10 presentes de Natal saudáveis para fazer com as crianças

Adoro o Natal desde sempre! Acredito que todos os dias devemos mostrar a quem nos rodeia o quanto nos preocupamos, o quanto queremos cuidar e o quanto gostamos dessas pessoas! Mas por norma o Natal é a altura do ano em que o fazemos de forma mais espontânea, não é?

Então, para mim não existe melhor maneira de mostrar isto tudo do que através de presentes feitos por nós! E é melhor ainda quando estes presentes podem ser feitos com os miúdos: é um dois em um, porque por um lado estamos a entretê-los e por outro, já que os miúdos adoram estar na cozinha podemos aproveitar para fomentar o gosto por uma alimentação equilibrada.

Deixo-vos algumas ideias que ainda vão a tempo de fazer para oferecer no Natal (algumas destas demos às educadoras que cuidam tão bem deles todos os dias):

  1. Granola

É super fácil e rápido de fazer e existem mil combinações possíveis.

Espreitem esta receita e a partir daqui dêem largas à vossa imaginação. Depois de feita é só deixar arrefecer e colocar no frasco.

Como é que os miúdos podem ajudar? A colocar os ingredientes no triturador ou robot de cozinha, a misturar a granola no recipiente antes de ir ao forno ou até a escolherem os ingredientes que a vão compor.

  1. Bolachas de gengibre

O gengibre, assim como a canela lembram-me logo esta altura do ano! O ano passado fiz esta receita da Made by Choices e não podia ter corrido melhor. Ficaram super crocantes.

Como é que os miúdos podem ajudar? A misturar todos os ingredientes, a esticar a massa e cortar as bolachas com formas divertidas! É sucesso garantido!

  1. Bolachas salgadas de aveia

Este ano oferecemos um cabaz feito pelos amigos da sala do Vicente  às educadoras e auxiliares, e estas bolachas salgadas faziam parte deste. Inspirei-me numa receita de uma revista da Bimby que tenho há imenso tempo cá em casa e ficaram deliciosas. Espreitem no meu post do Instagram.

Como é que os miúdos podem ajudar? Colocar os ingredientes na bimby e programar, estender a massae cortar as bolachas. No final, podem ajudar a colocá-las em frascos e fazer os laços para oferecer.

  1. Trufas de figos, cacau e laranja

Estas trufas são mesmo gulosas mas ao mesmo tempo são um presente tão prático. No fundo, estão a oferecer um snack super saudável a alguém de quem gostam. E a rapidez com que se fazem?

Como é que os miúdos podem ajudar? Depois de feita a mistura podem formar as bolinhas e passá-las por cacau.

  1. Frutos secos caramelizados

Mais um dos presentes que este ano fez parte do cabaz que demos às educadoras! Estavam tão bons que quase não chegavam a fazer parte do presente. Tanto miúdos como graúdos adoraram.

Vejam aqui a receita:

Como é que os miúdos podem ajudar? Podem ajudar a fazer a mistura de especiarias. Depois de os frutos caramelizados terem arrefecido podem partir em pedaços.

  1. Bombons de chocolate e caramelo de tâmaras

Inspirei-me numa receita da bimby e criei esta versão mais saudável e também vegan destes bombons. Levam três ingredientes (se contarmos com a água) e são rápidos e deliciosos. A camada de fora super crocante e depois o recheio de caramelo de tâmaras por dentro combinam na perfeição.

Como é que os miúdos podem ajudar? Podem ajudar a forrar as formas com o chocolate e a rechear os bombons com o caramelo. Não vos garato que não vá haver chocolate pela cara deles. Na dos meus houve!

  1. Compota de abóbora e nozes

Quem é que não gosta de receber uma compota de abóbora e nozes no Natal? Vejam aqui a minha receita que não leva adição de açúcar

Como é que os miúdos podem ajudar? Se forem mais crescidos, podem ajudar a partir a abóbora e a maçã. Se forem mais pequeninos podem ajudar a partir as nozes em pedaços.

  1. Chutney de tomate e maçã

Vejam esta receita da Joana Roque e inspirem-se!

Como é que os miúdos podem ajudar? A encher os frascos depois do chutney ter arrefecido e a decorá-los com desenhos.

  1. Kit para Chocolate quente

O Natal não é a mesma coisa sem um chocolate quente, por isso oferecer um kit para fazer o chocolate quente perfeito pode ser um excelente presente (até para aquelas trocas de presentes de última hora).

Adorei esta ideia.

Como é que os miúdos podem ajudar? A encher cada frasquinho com os ingredientes que escolheram para fazer parte do kit. Até podem pensar em kits diferentes!

  1. Mistura para bolo ou bolachas em frasco

Deixo-vos mais uma ideia de presente em frasco super simples e prática, e que podem mais uma vez ter “à mão” para presentes inesperados e de última hora.

Basta juntarem todos os ingredientes secos por camadas num frasco.

Como é que os miúdos podem ajudar? A selecionarem os ingredientes convosco e a colocá-los nos frascos e a escreverem o nome da receita e dos ingredientes. Também podem preparar um cartão com a receita e juntar ao frasco com uma fita.

Espero que estas ideias vos ajudem e que se divirtam tanto a fazê-las com os vossos miúdos como eu me diverti e divirto com os meus!

Bom Natal!

Artigo escrito por Marta Magriço, equipa Loveat.

0 Comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.