5 combinações saudáveis para uma lancheira de sucesso

Setembro é o mês de regresso às aulas e às rotinas, entre as quais está a preparação da lancheira escolar!

Por norma, este é um tema que suscita sempre muitas dúvidas aos pais que por um lado não querem cair na tentação de enviar sempre as mesmas opções aos filhos, mas por outro lado não sabem como variar e o que incluir sem recorrer, na maioria das vezes, às opções já preparadas e disponibilizadas nas grandes superfícies. É díficil aliar praticidade com qualidade alimentar!

Então, primeiro gostava de vos explicar a importância das nossas crianças terem lancheiras saudáveis e equilibradas. Basicamente, é muito importante que as crianças mantenham os seus níveis de glicose para conseguirem aprender melhor. Para manterem estes níveis de glicose queremos dar-lhes alimentos de boa qualidade, o mais naturais possível e menos processados como é o caso de gomas, bolos, bolachas de pacote e sumos. E se em vez destes que tal optarmos por fruta, granola caseira, pão, leite, iogurtes, palitos de cenoura… Deixo-vos 5 combinações que não falham e que concorrem para uma lancheira super cool, saborosa e equilibrada:

  1. Iogurte natural + granola caseira + 1 peça de fruta da época
  2. Batido de fruta caseiro + ½ pão de mistura com manteiga de amendoim
  3. 1 pacotinho de leite + 1 fatia de banana breadcaseiro
  4. Batido de fruta caseiro +
  5. Iogurte líquido + 1 peça de fruta da época + mix de frutos secos sem sal

E é aqui que geralmente chegam as reações: “mas como é que eu tenho tempo para preparar isso tudo no dia-a-dia?” A minha resposta é: planeamento e organização!

Tudo o que for feito em casa como a granola ou as bolachas podem fazer a mais e guardar em frascos herméticos. Desde que bem-acondicionado dura muito tempo. Snacks como banana bread, muffins, panquecas podem fazer a mais e congelar. Depois deixam a descongelar de um dia para o outro.

Deixo-vos mais um pequeno truque e que facilita bastante a logística: organizem a lancheira no dia anterior. Alimentos que não precisem de frio como uma maçã ou frutos secos podem ser colocados na lancheira de véspera. Os restantes, guardem-nos na mesma prateleira do frigorífico. No dia seguinte é só retirar tudo “em bloco” e acondicionar!

Por último, não se esqueçam que a lancheira é um reflexo da alimentação em casa e que não podemos querer que as nossas crianças comam bem se não lhes é dado esse exemplo ou oportunidade.

Post escrito por Marta Magriço, equipa Loveat.

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