5 hábitos simples para tornar as refeições em família mais saudáveis

Enquanto mãe e nutricionista sou muitas vezes abordada por outras mães que me pedem alguns conselhos sobre como criar oou manter hábitos de vida saudáveis em família.

A verdade é que com a correria do dia-a-dia, com o chegar tantas vezes mais tarde a casa do que aquilo que queríamos, com crianças ainda para orientar na rotina da casa (tomar banho, trabalhos, etc…), a alimentaçãoe atividade física acabam por se tornar questões secundárias e com a quais não se quer perder muito tempo.

Por isso, considerei importante partilhar convosco algumas dicas que me ajudam!

  1. Planear a ementa semanalmente

Parece quase uma missão impossível, mas realmente tirar uns minutos do dia para programar a alimentação semanal da família tem inúmeras vantagens, entre as quais se destacam a possibilidade de variar no tipo de refeições e utlizar os alimentos que têm disponíveis casa, enquanto evitam o desperdício alimentar. Sabiam que estão disponíveis app’s e sites que vos ajudam a fazer este planeamento de acordo com os alimentos que têm disponíveis e que geram automaticamente uma lista de compras? Procurem por Easy Menu Player, Pepper Plate, Meal Prep Pro, Lita – Recipes & Meal e Meal Planner Pal.

Eu por acaso organizo num excel deste género, mas cada um deve usar aquilo que lhe facilitar mais a vida.

  1. Ter refeições congeladas

São excelentes aliadas para quando não houve tempo para cozinhar ou falta de vontade, evitando as encomendas de refeiçõestakeawayque são na sua maioria opções menos equilibradas do ponto de vista nutricional. Como é que eu faço: durante a semana ou fim-de-semana, escolho duas refeições para fazer em maior quantidade e congelar. Por norma coloco uma etiqueta na caixa com o nome e a data para depois ir utiizando as que foram confecionadas há mais tempo.

  1. Fazer refeições em família

Quantas vezes não dão convosco a ver um último e-mail à hora de jantar ou a ver alguma coisa no telemóvel? A usar o tablet como recurso para entreter os mais novos ou a jantar em frente à televisão? Façam um esforço para, em famiília, se desligarem do mundo digital quando chegam casa. Aproveitem e gozem da companhia uns dos outros à volta da mesa. Vão ver que as crianças adoram e vocês ganham tempo em família. É uma animação! Para além disto, reparem como as crianças vão comer muito melhor e com menos birras!

  1. Planear atividades em família

Planeiem atividades ao ar livre que envolvam toda a familia como um piquenique, uma ida a um jardim que nunca visitaram ou simplesmente ir ao mercado comprar frutas e legumes. Sabiam que no primeiro domingo de cada mês existem museus e parques com entrada livre que podem explorar em família? É uma ótima forma de garantirem que não estão sempre em casa e que as crianças não estão sempre em frente à televisão ou computador ou a jogar playstation! Da minha experiência, eles até se portam melhor! Como é que organizo: escolho uma noite durante a semana para pensar nos programas e tenho um calendário grande no frigorífico onde escrevo tudo! Claro que por vezes existem alterações de última hora, mas fazem parte!

Artigo escrito por Marta Magriço. Ficou com dúvidas? Comente este post ou envie uma mensagem á Marta por aqui.

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