Manteiga ou ghee – o que será mais saudável?

Manteiga ou ghee – o que será mais saudável?

Além da manteiga, existem inúmeras ideias em relação a opções para barrar no pão. Neste momento já existem várias opções de origem vegetal, tais como o abacate, as pastas de frutos secos (como a de amendoim e amêndoa) ou até pastas de tofu deliciosas.  Mas, como bons portugueses que somos, a manteiga continua a fazer parte da alimentação de muitos de nós. E aqui surge uma dúvida, será que a manteiga ghee pode ser, ainda assim, uma alternativa mais saudável.

A manteiga ghee ou clarificada, é feita a partir da manteiga tradicional, mas sujeita a um aquecimento a temperaturas baixas até que haja uma separação da gordura e dos restantes compostos. Assim, obtém-se uma manteiga muito mais rica em gordura e praticamente livre de lactose, proteínas e possíveis toxinas.

Apesar de o constituinte maioritário da manteiga ghee ser a gordura saturada, contém também mais gorduras monoinsaturadas que a manteiga convencional e ainda bons níveis de vitamina A. A capacidade antioxidante da vitamina A em junção com o ácido linoleico conjugado e o ácido butírico também constituintes da manteiga ghee, contribuem muito para a redução do stress oxidativo do organismo.

Os seus ácidos gordos de cadeia média, são rapidamente absorvidos pelo organismo, metabolizados pelo fígado e utilizados como fonte de energia, não sendo diretamente convertidos em reservas de tecido adiposo.

Em relação à composição nutricional da manteiga convencional e da manteiga ghee pode concluir-se o seguinte:

  • 100g de Manteiga convencional contém:717 kcal; 81,1g de lípidos, dos quais 51,4g são saturados e 21g são monoinsaturados, 0,06g de hidratos de carbono, sendo estes açúcares, 0,85g de proteínas e 11mg de sal.
  • 100g de Ghee contém: 876Kcal; 99,48g de lípidos, dos quais 61,9g são saturados e 28g são monoinsaturados, 0g de hidrato de carbono, 0g de açúcares, 0g de proteína e 0g de sal.

Apesar de manteiga convencional ser um pouco menos calórica, contém, além da gordura, componentes do leite como a lactose e algumas proteínas. Por outro lado, a manteiga ghee, está praticamente livre destes compostos mas contém mais gordura. No entanto contém teores de gordura monoinsaturada superiores aos da manteiga convencional, trazendo assim alguns benefícios para o aumento do HDL.

Quando se trata da escolha para a confeção de alimentos, pode-se concluir que a manteiga ghee tem um ponto de fusão superior (250ºC) em relação à manteiga convencional (177ºC), aguentando desta forma temperaturas mais altas sem que haja alteração da sua estrutura.

Concluindo, a manteiga ghee é uma opção um pouco mais saudável do que a manteiga convencional, no entanto ambas devem ser consumidas com moderação, pois têm teores de gorduras saturadas bastante elevados. Numa alimentação saudável e equilibrada não há qualquer problema em introduzir estes alimentos esporadicamente, tentando sempre intercalar com outras opções e ir variando. Lembre-se que variar é a chave para uma alimentação equilibrada.

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