Dezembro 2018

Estamos em contagem decrescente para o novo ano, e é nesta altura que começamos por fazer um balanço do que foi o ano de 2018 e do que gostaríamos que fosse o ano de 2019. Criam-se várias resoluções, nem todas exequíveis! E se uma das resoluções do ano novo fosse descomplicar a temática da alimentação saudável e equilibrada para a família? É de extrema importância que os pais ensinem os filhos a optar, desde cedo, por uma alimentação saudável e a cuidar da sua saúde de forma preventiva para que cresçam com um bom desempenho físico e intelectual. Que tal começarmos por

Ficou com a casa cheia de restos do Natal? Então hoje trago-lhe 40 ideias saborosas para aproveitar os restos de bacalhau e peru que ficaram por ai :) Peru Perna de peru recheada Peru com amendoim Caril de peru Peru à brás Empadinhas de peru com cogumelos Arroz no forno com peru e ervilhas Hambúrguer de peru Peru limpa frigorifico Almôndegas de peru com cogumelos e tomate Peru com gengibre, espinafres e noodles Salteado de peru com gengibre e legumes Tarteletes de peru e espinafres Peru com abóbora e pimento Massa com peru, rúcula e mostarda Couscous com peito de peru

Já percebeu que adoro abóbora? Ideias não me faltam para incluir este legume na alimentação e a receita de hoje é mais uma prova disso. Não posso dizer que seja uma feijoada porque o molho não tem nada a ver, mas a constituição acaba por ter algumas semelhanças. Este estufado de feijão vermelho com abóbora e arroz integral é um daqueles pratos de conforto, um pouco spicy e bastante quentinhos, perfeitos para aguentar o frio que se sente lá fora. Estufado de feijão vermelho com abóbora  Para 2 pessoas Ingredientes 200g de feijão vermelho cozido Meia abóbora manteiga pequena 200ml de polpa de tomate 1 colher de

Tarteletes de amêndoa com mousse de chocolate e amendoim - vegan e sem glúten Para 6 tarteletes Ingredientes 150g de amêndoas 150g de tâmaras sem caroço 2 colheres de sopa de óleo de coco 2 colheres de sopa de farinha de coco 6 colheres de chá de manteiga de amendoim ( usei esta) 12 colheres de sopa de mousse de chocolate com 2 ingredientes (receita aqui) Preparação Pré-aquecer o forno a 200ºC. Num processador colocar as tâmaras e as amêndoas e triturar. Juntar o óleo de coco derretido e a farinha de coco e triturar novamente. Untar 6 formas de tartelete com óleo de coco. Colocar um pouco do

Quem disse que saladas não combinam com dias frios? Esta salada de lentilhas com cenoura, cominhos e hortelã é bem reconfortante e quentinha, ideal para acompanhar aqueles bolinhos de millet que publiquei no outro dia ou para servir como um jantar por si só. Este molho com vinagre balsâmico de framboesa é qualquer coisa de babar :) Salada quente de lentilhas com cenoura, cominhos e hortelã Receita adaptada de Cookie and Kate Para 2 pessoas Ingredientes 100g de lentilhas cruas (usei estas - use o código NUTRIMAFALDA para ter 10% de desconto na loja online) 1 cebola roxa 6 folhas de alface grandes 2 cenouras 10 folhas e hortelã-pimenta 1

Adoro o Natal desde sempre! Acredito que todos os dias devemos mostrar a quem nos rodeia o quanto nos preocupamos, o quanto queremos cuidar e o quanto gostamos dessas pessoas! Mas por norma o Natal é a altura do ano em que o fazemos de forma mais espontânea, não é? Então, para mim não existe melhor maneira de mostrar isto tudo do que através de presentes feitos por nós! E é melhor ainda quando estes presentes podem ser feitos com os miúdos: é um dois em um, porque por um lado estamos a entretê-los e por outro, já que os miúdos

Alguma vez experimentou cozinhar com millet? É um cereal parecido com o milho mas mais puro (sofreu menos manipulações genéticas ao longo dos anos) e mais fácil de digerir. Perfeito para usar nas primeiras papas dos bebés (um dia mostro-lhe a versão doce do millet) mas também para fazer salgado, como uma refeição principal. Hoje trago-lhe esta invenção que fiz, para um almoço de trabalho que tive cá por casa com a Marta. Estes bolinhos de millet e cenoura ficaram absolutamente deliciosos, crocantes por fora e molhadinhos por dentro. Yum! Bolinhos de millet e cenoura Receita adaptada de Love and Lemons Para cerca

A receita de hoje é mais uma das minhas invenções com "restinhos" de legumes :) Á semelhança do que faço com as quiches, os strudels ou recheios de massa filo são sempre bons para fazer misturas de restos de legumes que tenho lá por casa e que já não dão para uma refeição por si só. A mistura que fiz foi de cenoura, cogumelos e espinafres e estava deliciosa, bem quentinha e crocante :) Strudel de cogumelos, cenoura e espinafres Para 4 pessoas Ingredientes 200g de cogumelos brancos 1 rectângulo grande folhas de massa filo 150g de espinafres 2 cenouras 1 cebola 1 colher de chá de tomilho seco 1

Querem uma receita ideal para fazer ao pequeno-almoço ou ceia, bem quentinha e que vos reforça o sistema imunitário neste frio? Aqui está! A Ashwagandha tem muitos nomes – ginseng indiano, padalsingh e cereja do inverno são apenas alguns.  As suas raízes e o fruto laranja-avermelhado são utilizados há centenas de anos para fins medicinais sobretudo na medicina Ayurveda. Alguns estudos têm associado a Ashwaganda com a proteção contra o cancro e até a protecção contra a degeneração das funções tiroideias. Mas como nem todos os estudos são muito conclusivos, o que podemos ter como certeza é que contém um elevado valor

Esta semana testei estes blondies de amêndoa sem glúten para o pequeno-almoço. Queria que tivessem uma textura fofinha, que fossem ricos em proteína, saciantes e, o melhor, que dessem para cortar e congelar para ir pondo na torradeira todas as manhãs. Como cumpriram lindamente todos os requisitos, deixo-vos a receita, para que as vossas manhãs também se tornem mais simples :) Blondies de amêndoa sem glúten Para 1 forma com cerca de 8 fatias Receita adaptada da revista Eating Vegetarian Ingredientes 400g de grão-de-bico cozido 150g de manteiga de amendoim (usei esta - usem o código LOVEATMAFALDA para terem 10% de desconto na loja online da

ENTRETANTO NA NiT