10 Snacks saudáveis para levar para o trabalho

Fazer alterações do nosso estilo de vida e na alimentação pode ser desafiante. “E agora, vou comer o quê?” São perguntas que muitas vezes coloquei a mim mesma quando iniciei esta jornada e sempre que pensava em preparar a refeição do dia seguinte.

As refeições principais acabavam por ser mais fáceis. Já os lanches, foram um pouco mais complicados para mim. Mas, em pouco tempo, acabei por perceber que, afinal, existia também um vasto leque de opções saudáveis para os meus snacks. Todos os dias experimentava um diferente e assim, não só fui capaz de controlar o meu peso, como me comecei a sentir melhor, com mais energia e mais vitalidade a cada dia que passava.

A partir desse dia, acabei com os bolos de pastelaria a meio da manhã, os chocolates da máquina do trabalho quando sentia aqueles “cravings” de açúcar após o almoço, os pães com manteiga ao lanche, e todos os meus snacks habituais que só me faziam sentir mal com o meu corpo e com a minha consciência. Descobri todo um novo mundo de lanches que têm tanto de saudável como de saboroso.

Hoje, quero partilhar consigo 10 dos meus snacks saudáveis favoritos, para que possa começar já a transformar positivamente a sua saúde e claro, a sua vida.

1) Hummus e Cenouras Bebés

Já ouviu falar de hummus, não já? Típico da cultura árabe, o hummus é feito à base de grão-de-bico e óleo de gergelim – ele é muito rico em proteínas, gordura e fibra saudáveis. Já as cenouras são ricas em vitamina A e potássio. É, portanto, um lanche muito equilibrado. Quanto a calorias, meia chávena de húmus tem cerca de 200 calorias, e oito cenouras têm sensivelmente 30 calorias. Tenha em conta o seu plano alimentar e veja como (e em que quantidade) pode acrescentar este fantástico snack à sua alimentação.

Existem várias receitas diferentes de hummus que podes experimentar. Além das cenouras, pode acompanhar também outros vegetais frescos, como aipo, brócolos ou couve-flor.

2) Sandes

Se está naquele dia em que não tem tempo para parar um uns minutos para comer, a sandes é uma excelente opção. Curiosamente, a sandes foi criada por alguém que não queria perder tempo a comer. No século XVIII, um conde inglês chamado John Montagu, IV Conde de Sandwich, viciado no jogo do “póque”, como lhe chamavam na época, pediu ao seu criado algo prático que ele pudesse comer enquanto jogava com apenas uma mão. O criado colocou um pedaço de carne entre dois pedaços de pão e assim nasceu a sanduíche/sandes. Incrível, não é?

Escolha pão integral (alfarroba, cereais, centeio – evite farinhas brancas), e recheie com muitos vegetais e, por exemplo, uma fatia peito de peru magra. Um pequeno sanduíche como este oferece muitas vitaminas e minerais e chega a menos de 300 calorias.

Outra boa opção é um sanduíche com manteiga de amendoim. Lembre-se apenas de comprar uma boa manteiga – 100% amendoim, livre de sal e gorduras.

3) Maçã e Manteiga de Amendoim

Este snack, além de saudável e prático, é delicioso. Corte maçã aos pedaços e mergulhe-a em manteiga de amendoim, de amêndoa, de caju… a que preferir. Lembre-se apenas, como já referimos mais acima, de comprar manteigas 100% naturais, pois existem muitas no mercado que são cheias de outros ingredientes que não são boas opções se quer manter um estilo de vida saudável.

As maçãs são ricas em fibras e há tantas variedades que é difícil não encontrar algum tipo de maçã que goste. Já as manteigas estão carregadas de gorduras saudáveis, repletas de benefícios.

4) Iogurte e Fruta

O iogurte é um alimento que pode ser um excelente complemento à sua dieta, mas pode ser transformado em algo não tão bom se este for carregado de misturas açucaradas.

Por isso, opte por iogurte natural e sem açúcar, sempre que possível. Caso ainda seja difícil para si comer o iogurte sem qualquer tipo adoçante, opte por mel ou outro adoçante natural ao seu gosto e complemente com fruta fresca e alguns frutos secos. Existem imensas opções com iogurte que são, com certeza, um belo aliado à sua dieta.

5) Bolachas de Arroz

Uma bolacha de arroz simples é baixa em calorias e relativamente “sem piada”, por isso faz uma boa base para qualquer tipo de cobertura. Pode esconder os bolos de arroz na gaveta da sua secretária e trazer algo saboroso para rechear. Manteiga de amendoim, queijo fresco, compotas sem açúcar, ovo cozido. As opções são imensas.

Duas bolachas de arroz com ovo contém cerca de 8 gramas de proteína e muito zinco, selênio e magnésio, e são apenas cerca de 260 calorias.

Outras ideias de cobertura saborosas incluem iogurte natural com mel e frutas silvestres, abacates fatiados com uma pitada de sumo de limão ou canela, ou queijo cottage simples acompanhado por legumes frescos. Experimente. São uma excelente opção para um snack saudável.

6) Granola

Granola é tipicamente uma combinação de nozes e frutas secas e, possivelmente, alguns cereais. Pode encontrar todos os tipos de variedades em qualquer supermercado ou pode fazê-lo em casa, que acaba por ser a melhor opção, já que no mercado, a maioria das granolas têm ingredientes que deve evitar consumir, como açúcar ou óleos.

Este mix pode ser rico em calorias (veja bem os rótulos). Se o controlo de peso é um problema, sugiro dividir e empacotar a sua “mixagem” em porções individuais, para que não fique tentado a devorar o saco inteiro de uma só vez.

7) Tostas e Atum

Pegue em algumas tostas de trigo integral, fatie um talo de aipo e pegue numa lata de atum em água. Tempere com especiarias a seu gosto. Este lanche é rico em fibras, proteínas e ácidos gordos ômega-3 que seu corpo precisa todos os dias.

Se preferir, faça uma pequena salada de atum em casa e traga apenas o suficiente para um pouco de tostas.

8) Ovos Cozidos

Ovos cozidos fazem o lanche saudável perfeito. Rico em proteínas e apenas cerca de 80 calorias por ovo, vai mantê-lo satisfeito enquanto alimenta seu corpo com vitaminas e minerais essenciais. Espalhe um pouco de queijo cottage sobre o ovo para adicionar mais sabor e cremosidade.

9) Bolas energéticas

Já ouviu falar das bolas energéticas? São uma opção excelente para os seus snacks. Não é necessário cozinhar, apenas misturar ingredientes. Estas bolas são deliciosas e cheias de gorduras saudáveis para o manter ativo durante todo o dia.

10) Pão de Banana

A banana é o crème de la crème de substitutos saudáveis do açúcar. Com alto teor de potássio, vitamina B6, ferro e outras vitaminas e minerais essenciais, a banana ajuda desde a digestão até a redução da pressão arterial, e tem um sabor natural superdoce. Pão de banana não-açucarado está disponível em muitos cafés saudáveis e lojas de alimentos saudáveis, mas é muito fácil de fazer em casa e de levar para qualquer lado.

Vamos pôr em prática estes snacks esta semana? Se conhece mais snacks saudáveis, por favor, partilhe conosco nos comentários.

Artigo escrito por Sara Felício.

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