Aldeias rústicas. O que levar na lancheira num passeio pelas Aldeias rústicas

Aldeias rústicas. O que levar na lancheira num passeio pelas Aldeias rústicas

Rústico, do latim “rústicos”, significa “relativo ao campo ou próprio dele” e adjetiva muitas aldeias históricas de Portugal, que mantêm preservados os seus pormenores belos, tradicionais e grosseiros.

Piódão, Linhares da Beira, Trancoso, Marialva, Castelo Rodrigo, Almeida, Castelo Mendo, Belmonte, Sortelha, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto são lugares que guardam a sua história, os seus traços rústicos e tradições.  Nestes recantos de Portugal, podemos encontrar a inspiração e a paz que muitas vezes necessitamos para sair do registo citadino e da rotina profissional diária.

Pegar numa mochila e preparar a lancheira para partir em busca de conhecer as aldeias históricas é um ótimo plano de passeio de fim de semana e até para se fazer em férias!

Uma boa forma de planear estes seus passeios é preparar a sua rota, podendo utilizar o site https://aldeiashistoricasdeportugal.com/planear-viagem/ para o ajudar a encontrar o melhor programa para um dia ou uma tarde bem cultural!

Preparar a sua lancheira, é essencial, para que não lhe falte alimentos saudáveis e nutritivos que lhe dão toda a energia que precisa para percorrer estes caminhos de Portugal, maravilhando-se com toda a paisagem que têm em seu redor. A sua lancheira deve manter os alimentos frescos para que estes não se estraguem durante o passeio.

Para que não lhe falte nada deixamos aqui alguns essenciais que podem rechear a sua lancheira:

  • Água  

Manter-se hidratado, através da ingestão de água, é essencial para caminhar ao longo destas maravilhosas aldeias. A água, como maior constituinte do nosso corpo, é essencial tanto para o desempenho físico como para a regulação da temperatura corporal, promovendo, também, o bom estado de humor para que tire melhor partido da experiência.

  • Snacks

Ter na sua lancheira snacks nutritivos, para o meio da manhã e da tarde, vai ajudá-lo a repor energias. É importante que opte por alimentos práticos e equilibrados, para que sejam de fácil transporte e o mantenham saciado por algum tempo. Deixamos aqui alguns exemplos para que sejam do gosto de toda a família:

– Peça de fruta com frutos oleaginosos (amêndoas, avelãs, nozes, castanha do Brasil, macadâmia, caju, amendoim)

– Peça de fruta com ovo cozido

– Iogurte natural com fruta e flocos de aveia/flocos de quinoa/ arroz puff/ granola caseira

– Iogurte natural (ou substituto vegetal) com tortitas de arroz/milho ou uma fatia de pão barrada com compota sem adição de açúcar

– Pudim de chia com fruta

– Panquecas de aveia

– Muffins de aveia e fruta

– Húmus com palitos de legumes

– Tortitas de arroz/milho ou uma fatia de pão com ovo cozido ou abacate e 1 peça de fruta

– Tortitas de arroz/milho com compota sem adição de açúcar ou manteiga de amêndoa/caju/amendoim/avelã e uma peça de fruta

– Fatia de pão Puravita com manteiga de amêndoa/caju/amendoim/avelã e 1 peça de fruta

  • Marmitas saudáveis

Se o planear passar um dia inteiro num destes recantos ou explorar dois deles num só dia, prepare uma marmita saudável para si e para os seus e disfrute ainda mais do momento de partilha. Na preparação desta lembre-se que nela deve estar presente:

Hidratos de carbono de absorção lenta, que lhe deem energia para o dia longo, como por exemplo cuscus ou massa de milho, quinoa, trigo sarraceno, millet, entre outros.

Fonte proteica, seja animal como por exemplo salmão, seja vegetal como por exemplos as leguminas, que além de fornecerem aminoácidos importantes para vários constituintes do nosso corpo como os músculos e os órgãos e para a formação de diversas enzimas, também promovem saciedade.

Hortícolas, essenciais para fornecer ao seu corpo vitaminas e minerais para as diversas funções que desempenha, como por exemplo abóbora, curgete, beringela, couve portuguesa/roxa, rabanete, pimento, agrião, entre outros.

Pode conjugar estes alimentos preparando saladas práticas, por exemplo salada de quinoa com salmão ou tofu, agrião, couve roxa e tomate cherry, ou fazendo uns Muffins de ovo e legumes ou até hambúrgueres de grão acompanhando com trigo sarraceno ou cuscus de milho.

Depois de organizar as refeições na sua lancheira não se esqueça dos talheres e de guardanapos de pano!

Agora verifique se tem tudo o que precisa e parta à descoberta!

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT