Açúcar de coco ou açúcar mascavado? O que é melhor?

Na tentativa de se reduzir o consumo de açúcar refinado têm surgido produtos no mercado como stevia ou açúcar de coco. No entanto, a dúvida persiste, será que este tipo de produtos são mais saudáveis que o açúcar de cana integral (açúcar mascavado escuro ou açúcar demerara)?

O açúcar de coco é extraído a partir da seiva do coqueiro e tem um aspeto granulado e acastanhado. Neste processo não ocorre qualquer tipo de refinação do açúcar. O açúcar mascavado é um concentrado da cana do açúcar sem que haja um processo de refinação. Por isso, começamos por comparar dois açúcares integrais, não refinados.

Tendo em conta que praticamente não sofrem processamento, tanto o açúcar de coco como o mascavado, retém algumas das suas vitaminas e minerais (principalmente ferro, zinco, cálcio e potássio), fibras (inulina) e antioxidantes.

A constituição nutricional destes dois açúcares é a seguinte:

  • 100g de Açúcar de coco contém: 321 kcal, 3,4g de lípidos, 1,8g de proteínas e 92g de hidratos de carbono sendo composto por 50% de sacarose. Contendo também os micronutrientes já referidos.
  • 100g de Açúcar mascavado contém: 377 kcal, 0g de lípidos, 0g de proteína e 97,3g de hidratos de carbono, sendo 70-80% sacarose.

Através desta informação, é possível verificar que o açúcar mascavado é um pouco mais calórico e que apresenta um teor mais elevado de hidratos de carbono, o que o leva a ter um índice glicémico mais elevado. O açúcar de coco, apesar de ter um índice glicémico menor, tem uma diferença de apenas 5g de hidratos de carbono, o que não o torna uma opção melhor para pessoas com diabetes ou resistência á insulina. O seu índice glicémico continua a ser bastante elevando, devendo dar-se preferência ao mel nas pessoas com este tipo de problema.

Concluindo, tanto o açúcar mascavado como o açúcar de coco são bons substitutos do açúcar branco refinado, mais interessantes, pelo seu índice glicémico inferior, os seus constituintes e o seu valor energético menor. São dois tipos de açúcar muito semelhantes pelo que, idealmente, deverá procurar o que se encontrar mais perto da sua zona geográfica ou que tenha um menor impacto socio-ambiental. De qualquer forma, é importante referir que, mesmo maís saudáveis, não deixam de ser uma fonte de açúcar, e não devem ser consumidos diariamente.

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