4 alimentos de outono que deve mesmo incluir na sua alimentação

4 alimentos de outono que deve mesmo incluir na sua alimentação

Com a chegada do Outono alteram-se os hábitos alimentares e o ritmo do organismo, há mais tendência para consumir uma maior quantidade de alimentos e, por vezes, estes não são, de todo, os mais indicados. Aproveite os alimentos que surgem nesta época para fortalecer o sistema imunitário e dar-lhe energia, sem fugir à sua alimentação habitual:

Abóbora:

A abóbora é a hortícola mais versátil da sua cozinha. Pode ser consumida cozida, assada, base para bolos e sopa, entre muitas outras. Para além do seu baixo valor energético, fornece vitamina A e carotenos (que contribuem para melhorar a saúde dos seus olhos e fortalecem o sistema imunológico) e vitamina C. Por ter poucas calorias e ricas em fibras contribui para um processo de emagrecimento.

Nozes:

As nozes são um dos frutos oleaginosos mais nutritivos que existem. Para além do elevado valor de gorduras insaturadas benéficas para a saúde, contém também minerais como o magnésio, ferro, cálcio, carotenos e vitaminas do complexo B. Apesar de serem muito nutritivas têm um elevado valor calórico – cada 100g de nozes contêm 699 calorias – pelo que a sua ingestão deve ser controlada entre 4 a 6 nozes. Graças ao seu teor de antioxidantes e de ómega 3 previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares e reduzem o colesterol sanguíneo. Para além destes nutrientes as nozes são ricas em taninos e melatonina, substâncias que reparam os tecidos como o cabelo e a pele e promovem um sono tranquilo e profundo, respetivamente. 

Castanha: 

Esta fruta é rica em nutrientes: contém vitamina C, E e vitaminas do complexo B, possui sais minerais como o potássio e o magnésio, essenciais para o bom funcionamento nervoso e cognitivo. Quando consumido em moderação é um grande aliado à perda de peso uma vez que é rico em amido e fibras, que contribuem para a sensação da saciedade. Comparativamente a outros frutos gordos, como a noz e a amêndoa tem muito menos gordura. Uma dose de 6 castanhas assadas ou cozidas constitui um ótimo snack a meio da tarde.

 

Romã: 

A romã contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e tensão arterial graças à sua quantidade elevada de potássio e de antioxidantes como a vitamina C, flavonóides, entre outros. Possui também uma ação anti-inflamatória, digestiva e contribui para a produção de células do sangue. Tem imensa água na sua constituição e muito pouca gordura pelo que deixará o seu corpo hidratado sem prejudicar o seu peso.

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