Os benefícios de GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir

Os benefícios de GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir auxiliam a digestão?

Sim, eles são uma fonte natural de bactérias intestinais, ajudando nos movimentos intestinais e na produção de substâncias digestivas.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir ajudam na perda de peso?

As bactérias intestinais ajudam a manter a integridade celular intestinal e melhoram todo o processo digestivo. Além disso, auxiliam na regulação da produção das hormonas da saciedade, contribuindo para diminuir os episódios alimentares emocionais e compulsivos.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir são bons para a pele?

Sim, a nossa pele é muito influenciada pela saúde intestinal. As bactérias intestinais fornecidas pela kombucha ou pelo kefir ajudam o intestino a absorver menos toxinas e a ter uma ação mais forte face às bactérias patogénicas, protegendo o nosso sistema imunitário e evitando reações dermatológicas como as erupções cutâneas, as alergias e as manchas.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir são diuréticos?

Podemos dizer que eles ajudam o nosso organismo a absorver menos toxinas e a reter menos água. Posto isto, podemos considerar que são diuréticos. Contudo, eles não são capazes de eliminar minerais como os diuréticos, geralmente, o fazem. Além disso, a kombucha e o kefir são uma boa fonte de água, sendo importante para manter o organismo hidratado e uma boa função renal.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir contribuem para melhorar o metabolismo?

Sim, as bactérias intestinais protegem o nosso organismo contra toxinas e bactérias patogénicas, que causam inflamação e diminuem o nosso metabolismo.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir fortalecem o sistema imunitário?

Sem dúvida! Cerca de 70% das nossas células imunitárias estão localizadas entre as paredes intestinais e a sua única proteção são, de facto, as bactérias intestinais. Podemos imaginá-las como pequenos soldados que protegem a nossa muralha da China 🙂

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir auxiliam o trânsito intestinal?

Sim. Biliões de bactérias probióticas moram no nosso intestino. Se estas forem uma comunidade muito forte, os movimentos intestinais são melhores e pode promover a evacuação de, pelo menos, uma vez por dia. Porém, se tivermos vizinhos indesejados, que roubam as casas aos nossos probióticos, os movimentos intestinais tornam-se irregulares. Estes movimentos intestinais podem ser muito lentos ou, contrariamente, podem reagir muito rapidamente aos alimentos que ingerimos, causando cólicas, gases e distensão abdominal.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir melhoram o bom humor?

Sim, a verdade é que uma grande quantidade de hormonas é produzida no intestino, inclusive a serotonina e a melatonina, que são denominadas de hormonas da felicidade e do sono e, são muito importantes para o nosso humor. Contudo, para isso nós precisamos de um intestino saudável, o que significa que precisamos de muitas bactérias probióticas na nossa vida.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir fornecem um boost de energia?

Sim, a kombucha e o kefir são uma fonte natural de vitamina B12, devido ao processo de fermentação, que é muito importante para os nossos níveis de energia. Além disso, a kombucha é também uma fonte natural de cafeína, fornecendo um boost de energia.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir são bebidas saudáveis?

São bebidas muito saudáveis e, mais importante, são considerados alimentos funcionais, uma vez que têm muitos benefícios para o nosso organismo.

  • Quanto tempo demora até eu começar a sentir os benefícios?

Normalmente, consegue ter resultados imediatos e a longo prazo. Se tiver algum desconforto durante a digestão, ao beber kefir ou kombucha irá notar logo uma grande diferença. Relativamente ao sistema imunitário, metabolismo, movimentos intestinais, humor, concentração e outros efeitos, para que sinta alguns resultados pode demorar uma semana ou mais, dependendo da ingestão diária destas bebidas.

  • GUTsy Captain Kombucha & GUTsy Captain Water Kefir têm efeitos secundários?

Algumas pessoas podem sentir mais produção de gases quando bebem kombucha ou kefir se o intestino tiver poucas bactérias benéficas, mas não há efeitos secundários graves se os beber nas doses recomendadas. A ingestão de kefir é segura até para os bebés de um ano de idade e os idosos.

  • Como é que o GUTsy Captain Kombucha e o GUTsy Captain Water Kefir podem ser saudáveis se têm açúcar adicionado?

O açúcar adicionado a estas bebidas serve para alimentar as bactérias e, assim que é digerido, é convertido em ácido. O produto final tem uma dose muito pequena de açúcar.

Para que tenham mais sabor, o produto final de alguns kefirs e kombuchas tem adicionado um pouco de açúcar de cana (fonte natural de açúcar), mas, mesmo assim, podemos continuar a considerá-los como bebidas saudáveis.

Saúde intestinal

  • O que são probióticos e como é que eles funcionam? São saudáveis?

Os probióticos são bactérias naturalmente presentes no corpo humano, especialmente no intestino. Basicamente, eles formam comunidades nas paredes intestinais, reproduzindo-se, funcionando como barreira para bactérias patogénicas, toxinas e outras substâncias estranhas que entram no organismo humano. Os probióticos também auxiliam na produção de muitas substâncias que melhoram os movimentos intestinais, digerem fibras, produzem ácidos gordos de cadeia curta, ajudam a produzir hormonas e protegem o nosso sistema imunitário. Posto isto, os probióticos são, realmente, muito saudáveis para nós.

  • Qual é a diferença entre probióticos e prebióticos?

Os probióticos são bactérias vivas e, os prebióticos são as fibras ou as bactérias mortas que alimentam os probióticos.

  • Qual é a relação entre probióticos e a saúde intestinal?

Os probióticos são colónias de bactérias que vivem nas paredes intestinais e protegem-nas de toxinas e de más bactérias. Eles contribuem para a digestão de fibras, ajudam nos movimentos intestinais e produzem muitas das hormonas que necessitamos.

  • Qual é a relação ente probióticos e o bem-estar?

O intestino é considerado o segundo cérebro porque é o local onde nós produzimos muitas hormonas, inclusive a serotonina e a melatonina (hormonas da felicidade e do sono). O intestino é, também, o órgão que decide o que é absorvido no sangue e o que é para ser eliminado do organismo. Basicamente, tem a capacidade de controlar muitos aspetos fisiológicos que são fundamentais para a nossa energia, função imunitária, humor, manutenção de peso, sono, entre outros.

  • Qual é a relação entre a saúde intestinal e a saúde mental?

O intestino é considerado o segundo cérebro porque nós produzimos muitas hormonas, inclusive a serotonina e a melatonina (hormonas da felicidade e do sono), no intestino. Além disso, as bactérias intestinais produzem muitos ácidos gordos de cadeia curta, que desempenham um papel importante na transmissão sináptica, memória e concentração.

  • Existe evidência científica sobre os benefícios da saúde intestinal nos humanos?

Sim, existem inúmeros estudos sobre o assunto, incluindo livros disponíveis para o público em geral. Um dos meus favoritos é o “Gut: the inside story of our body’s most under-rated organ“, de Giulia Enders.

  • Porque é que o intestino é considerado o “novo coração”?

O intestino é considerado o “novo coração” porque é o segundo órgão mais emocional do nosso corpo. O intestino tem o seu próprio sistema nervoso, que afeta os movimentos intestinais, a produção de gás e a retenção de água, de acordo com os sentimentos que temos. Esta, também é a razão da existência da doença denominada de Síndrome do Intestino Irritável.

  • Que produtos alimentares ou bebidas são considerados probióticos?

Kefir, kombucha, miso, kimchi, pickles, iogurte, sauerkraut e outros alimentos fermentados.

Utilização de Kombucha e Kefir de água

  •  Qual é a melhor altura para se beber Kombucha e Kefir de água?

O melhor momento para se beber estas bebidas fermentadas é de manhã, em jejum, para que se garanta que estas bactérias permaneçam vivas no final do processo digestivo. A pesar disto, podem ser bebidas em qualquer altura do dia, pois têm a capacidade de continuar a exercer os seus benefícios no organismo.

  •  A Kombucha e o Kefir de água devem ser bebidos em jejum, durante as refeições ou entre refeições?

Idealmente devem ser bebidas em jejum, no início da refeição, preferencialmente a do pequeno-almoço. Porém, a kombucha e o kefir continuam a ser boas opções para um snack saudável, especialmente se, anteriormente, se tiver comido algo pesado e de difícil digestão.

  • Qual é a dose diária recomendada de Kombucha e Kefir de água?

Não existe estabelecida uma dose diária recomendada, mas conseguimos obter ótimos resultados bebendo entre 250 a 350 ml por dia.

  • A Kombucha e o Kefir de água podem ser bebidos todos os dias?

Sim, são ótimas bebidas para se ter presente na nossa alimentação diária.

  •  A Kombucha e o Kefir de água são adequados para serem ingeridos durante a gravidez? Explique, por favor.

Sim, eles são considerados seguros durante a gravidez e muitos médicos recomendam a ingestão de kombucha e kefir para auxiliarem as grávidas em situações de diarreia ou obstipação e, também, para fortalecer o seu sistema imunitário de uma forma natural.

  •  A Kombucha e o Kefir de água são adequados para serem ingeridos durante a amamentação?

Sim, muitos estudos têm demonstrado que, uma vez que os probióticos não são absorvidos para a corrente sanguínea, a sua transferência para o leite materno é improvável. As mulheres podem beber kombucha e kefir de água durante esta fase da sua vida, por forma a melhorar os movimentos intestinais, controlar os problemas de sono, melhorar a sua função imunológica e a sua pele.

  •  A Kombucha e o Kefir de água são adequados para serem ingeridos por crianças?

Sim. Um estudo publicado no JAMA Pediatrics concluiu que, dar probióticos a lactentes nos seus primeiros 3 meses de vida pode ajudar a prevenir cólicas, obstipação, e refluxo ácido. Eles são utilizados, mundialmente, como esse propósito.

Uma vez que a kombucha é feita através de chá, só deve ser fornecida a crianças com mais de 6 anos de idade. Contrariamente, o kefir de água é uma melhor opção para as crianças, porque é isento de cafeína, podendo ser introduzido desde o primeiro ano de idade (é como se estivesse a comer um iogurte mais concentrado). Contudo, à semelhança do que acontece com os adultos, as crianças podem sentir alguma distensão abdominal e gases quando consomem estes alimentos. Assim, é melhor começar-se com doses muito pequenas para que o intestino se adapte, mas se tiver alguma dúvida, consulte o seu pediatra.

  • Posso beber Kombucha juntamente com outros produtos alimentares ou suplementos alimentares que contenham probióticos?

Sim, não há evidência que desaconselhe a ingestão conjunta, mas, uma vez que eles têm muitas bactérias vivas, deve de existir um equilíbrio. Se tiver a tomar um suplemento de probióticos, lembre-se de que deve beber apenas 350 ml de kefir ou kombucha. Além desses, se quiser comer alimentos fermentados, reduza a sua quantidade e beba 200 ml por dia, por exemplo.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT