Será que a batata doce é mais saudável que a branca? E engorda menos?

Será que a batata doce é mais saudável que a branca? E engorda menos?

Muito se ouve sobre o fato da batata doce ser a melhor opção comparativamente à batata branca. Mas será mesmo assim? Neste artigo iremos descrever as principais diferenças entre estes diferentes tipos de batata. As batatas, no geral, são vegetais que diferem na aparência e no sabor. Vêm de famílias de plantas diferentes e afetam a circulação de açúcar no sangue de forma diferente.  

  • Composição nutricional  

A batata doce é frequentemente considerada mais saudável do que a batata branca, mas, na realidade, ambas são altamente nutritivas. Cada 100g de batata branca contém 650 µg de vitamina A, ao contrário da batata branca que não a possui. Quanto à quantidade de calorias, proteínas, gordura e hidratos de carbono os seus valores são muito parecidos:

  • Batata branca: 100g de batata fornece cerca de 90Kcal, 2g de proteína e 0,15g de gordura e 21g de hidratos de carbono.
  • Batata doce: 100g de batata doce fornece cerca de 86Kcal; 1,6g de proteina, 0,1g de gordura e 20g de hidratos de carbono.  
  • Conteúdo de fibras 

Neste parâmetro, as batatas doces também ganham às batatas brancas. 100g de batata doce contém 3,3g de fibras enquanto que as batatas brancas contêm 2,1g de fibras. Além disso, cerca de 80% das fibras são insolúveis (associadas à diminuição do risco do aparecimento de diabetes e melhoria da saúde intestinal) e 20% são fibras solúveis na forma de pectina, que aumenta a saciedade e retarda a absorção de açúcares no sangue. 

  • Benefícios para o organismo 

A batata doce, no geral, é rica em antioxidantes que contribuem para o combate dos danos às células do corpo causados pelos radicais livres. Já as batatas brancas contêm substâncias (glicoalcalóides), que demonstraram ter um efeito anticancerígeno, no entanto são necessários mais estudos para confirmar estes resultados. 

  • Índice glicémico 

O índice glicémico (IG) é uma medida que define de que forma um alimento afeta o açúcar na corrente sanguínea. Alimentos com um IG de 70 ou superior causam um aumento mais rápido de açúcar no sangue em comparação com alimentos que possuam um IG de 55 a 69 ou com um IG de 55 ou menos.

Dependendo do tipo e do processo de cozimento, a batata doce pode ter um IG de 44 a 94. As batatas doces assadas tendem a ter um IG muito mais alto do que as cozidas em água a ferver. O IG das batatas brancas também varia entre 90 a 111. Pessoas que têm diabetes ou outros problemas relacionados com a circulação de açúcar no sangue podem beneficiar do baixo consumo de alimentos com alto índice de IG. Desta forma é recomendável optar por batatas doces em vez de batatas brancas.

 

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT