creme de banana e pêssego com granola, com um topping super guloso de manteiga de amendoim e cacau. Neste dia tinha ido correr e só queria boas fontes de hidratos de carbono, boas gorduras, proteínas saciastes e aquele sabor irresistível a chocolate. Espero que gostem tanto como eu!! Creme de banana e pêssego com granola e manteiga de

Em Março de 2016 parti numa das minhas maiores aventuras. Fui com 3 amigas ao Sudoeste Asiático e tenho que confessar, por muito cliché que possa soar, que foi uma viagem extremamente marcante. Do que conheço da Ásia até agora, tudo me apaixonou, desde o choque cultural, ao clima, ás pessoas, ao budismo, ao contraste de culturas, e claroooo á comida!! A nossa viagem foi em regime mochilão, super descontraída (aka Low Cost), muito planeada (das coisas que acho mais divertidas) e apesar de ter sido muito turística, sinto que foi extremamente completa e local. Começamos pela Tailândia A primeira paragem foi Bangkok.

Sou muitas vezes abordada por pais que me questionam se podem dar bebidas vegetais aos seus filhos e se isso é saudável. Primeiro que tudo é importante distinguir bebida vegetal de leite de vaca. As bebidas vegetais resultam da combinação de água com um ou mais alimentos de origem vegetal. Podemos encontrar inúmeras variedades desde aveia, amêndoa, quinoa, caju, arroz… A sua composição deverá ser água, o alimento de origem vegetal, eventualmente óleo de girassol (gordura utilizada para manter a bebida mais homogénea), e se for suplementada em vitaminas ou minerais, como o cálcio, tanto melhor! Por sua vez, o leite é produzido

O acompanhamento psicológico, baseado na terapia cognitivo-comportamental, tem-se mostrado um grande e importante aliado no processo de emagrecimento e reeducação alimentar ao trabalhar todos os comportamentos, pensamentos e sentimentos envolvidos no processo de perda de peso e hábitos alimentares mais disfuncionais. Talvez nunca tenha reparado, mas existe sempre um pensamento que antecede o ato de comer. O que acontece quando temos algum problema é que muitas vezes estes pensamentos são “distorcidos” e podem impedi-la de atingir os seus objetivos. Aprender a lidar com estes pensamentos é o que a ajudará a lidar com os seus comportamentos de forma positiva e adaptativa. Com

Todos os produtos alimentares apresentam um rótulo nutricional destinado a fornecer toda a informação necessária sobre o mesmo. É obrigatório por lei todos os alimentos que sofreram qualquer tipo de processamento, por mais pequeno que seja, conterem um rótulo alimentar. Segundo o Regulamento (EU) Nº 1169/2011 de 25 de Outubro, a rotulagem corresponde a “todas as indicações, menções, marcas de fabrico ou comerciais, imagens ou símbolos referentes a um género alimentício que figurem em qualquer embalagem, documento, aviso, rótulo, anel ou gargantilha que acompanhem ou se refiram a esse género alimentício”. Através da leitura de um rótulo conseguimos identificar os produtos

Fazer alterações do nosso estilo de vida e na alimentação pode ser desafiante. “E agora, vou comer o quê?” São perguntas que muitas vezes coloquei a mim mesma quando iniciei esta jornada e sempre que pensava em preparar a refeição do dia seguinte. As refeições principais acabavam por ser mais fáceis. Já os lanches, foram um pouco mais complicados para mim. Mas, em pouco tempo, acabei por perceber que, afinal, existia também um vasto leque de opções saudáveis para os meus snacks. Todos os dias experimentava um diferente e assim, não só fui capaz de controlar o meu peso, como me

Setembro é o mês de regresso às aulas e às rotinas, entre as quais está a preparação da lancheira escolar! Por norma, este é um tema que suscita sempre muitas dúvidas aos pais que por um lado não querem cair na tentação de enviar sempre as mesmas opções aos filhos, mas por outro lado não sabem como variar e o que incluir sem recorrer, na maioria das vezes, às opções já preparadas e disponibilizadas nas grandes superfícies. É díficil aliar praticidade com qualidade alimentar! Então, primeiro gostava de vos explicar a importância das nossas crianças terem lancheiras saudáveis e equilibradas. Basicamente, é

Estamos em setembro! Mês de eleição para o regresso à rotina e que convida também à renovação no rescaldo do pós-férias. Voltamos mais bronzeadas, com mais energia e prontas para enfrentar os meses que ainda temos pela frente até ao final do ano. Na rentréeé aconselhado olhar de cima para nós mesmos e diagnosticarmos as nossas maiores necessidades: fazer um check up ao roupeiro, apostar em peças-chave da meia estação, fazer um check-up à dispensa e dispensar todos os alimentos menos saudáveis e focarmo-nos no regresso ao trabalho e ao exercício físico. E enquanto dizemos gradualmente adeus aos caracóis com pãozinho torrado

ENTRETANTO NA NiT