Batata doce vs batata

Ao longos dos últimos anos a batata doce tornou-se uma fonte de hidratos de carbono muito popular em regimes de emagrecimento e alimentação saudável. Por isso hoje vamos analisar este alimento á lupa e compará-lo com a batata tradicional. 

  • 100g de batata-doce (cozida) contém: 112 kcal, Proteínas: 2,48, Hidratos de carbono: 25,88g (dos quais açúcar: 6,86g), Lípidos: 0,13g, Fibras: 4,2g.
  • 100g de batata convencional (sem casca, sem sal, cozida): 86 kcal, Proteínas: 1,71g, Hidratos e carbono: 20g (dos quais açúcar 0,85g), Lípidos: 0,1g, Fibras: 1,8g.

Em termos calóricos, a batata-doce é superior à batata-doce convencional, por conter mais açúcar. No entanto, tem mais do dobro da fibra, sendo esta maioritariamente fibra solúvel, que confere saciedade e atrasa a absorção dos açúcares presentes. Por este motivo, a batata-doce tem um índice glicémico inferior à batata comum, havendo uma maior regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Além de prolongar a sensação de saciedade, esta pode ser usada para pratos salgados ou doces, como fonte de açúcar.

Relativamente aos micronutrientes, a batata-doce tem um teor elevado em vitaminas, contendo 650 µg de Vitamina A, 3900 µg de Beta-caroteno e 4,6 g de Vitamina E, enquanto que a batata convencional contém valores residuais destes micronutrientes. Contém também valores superiores de Vitamina C, 25mg, em relação à batata convencional, 17mg.

No entanto, a batata convencional contém o dobro da quantidade de ácido fólico que a batata-doce: batata convencional 35 µg e batata-doce 17 µg.

Este elevado teor de vitaminas da batata-doce confere-lhe propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias muito interessantes, estimulando o sistema imunitário e melhorando a resistência a infeções.

Concluindo, tanto a batata doce como a batata convencional são fontes de hidratos de carbono interessantes, devendo ser consumidas em quantidades adequadas ao desgaste de cada individuo sendo a batata doce nutricionalmente mais interessante pelo seu índice glicémico inferior e os seus elevados teores em Vitaminas, principalmente, A, E e Beta-caroteno.

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