Como acabar com as constipações das crianças de uma vez por todas

Como acabar com as constipações das crianças de uma vez por todas

Quem já tem ou teve as crianças constipadas, com narizes entupidos e febre ponha a mão no ar!

Sabiam que dados de estudos com crianças europeias demonstraram que estas ficavam constipadas ou com gripe cerca de 6 a 12 vezes por ano? Não será de admirar que a maioria das vezes os sintomas foram mais expressivos durante o outono e inverno.

Assim, é importante perceber que manter as defesas do organismo das crianças saudáveis vai diminuir a incidência e a severidade dos sintomas de novas doenças.

Então, de que forma se podem estimular naturalmente as defesas do organismo? Através da ingestão de:

Alimentos ricos em vitamina C: vários estudos demonstraram que a ingestão de 1 a 2g por dia melhoravam a severidade dos sintomas e a diminuição do tempo das constipações e gripes em cerca de 14% nas crianças. Alimentos como frutos vermelhos, ananás, anona, frutas citricas, kiwi, mamão, manga, melão, abóbora, hortícolas de folha verde escura, batata, castanhas, favas, pimento e tomate são ricos em vitamina C. Nesta altura do ano é importanto reforçar a ingestão destes alimentos diariamente como forma de prevenção. No entanto, não vai ser possível suprimir as necessidades acrescidas de vitamina C apenas através da alimentação, pelo que a suplementação de acordo com cada caso é aconselhada.

Alimentos ricos em vitamina D: a principal fonte natural para a síntese de vitamina D é o sol. Através da exposição solar diária consegue-se alcançar cerca de 80 a 85% da dose diária recomendada que no casodas crianças é de 200 UI. De qualquer forma, a ingestão de peixes gordos, ovos e cogumelos podem complementar a ação do sol.Estudos clínicos e epidemiológicos revelaram que a suplementação de 400 UI de vitamina D estava associada à prevenção e diminuição do risco de infeções respiratórias. Também foi demonstrado que a suplementação de vitamina D nas crianças estava associada a menor probabilidade de desenvolverem infeções respiratórias e consequentemente de  tomarem de antibióticos.

Alimentos ricos em zinco: vários estudos demonstraram que a ngestão de zinco reduzia o risco de constipações e pneumonia e diminuia a incidência de infeções respiratórias em crianças. Para além disto, a suplementação em zinco (20mg/dia) acelerava o processo de recuperação em casos de pneumonia grave. Porém, ainda são necessários mais estudos para definir concretamente a dosagem da suplementação em zinco nas constipações, o que não exclui um consumo mais frequente de alimentos como frutos secos, sementes de abóbora, sésamo, chia, leguminosas, millet, flocos de aveia, peixes gordos, clorela, cacau cru e erva de trigo nesta altura do ano.

Equinácea: esta planta tem sido associada ao estímulo dos mecanismos de defesa em casos de infeções do trato respiratório superior (constipações). Em diversos estudos o uso de equinácea reduziu o número de constipações, assim como a duração das mesmas. Como o seu papel é principalmente preventivo, os autores recomendam a ingestão diária durante 4 meses para que se obtenha um efeito preventivo positivo. Contudo, e apesar de não serem referidos e conhecidos efeitos secundários e reações adversas à planta, deverá procurar-se sempre aconselhamento especializado antes de se iniciar a suplementação.

Se podemos estimular de forma mais natural as defesas dos nossos filhos porque não fazê-lo? Chega de passar o inverno com crianças permanentemente doentes e sem gozarem o que esta altura do ano tem de bom.

Artigo escrito por Marta Magriço, equipa Loveat.

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